Apoio Psicopedagógico

Atendimento Psicopedagógico ou Coaching Acadêmico apresenta-se como uma metodologia que tem por objetivos o autoconhecimento, análise do ambiente e a realização das mudanças necessárias. O Projeto de Apoio à formação pessoal e social objetiva atender as necessidades pedagógicas e psicológicas dos alunos da graduação e pós-graduação.

enfoque pedagógico oferece suporte para o desenvolvimento de hábitos de estudo efetivos que possibilitam ao estudante refletir sobre sua participação ativa na construção do próprio conhecimento, bem como no reconhecimento e desenvolvimento de competências que o alinhem as necessidades pessoais, sociais e profissionais.

Além disso, envolve aplicação de ferramentas que possibilitem a auto percepção e o mapeamento de competências para atender as exigências profissionais. Uma fonte de escuta para o aluno expressar e trocar ideias sobre suas necessidades. Também possibilita atendimento emergencial, ocasionados pelo estresse gerado pelas dificuldades do dia a dia.

Funcionamento

Atendimentos individuais com duração de 50 minutos. Também são oferecidos workshops com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da liderança pessoal, que é a capacidade de conduzir a si mesmo, aperfeiçoar os relacionamentos (consigo e com os demais) através da autopercepção e utilização de ferramentas e técnicas que possibilitem a análise estratégica de si mesmo e o mapeamento de competência.

Quem pode participar

Alunos ou ex-alunos da graduação e da pós-graduação, Funcionários, Professores.

Serviços

Suporte Acadêmico: Apoiar os universitários nos múltiplos desafios com que são confrontados durante o seu percurso no ensino superior de modo a que possam enfrentar com êxito a sua transição, integração e permanência na faculdade, assim como a sua transição para o mundo do trabalho. Apoio psicológico em dificuldades pessoais, relacionamentos interpessoais e orientação vocacional.

Orientação de Estudos: Proporcionar apoio e acompanhamento psicopedagógico objetivando a promoção do sucesso acadêmico, lidando com organização e gestão de tempo. A utilização de estratégias de aprendizagem, de estudo de comunicação e de resolução de problemas que tornam a experiência acadêmica mais efetiva.

Action Leaning Coaching: Action Learning é uma ferramenta ou processo construído sobre os princípios da “aprendizagem pela ação” fundado por Reg Revans. A metodologia do Action Learning envolve fazer perguntas uns aos outros ao invés de forçar opiniões e debates sobre a solução. O processo facilita os membros da equipe utilizarem o tempo perguntando sobre o problema à mão em vez de já pular para os itens de ação e datas de entrega.

Mapeamento de Competências: Proporcionar orientação e promover autoconhecimento por meio de ferramentas de coaching que possibilitam o reconhecimento de pontos fortes e frágeis, além de subsidiar a construção de um plano de ação que leve o aluno ao autodesenvolvimento.

Coaching holístico: Poderosa ferramenta desenvolvida pelo Mestre Dr. Jou Eel Jia baseada na MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e na moderna Neurociência. Tem o objetivo de trabalhar o desenvolvimento e a transformação das pessoas como um todo, desde as situações de conflito afetivo emocional à dificuldade na carreira profissional no mundo corporativo. É um aconselhamento pragmático, eleva a motivação, ajuda a definir objetivos, de forma a torná-los desafiadores e estimulantes; contribui para a compreensão de seus valores mais profundos, identifica os obstáculos e conflitos da Mente e por meio da formulação de um plano estratégico mental, abre as passagens para a realização de suas metas. Desperta no indivíduo uma melhor percepção de como está seguindo sua vida.

Horário de Atendimento

Consultar agenda via e-mail ou telefone indicados abaixo.

Agendamento

O agendamento deve ser feito pela INTRANET do aluno.
Secretaria > AGENDA COT

Demais duvidas:
extensao@fecap.br
(11) 3272-2261 / 2262

Local de Atendimento

Bloco B, mezanino – 6 andar.

Mini-Currículo da profissional 

Profª Maria de Lurdes Zamora Damião

 

 

 

 

Mestre em Administração: Gestão de Organizações e Pessoas pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Consultoria em Recursos Humanos e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Coach educacional e de desenvolvimento de liderança. Coautora do livro Competência: a essência da liderança pessoal, publicado pela Editora Saraiva.