Inteligência Analítica em CRM – Ampliação de Customer Lifetime Value

Período de inscrição: até 31/01/20
Data: 01 e 08 de fevereiro, das 09 às 15h40
Carga horária: 12 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 204,00
Público externo: R$ 408,00
Professor: Neilson Lopes

PÚBLICO-ALVO:
Estudantes em busca de aperfeiçoamento e acesso a oportunidades numa área de grande carência profissional ou Diretores, Gerentes e demais profissionais de Varejo com o desafio de rentabilizar o portfólio de clientes do seu negócio.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Entender os instrumentos de geração de valor em Customer Relationship Management (CRM);
  • Ser capaz de realizar um orçamento de CRM baseado em Customer Lifetime Value (CLV);
  • Desenvolver habilidade nas técnicas de gestão de CRM e decisão orientada por dados;
  • Ser capaz de aferir resultados de ações de CRM, utilizando técnicas adequadas com fundamentação científica.
  • Compreender fundamentos de CRM B2B e B2C;
  • Desenvolver habilidades para a construção de segmentação de comportamento.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Estratégias de Customer Relationship Management (CRM), Cálculo de Customer Lifetime Value (CLV), tomada de decisão orientada por dados, Gestão de CRM em Varejo, CRM B2B e B2C.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Cases de sucesso no varejo brasileiro e internacionais;
  • Dinâmicas para aplicação do conhecimento na prática;
  • Fórum para esclarecimento de dúvidas profissionais ou acadêmicas.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas. (Esse é diferente? Os outros dizem 70%!)

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Neilson Lopes tem mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, consultoria e varejo. Formado em Administração de Empresas na FECAP. Mestre em Finanças pelo Mackenzie, Programa de Liderança Harvard University, pós-graduação em Estatística pela USP e Gestão de Risco pela FGV e Filosofia na Faculdade São Bento.

 

BIBLIOGRAFIA:

GREENBERG, P. CRM na velocidade da luz. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DEMO, Gisela; PONTES, Valter. Marketing de relacionamento (crm): estado da arte e estudos de casos. São Paulo: Atlas, 2008.

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