Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público

Período de inscrição: até 19/01/20
Data: 20, 23, 27 e 30/01/2020 das 19 às 22h40
Carga horária: 16 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 272,00
Público externo: R$ 544,00
Professor: Luciano Nurnberg

PÚBLICO-ALVO:
Servidores públicos municipais, estaduais e federais e demais interessados em se atualizar sobre a análise dos demonstrativos contábeis convergidos e atualizados conforme as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público.

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:

  • Discutir os objetivos da análise dos demonstrativos contábeis;
  • Entender a estrutura dos demonstrativos contábeis aplicados ao setor público e suas principais contas;
  • Aplicar as técnicas de análises vertical e horizontal;
  • Construir e analisar indicadores de liquidez, endividamento, solvência e quocientes orçamentários e financeiros.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Objetivos da análise das demonstrações contábeis. Etapas da análise. Conceituação de índices. Composição e estrutura das demonstrações contábeis aplicados ao setor público. Demonstrações consolidadas. Análise vertical e horizontal. Índices de liquidez, endividamento e solvência. Análise de quocientes orçamentários e financeiros.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Aulas práticas com resolução de exercícios.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Trabalhos práticos. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Luciano Nurnberg Peres é mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Atualmente realiza o doutorado em Controladoria e Contabilidade e é membro do Centro de Estudos em Contabilidade e Governo (ContGov) desta mesma Instituição. Profissionalmente atuou na Prefeitura de Campo Mourão, na Justiça Federal de Primeiro Grau do Paraná, no Ministério Público do Estado do Paraná e lecionou disciplinas correlatas à área de Contabilidade Pública.

 

BIBLIOGRAFIA:
Assaf Neto, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços: um Enfoque Econômico-Financeiro. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

BRASIL. Lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

BRASIL. Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 8ª ed. 2018.

KOHAMA, Heilio. Balanços Públicos: Teoria e Prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

LIMA, Severino Cesário; DINIZ, Josedilton Alves. Contabilidade Pública: Análise Financeira Governamental. São Paulo: Atlas, 2016.

PISCITELLI, Roberto Bocaccio; TIMBÓ, Maria Zulene Farias. Contabilidade Pública: Uma Abordagem da Administração Pública. 14ª ed., ver. ampl. e atual. São Paulo: Atlas, 2019.

SILVA, Alexandre Alcântara da. Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis. 5ª ed., 2ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2019.

INSCREVA-SE BOLETOINSCREVA-SE CARTÃO