Introdução ao mercado 60+: uma abordagem empreendedora

Período de inscrição: 06/09/19 a 18/10/19
Data: 19 e 26 de outubro – das 08h20 às 16h40

Carga horária: 16 horas/aula

Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 272,00

Público externo: R$ 544,00

Professor: Pedro Del Moral

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em adquirir conhecimento e/ou atualizar-se sobre o segmento de mercado que mais cresce no Brasil: a população com 60 anos ou mais de idade. Nesse grupo, estão incluídos: executivos, diretores, gerentes, profissionais de vendas, marketing, pesquisa e tecnologia, saúde, educação, setor público etc. Voltado também a empreendedores que buscam iniciar ou expandir seus negócios dentro desse mercado promissor.

OBJETIVO (S) DE APRENDIZAGEM:

  • Ter visão estratégica do segmento 60+ que permita identificar oportunidades e desenvolver boas ideias de atuação. Abordagem multidisciplinar;
  • Apresentar e discutir dados sobre o segmento e sua importância social para os negócios;
  • Tendências populacionais e políticas públicas;
  • Benchmark de países mais preparados e/ou que atuam há mais tempo junto aos 60+;
  • Discutir acerca de pesquisas comportamentais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Conceitos atuais – Antroposofia. Conquistas e desafios da longevidade. Segmento em foco. Tamanho desse Mercado. A vida dos 60+ por eles. Inovação para 60+ não é só tecnologia. Matriz de Comportamentos. Organização de Ideias. Modelo de Negócios (Canvas). Vivência e experimentação do contexto 60+ (Design Thinking). Propor, experimentar, testar, testar …

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Flipped classroom, Estudos de Casos;
  • Esboço de Plano de Negócios (Canvas) para iniciativas no mercado 60+.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Pedro Del Moral: MBA pela Kellogg School of Management (USA). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Engenheiro pela Universidade Mackenzie. Especialização em Gestão de Projetos pelo Insper. Especializações em Tecnologia da Informação e Administração pela FGV.

Experiência profissional: cargos executivos em Instituições Financeiras de grande porte e em multinacionais como Citibank, Credicard, Itaú e Santander. Participou de vários projetos estratégicos com suporte e metodologia de grandes consultorias como Mckinsey, EY e Accenture. Expertise em Atendimento a Clientes e Customer Experience, com mais de 10 anos de atuação. Empreendedor, Co-founder e COO de startup. É também autor de artigos.

REFERÊNCIAS

TAVARES, Marcia. Trabalho e Longevidade – Qualitymark Editora, 2015. HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21 – Companhia das Letras, 2018. RIES, Eric. The Lean Startup – Lua de Papel, 2012. CAETANO, Gustavo. Pense Simples – Gente, 2016.

INSCREVA-SE BoletoINSCREVA-SE Cartão de Crédito