Curso Básico de Roteiro de Cinema – A Anatomia de uma História

Período de inscrição: 09/09/19 a 12/10/19

Data: sábados | 12, 19, e 26/10/2019 – das 14h00 às 19h00

Carga horária: 15 horas/aula

Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 255,00

Público externo: R$ 510,00

Professor: Romeu di Sessa

 

PÚBLICO-ALVO:

O curso é direcionado a iniciantes, mas pessoas que já tenham uma vivência em dramaturgia também podem aprender coisas novas e reforçar o que já sabem com novas perspectivas.

Depois do curso, o aluno terá uma visão muito clara do que fazer com as ideias que tiver, de como deixá-las bem estruturadas, como pede a boa dramaturgia. O foco principal da oficina é roteiro de cinema, mas o que se aprende nela serve também para quem quiser desenvolver projetos para TV, teatro, games, webseries, branded content, publicidade, documentários, HQ, monografias, redações, livros, enfim, qualquer atividade baseada em dramaturgia, em “contar histórias”.

A técnica de storytelling aprendida no curso serve também para várias outras profissões, como Direito, Marketing, Psicologia, Pedagogia, Administração e até Gestão de Riscos e de Conflitos, entre várias outras.

 

 

OBJETIVO (S) DE APRENDIZAGEM:

Aprender a estruturar perfeitamente uma obra dramatúrgica.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Estrutura básica dentro do paradigma;
  • Desenvolvimento de personagens;
  • Arquétipos;
  • Fluxo de informações.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Projeção de trechos de filmes;
  • Análise completa de dois filmes;
  • Exercícios de criação de cenas específicas.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Romeu di Sessa é roteirista e diretor há 25 anos. Teve duas peças encenadas, “Do Lado de Dentro”, a qual também dirigiu e “Adão, Eva e Mais uns Caras”, direção de Ernesto Pícolo. Em TV aberta, já escreveu roteiros para o programa “Alô Doçura”, no SBT, “Você Decide” e “Vida ao Vivo”, da Rede Globo. Em TV fechada, assina os roteiros das séries: “Destino Lua de Mel”, “Ciência em Casa” e “Copa do Caos”. Ainda em TV, dirigiu o programa “Rally dos Sertões”, na Record, e uma temporada do programa “Diário do Olivier”. No cinema, ganhou 8 prêmios com o curta “Átimo” (o qual também dirigiu), entre eles Kikito de melhor filme. Colaborou na elaboração dos longas “Minhocas” e “Confia em Mim”. Fez vários cursos de roteiros e entre os mais importantes destacam-se os de Robert Mckee e Syd Field. Também já ministrou seu curso chamado “A Anatomia de um Filme” em empresas e espaços culturais, como SESC e MIS/SP.

 

BIBLIOGRAFIA:

A Jornada do Escritor –  Christopher Vogler

Manual de Roteiro – Syd Field

Story – Robert Mckee

INSCREVA-SE BoletoINSCREVA-SE Cartão de Crédito