Iniciação Científica

O Programa Institucional de Iniciação Científica (Pró-Ciência) é um processo por meio do qual o aluno de graduação desenvolve um projeto de investigação científica, durante um prazo de 12 meses, sob a supervisão de um professor orientador. O objetivo é desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos de graduação do Centro Universitário FECAP.

Projetos Aprovados

Programa de Iniciação Científica para o período de 01 de novembro de 2017 a
31 de outubro de 2018.

Resultado da seleção para bolsas PRÓ-CIÊNCIA/ FECAP 2017-2

Resultado da seleção para bolsas PRÓ-CIÊNCIA/ FECAP e PIBIC/ CNPq 2017-1

Resultado da seleção para bolsas PIBIC/ CNPq 2017-2018


ENCONTRO FECAP PESQUISA

O “FECAP Pesquisa” é um evento científico realizado anualmente pelo Programa de Iniciação Científica, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento.

Trata-se de um evento de caráter científico onde são apresentados trabalhos de pesquisa concluídos ou que estão em andamento realizados por alunos com bolsas Pró-Ciência/FECAP ou PIBIC/CNPq ou voluntários. Conta com a participação de professores e alunos que atuaram diretamente no planejamento, execução e elaboração de investigações com a finalidade de obtenção de novos conhecimentos na área de negócios.

O “X Encontro FECAP Pesquisa” foi postergado para 19 de março de 2018.

PROGRAMAÇÃO DO IX ENCONTRO FECAP PESQUISA

ANAIS DO VIII FECAP PESQUISA 2015

ANAIS DO VII FECAP PESQUISA 2014

Por que é importante participar do programa?

A iniciação científica é fundamental, principalmente se você pretende continuar seus estudos em nível de pós-graduação. A maioria das instituições leva em conta a participação em programas de iniciação científica durante a graduação quando vão realizar uma seleção de mestrado, por exemplo. Além disso, é uma atividade também muito valorizada pelas empresas.

Regulamento Pró-Ciência

Todos os detalhes relacionados aos objetivos, requisitos, forma de inscrição podem ser consultados aqui no Regulamento do Pró-Ciência.

Editais de Seleção

Detalhes vigentes da chamada de projetos para o programa institucional de iniciação científica (Pró-Ciência)

Edital de seleção para bolsas PRÓ-CIÊNCIA/FECAP (2017/2018)

Edital de seleção para bolsas PRÓ-CIÊNCIA/FECAP (2016/2017)

Edital de seleção para bolsas PIBIC/CNPq (2016-2017)

Edital de seleção para bolsas PIBIC/CNPq (2015-2016)

Edital de seleção para bolsas PIBIC/CNPq (2014-2015)

Cronogramas

Os prazos para novas inscrições, realização de palestras, oficinas e datas para entregas de relatórios parciais e finais.

Cronograma Iniciação Científica 2018

Cronograma Iniciação Científica 2017

Cronograma para bolsistas PRÓ-CIÊNCIA/FECAP

Cronograma para bolsista PIBIC/CNPq

Lembrando que o “X Encontro FECAP Pesquisa” foi postergado para 19 de março de 2018.

 

Formas de Participação no Pró-Ciência

Há duas modalidades de participação no programa de bolsas de Iniciação Científica:
– Na modalidade ESTUDANTE, o aluno deve entrar em contato com um professor que possa orientá-lo, elaborar um projeto de pesquisa e submetê-lo para avaliação do Comitê Gestor do Pró-Ciência.

– Na modalidade PROFESSOR, o aluno é convidado a participar de um projeto de pesquisa elaborado por um professor, que será inteiramente responsável pela inscrição no Pró-Ciência.

Como participar

Preencha a Ficha de Inscrição assinada por um professor orientador e entregue esse documento juntamente com um projeto de pesquisa na Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento (4° andar do Bloco B, das 11h20 às 21h). Os projetos deverão ser entregues SEM ENCADERNAÇÃO e SEM GRAMPO (folhas presas apenas por clipes). IMPORTANTE: Não deverá haver nenhuma informação que possibilite a identificação do proponente ou do orientador no corpo do projeto (apenas na capa).

O que é um projeto de pesquisa

É um documento sucinto (normalmente entre 5 e 10 páginas) que especifica qual é o tema, o problema de pesquisa a ser estudado, os objetivos e a justificativa acerca da importância desse estudo. No projeto de pesquisa deve ser fundamentado na literatura científica relacionada ao tema de pesquisa, descrever em linhas gerais a metodologia a ser adotada na pesquisa e um cronograma com as principais etapas de desenvolvimento do projeto para o período de doze meses. No final do projeto, no item Referências, devem ser listados todos os documentos consultados para a elaboração do projeto.

Veja aqui um exemplo de projeto de pesquisa.

– Para a elaboração de seu projeto de pesquisa, utilize este template para elaboração de um projeto de pesquisa
– Consulte neste Manual de normalização de trabalhos acadêmicos e referências bibliográficas as regras para elaboração do texto científico e para a identificação dos documentos (referências) utilizados no seu projeto.

Veja aqui algumas orientações para evitar a ocorrência de plágio no projeto de pesquisa

Como posso escolher um orientador

Caso você queira participar do Pró-Ciência na modalidade ESTUDANTE, procure um professor que possua uma linha de pesquisa na qual a sua idéia de projeto se encaixa e o convide para orientar a sua pesquisa.

Confira aqui uma lista de professores e áreas de interesse para pesquisa.

Comitê Institucional

O gerenciamento do Programa de Iniciação Científica na FECAP é feito por um grupo de pesquisadores titulados, nomeados pela Reitoria, os quais são responsáveis pelo cumprimento de todas as diretrizes e normas vigentes do programa perante a instituição e agências de fomento à pesquisa conveniadas.

Membros:

Prof. Dr. Wanderley Carneiro – Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento

Prof. Dr. Marcelo Krokoscz – Coordenador do Programa de Iniciação Científica

Profa. Dra. Vilma Geni Slomski – Pesquisadora

Prof. Me. Erivaldo Costa Vieira – Pesquisador