FAQ – Perguntas Mais Frequentes

1. Quem pode cursar as disciplinas em Inglês?
Resposta: Qualquer aluno e ex-aluno da FECAP das unidades de Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto). Também podem fazer a disciplina interessados externos à Comunidade FECAP.
2. Existe algum pré-requisito?
Resposta: O principal pré-requisito é que o aluno tenha nível de inglês definido na divulgação do curso. O nível mínimo para qualquer disciplina é Intermediário, que permita ao aluno interagir, ler e fazer provas na língua inglesa. Observação: para cada disciplina a ser ofertada é importante verificar quais os pré-requisitos. Exemplo: Numa disciplina de Finanças Corporativas seria importante, além da língua inglesa, que o estudante tenha conhecimentos de Matemática Financeira.

3. E como faço para me inscrever?
Resposta: A forma de oferta da disciplina é como um curso de Extensão da FECAP. As inscrições devem ser feitas pelo site da Extensão: http://extensao.fecap.br/?page_id=1604.

4. Como se dá o funcionamento da disciplina?
Resposta: A disciplina é oferecida nos mesmos moldes de uma disciplina da graduação, inclusive com os mesmos parâmetros para aprovação:
• Mínimo de 75% de presença;
• Média para Aprovação 6,0, sendo:
o NI-1 = 25%
o NI-2 = 25%
o PO = 50%
o Exame = para quem teve média entre 2,0 e 6,0
5. Qual o valor a ser pago?
Resposta: O valor para cada disciplina é definido no ato a divulgação. Em geral, para o público interno, o valor equivale ao valor pago para uma DP/ADAP. Para público externo os valores são maiores e também serão informados na divulgação.

IMPORTANTE: caso o cumprimento desta disciplina dê direito a dispensa na matriz curricular, o estudante da FECAP terá a compensação dos valores pagos. A carga horária da disciplina, no entanto, contará para o cálculo de horas da matriz curricular, de acordo com a política da FECAP.

Em situações específicas a FECAP pode oferecer tais disciplinas sem custo adicional para o aluno, cobrando um valor simbólico para inscrição, a ser restituído em forma de abatimento da mensalidade para aqueles que cumprirem a disciplina e obtiverem aprovação. Não há necessidade de abertura de chamado para a restituição, sendo realizado no semestre subsequente. Permanece a mesma regra quando da dispensa de disciplina, conforme explicitado acima.

6. Sou aluno Bolsista Integral (ProUni 100%, Convenção Coletiva, etc). Também devo pagar por este curso?
Resposta: Alunos bolsistas com Bolsa Integral podem participar da disciplina, sem pagamento adicional. Após fazer a inscrição devem solicitar o abono do pagamento no setor de Extensão. Importante reforçar que a disciplina somente será oferecida se houver número de pagantes suficientes para tornar economicamente viável.
7. Sou aluno Bolsista Parcial (ProUni 50% ou Outra Bolsa). Também devo pagar por este curso?
Resposta: Sim. Para demais bolsistas, o valor do curso é cobrado normalmente, conforme divulgação.
8. Caso eu seja aluno regular da Graduação, posso ter dispensa de disciplina e/ou atividades complementares?
Resposta: Sim, desde que aprovado. Quando as disciplinas são ofertadas, as Coordenações de Curso indicam se e quais disciplinas podem ser dispensadas. Em alguns casos, as disciplinas que seriam dispensadas não fazem parte da Matriz Regular do aluno ou já foram cursadas. Neste caso, cursar a disciplina vale Atividades Complementares. Para casos de dúvidas específicas acerca de atribuições de horas complementares, recomenda-se procurar a Coordenação do Curso. Os alunos serão procurados durante as aulas da disciplina em inglês para serem informados sobre as opções e darem um retorno sobre a escolhida.
9. Estou cursando uma disciplina na grade que será dispensada caso eu seja aprovado na disciplina em inglês. O que devo fazer?
Resposta: Neste caso, como ainda é uma incerteza a aprovação na disciplina em inglês, a recomendação é que o aluno curse ambas. Caso decida por abandonar a disciplina da grade regular, será por conta e risco do estudante. Sendo aprovado na disciplina em inglês, será dispensado, caso não tenha sido aprovado na disciplina regular do curso. Neste último caso, o reembolso em forma de abatimento será feito no semestre subsequente.
10. Há algum bônus que incide sobre as disciplinas em inglês (nivelamento, PEDP)?
Resposta: Resposta: Não, conforme explicado o funcionamento no item 5.
11. Quem for reprovado na disciplina em inglês, terá o registro R-Reprovado em seu histórico?
 Resposta: Não, o registro no histórico com a nota obtida pelo aluno só ocorrerá em caso de aprovação na disciplina.
13. Quem for aprovado na disciplina em inglês, terá direito a um certificado?
Resposta: Sim. Da mesma forma que acontece com os cursos de extensão, há emissão de certificados aos alunos aprovados, encaminhados ao e-mail cadastrado, no caso de aluno e ex-aluno, edufecap.