Gestão Estratégica de Preços e Custos – Moodle EAD

Período de inscrição: 16/10/2019 à 12/01/2020
Data
: 13 de janeiro de 2020 a 13 de fevereiro de 2020
Carga horária: 30 horas/aula

Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 240,00

Público externo: R$ 480,00

Professora: Ademar Lucas

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em adquirir habilidades de alto nível em controle e gestão das finanças corporativas. Com um conteúdo destinado ao aprendizado, exercício e formação de gestores da área para ampliar a visão em processos financeiros. Este curso destina-se a suprir lacunas no conhecimento de finanças corporativas, incluindo-se diretores, gerentes, supervisores, chefes, coordenadores, profissionais da área contábil-financeira, controladoria e gestão de processos. Destina-se ainda, aos demais profissionais interessados em desenvolver habilidades para geração contínua de valor nas organizações, através do uso eficaz dessa ferramenta de análise, controle e gestão estratégica dos recursos financeiros.

 

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:

A gestão estratégica de preços e custos se insere no contexto de gestão das organizações que buscam, por meio de variados instrumentos e técnicas, subsidiar suas decisões estratégicas, utilizando as informações geradas pelos seus sistemas de custos.

De grande importância para os profissionais que buscam por uma visão estratégica para gestão de preços e custos com eficiência, para que mantenham as operações das organizações de forma sustentável e a longo prazo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Contingências, tendências e qualidade das decisões gerenciais nos seguintes tópicos:
    • Custos no contexto de gestão estratégica
      • Sistema de informações gerenciais e gestão de custos
    • Principais técnicas de gestão;
    • Cadeia de Valor e sustentabilidade
      • Vantagem competitiva
      • Construção e uso da cadeia de valor
      • Sustentabilidade e cadeia de valor
  • Os principais aspectos que fundamentam o processo de gestão de custos:
    • Conceitos
      • Fonte de informações para a gestão de custos
    • Classificações de custos
    • Elementos de custos
      • Apropriação dos custos diretos
      • Rateios dos custos indiretos
  • Sistemas de custeio
    • Grau de absorção
    • Mecânica de acumulação
    • Momento de apuração
  • Os métodos de custeio no processo de gestão:
    • Custeio ABC
      • Direcionadores de custos
      • Etapas de aplicação do sistema de custeio ABC
      • Custeio ABC e Actived Based Management (ABM)
  • Teoria das restrições (TOC)
  • Custo padrão
    • Variações entre o custo padrão e o custo real
  • Custeio meta (target costing) e Kaizen
    • Engenharia de valor
    • Custeio Kaizen
    • Custeio de ciclo de vida
  • Instrumentos fundamentais para a tomada de decisões relativas a custos:
    • Processo decisório
    • Custos relevantes e irrelevantes
      • Custo diferencial e de oportunidade
      • Custeio variável na tomada de decisão
    • Margem de contribuição
    • Relações entre custo, volume e lucro (CVL)
      • Ponto de equilíbrio
      • Outros usos da análise CVL
      • Análise de sensibilidade dos resultados
    • Aspectos estratégicos da gestão de custos:
      • Fatores críticos de sucesso
      • Estratégias competitivas e gestão de custos
        • Estratégias corporativas com foco na gestão de custos
        • Estratégias competitivas
        • Implementação e avaliação das estratégias competitivas
      • O papel da contabilidade gerencial na gestão estratégica
      • Análise de custos para fins de gestão estratégica
        • Análise estratégica de custos
      • Custos ocultos ou invisíveis
      • Gestão da qualidade e custos
        • Custos da qualidade e gestão estratégica de custos
      • Os instrumentos para a Gestão de Preços e a sua integração com a gestão estratégica de custos. Serão abordados os principais elementos para a formação de preços:
        • MODELOS DE DECISÕES DE PREÇOS
        • GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PREÇOS DE VENDAS
        • PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA

TRILHA DE APRENDIZAGEM:

trilha de aprendizagem é o caminho pelo qual o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo.

O curso está organizado em 6 módulos e cada um deles contém os seguintes Materiais Instrucionais e Atividades práticas:

Materiais Instrucionais

1- Videoaula: é um vídeo onde o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes;

2- E-book: é um texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo;

3- Aula explicativa: É uma aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som.

