Business English and Multiculturalism

 

Período de inscrição: 15/10/19 a 06/01/20
Data: 08, 09, 10, 13 e 14 de janeiro | das 19h00 às 22h40
Carga horária: 20 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 340,00
Público externo: R$ 680,00
Professora: Roseli Azevedo | MBA

PÚBLICO-ALVO:

Este programa é destinado a gestores e profissionais interessados em adquirir maior fluência em inglês no vocabulário da área de negócios em geral. O programa utiliza a metodologia baseada em “Content-based Approach” (Language across the Curriculum) para ensino da língua inglesa, por meio de textos focados em termos frequentemente utilizados no ambiente de negócios (colocações, expressões idiomáticas e metáforas). As áreas abordadas incluem: Marketing, Finanças, Inteligência Emocional e Liderança, Comportamento Ético, Estruturas Empresariais, Contabilidade, Governança Corporativa e Competitividade. O programa apresenta, também, hábitos e costumes do ambiente de negócios, bem como as contribuições do multiculturalismo para a vantagem competitiva das Organizações.

Como suporte instrumental, o programa utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals”, tais como: “The Harvard Business Review”, “The Economist, “The Financial Times” e livros-texto apropriados para o desenvolvimento do vocabulário de negócios. Aplicam-se técnicas de memorização por meio de Business Games, Business  Presentations, Dictogloss Exercises e leitura e interpretação de Business Cases famosos, tais  como “Seeing Opportunity in Reputation Risk” – “J & J 1982 Tylenol Crisis”, “McDonald’s crying over the  spilled coffee”, “Financial Scandals”, “Coke Products Banned in Belgium”.

 

OBJETIVO(S)

  • Compreender as principais diferenças entre Inglês Geral e Inglês de Negócios;
  • Desenvolver o vocabulário de negócios utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, apresentar colocações do mundo dos negócios, metáforas  e expressões  idiomáticas;
  • Abordar, em inglês, o estudo de temas diversos: estruturas organizacionais, estilos de liderança, competitividade, globalização, estratégias competitivas, crises políticas e econômicas e estratégias de Marketing;
  • Estudar os comportamentos multiculturais no ambiente de negócios (Globalização e interações econômicas, culturais e políticas para um melhor entrosamento  de  negócios competitivos entre povos diferentes ao redor do globo).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Introducing Yourself;
  2. Business English for Effective Communication;
  3. Business English and Multiculturalism: communicating across cultures;
  4. Globalization;
  5. Globalization (BUSINESS GAME: Explaining Pros and Cons of Globalization);
  6. Communicating across cultures;
  7. Cultural Stereotypes and Management;
  8. Skills and Qualifications;
  9. Digital Taylorism;
  10. Memory Game: Business Word Chain;
  11. Pay and Benefits;
  12. Organizations;
  13. Companies and their industries;
  14. Competition;
  15. Competitive Strategy and Advantage;
  16. Share Capital and Debts;
  17. Accounting Standards;
  18. Assets, liabilities and balance sheet;
  19. Military Metaphors / Sports Metaphors / Health Metaphors;
  20. Contributions of Multiculturalism to the Competitive Advantage of an Organization;
  21. DICTOGLOSS: Meet Suzane Klatten: the wealthiest woman in Germany – Crisis Management: McDonald’s Crying Over the Spilled Coffee – Financial Scandals;
  22. Leadership and Management Styles – Emotional Intelligence;
  23. Management Styles (Reading, Memorizing, Dictating and Writing Exercise);
  24. Leaving a Company;
  25. Seeing Opportunity in Reputation Risk;
  26. Corporate Governance;
  27. Wrongdoing and Corruption;
  28. Business Case: J&J during Tylenol Crisis.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, o que abre espaço para comunicação em língua inglesa em grupos e individualmente;
  • Utilização de textos, games de memorização e apresentações orais de business cases;
  • Exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

CAPEL, Will; FLOCKHART, Jamie; ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN-978-0-00-742375-0.

THE ECONOMIST. Apr. 23rd, 2016.

HARVARD BUSINESS REVIEW. Dec. 2015. Vol 93 Issue 12, p.20.

HARVARD BUSINESS REVIEW. Mar. 2016. p.98-101.

MACKENZIE, Ian. Management and Marketing: with mini-dictionary of 1,000 common terms. Church Road, England: Language Teaching, 1997. 144 p. ISBN – 1-899396-80-2.

MASCULL, Bill. Business Vocabulary in Use: Advanced. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.

MASCULL, Bill. Business Vocabulary in Use: Intermediate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN – 978-0-521-7486-2.

NACD Directorship. Mar. Apr. 2017.

PILBEAM, Adrian. Market Leader: working across cultures. Harlow, Pearson Education, 2010. 96 p. ISBN- 978-1-4082-2003-0.

THE WASHINGTON POST, OCT.02, 2012.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. Para obter o certificado, é necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

 

Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em parceria com a American University, Washington DC. Tem ministrado cursos de inglês para negócios por 20 anos por meio de especializações realizadas em TESOL (Teaching of English as Second Language) no Brasil, Estados Unidos (University of Florida) e Inglaterra (Oxford House College). Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas (American Studies) e Estagiária na Arizona State University, Tempe, AZ.

 INSCREVA-SE BOLETOINSCREVA-SE CARTÃO