 

Atividades práticas:

4- Fórum para discussão: Neste ambiente o professor-tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto;

5- Autoavaliação: São 10 questões objetivas onde o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO – 6 módulos contendo:

  • Videoaulas;
  • Apostilas (e-book);
  • Fóruns de discussões;
  • Aulas explicativas;
  • Autoavaliações.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Dedicação do discente e participação nos fóruns de discussões dos seis módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Ademar Lucas, Empresário, Administrador de Empresas, Contador e Advogado, Mestre em Ciências Contábeis, cursou LLM (Master of Law) em Direito Societário, MBA Executivo em Administração e Especialista em Finanças Corporativas, Direito Tributário, Pós-graduado e especialista em Direito de Família e Sucessões, tendo ocupado cargos de Vice-Presidência, Diretoria Adm. Financeira, Jurídica, RH e Relações com Investidores em empresas multinacionais como Philips, Samsung, Delphi e em empresas nacionais de grande porte. Especialista em recuperação, gestão interina, avaliação, negociação e turnaround de organizações de médio e grande porte. Professor de cursos MBA e Pós-Graduação, de diversas matérias, ligadas às áreas financeira, controladoria, auditoria, projetos, direito societário, tributário e família em diversas instituições, tais como: IPT/USP, FIPE, Mauá Engenharia, FIAP e FECAP.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

ANDREOLI, Taís P.; BASTOS, Lívia T. Gestão da qualidade: melhoria contínua e busca por excelência [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2017.

ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade gerencial. Tradução de André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro. São Paulo: Atlas, 2000.

BLOCHER, E.J et al. Gestão estratégica de custos. Tradução de Sérgio Alexandre Souza e Wilson J. A. Julian. Revisão técnica de Ana Paula Costa Paulino. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel.5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DIAS JR., Francisco José: MUNIZ JR., Jorge; GUSSONI, Rafael. Fatores críticos de sucesso (FCS) e desdobramento da função qualidade: aplicação em projeto treinamento. In XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais eletrônicos. Salvador: ABEPRO, 2009.

DIAS, S. L. F. G.; LABEGALINI, L.; CSILLAG, J. M. Sustentabilidade e cadeia de suprimentos: uma perspectiva comparada de publicações nacionais e internacionais. Produção, v. 22, n. 3, p. 517-533, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v22n3/aop_t6_0009_0261.pdf. Acesso em 13 mar. 2018.

FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P.C. Controladoria: teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

FEMENICK, Tomislav R. A problemática e a solução para custos invisíveis e custos ocultos. Revista da FARN, Natal, v.4, n. 1/2, p. 49-61, jul. 2004/dez. 2005. Disponível em: http://www.revistaunirn.inf.br/revistaunirn/index.php/revistaunirn/article/view/106. Acesso em: 20 jul. 2018.

GUERREIRO, Reinaldo. Teoria das restrições. In PARISI, Cláudio; MEGLIORINI, Evandir. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2011. p. 177 – 190.

 

HORNGREN, Charles T.; SUNDEM, Gary; STRATTON, William O. Contabilidade gerencial. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

 

ITO, N. C. et al. Valor e vantagem competitiva: buscando definições, relações e repercussões. Revista de Administração Contemporânea – RAC. Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, art. 7, pp. 290-307, Mar./Abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v16n2/v16n2a08.pdf Acesso em 30 jul. 2018.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PEDROSA NETO, Carlos. Uma contribuição na identificação de custos ocultos na produção de uma indústria de cerâmica. 2009. 106 f.  Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. João Pessoa, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/5165/1/2009_CarlosPedrosaNeto.pdf.

Acesso em: 20 jul. 2018.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

PELEIAS, Ivam Ricardo. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. São Paulo: Saraiva, 2002.

PINTO, Leonardo J. Seixas; MOURA, Paola C. Cardoso. Formação de preço de venda e estratégias de precificação: o caso da Leader Magazine. In SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA– SEGeT. 8, 2011. Resende. Anais eletrônicos. Resende (RJ): AEDB, 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/25414331.pdf. Acesso em 25 jul. 2018.

SHANK, J. K.; GOVINDARAJAN, V. A revolução dos custos. 10ª ed. Tradução de Luiz Orlando Lemos. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

SOUZA, Marcos Antonio de; COLLAZIOL, Elisandra. Planejamento e controle dos custos de qualidade: uma investigação na prática empresarial. Revista Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, n. 41, p. 38 – 55, Maio/Ago. 2006.

Disponível em: www.scielo.br/pdf/rcf/v17n41/v17n41a04.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.

WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E. Contabilidade gerencial. Tradução André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro. 2ª ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda. São Paulo: Saraiva, 2005.

INSCREVA-SE BOLETOINSCREVA-SE CARTÃO