Mercado imobiliário 4.0: a era da transformação digital e das proptechs

Curso: Mercado imobiliário 4.0: a era da transformação digital e das proptechs

Período de inscrição: 29/08 a 30/11/19

Data: 30/11

Carga horária: 8 horas/aula

Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 600,00

Externos: R$ 800,00

Vagas: 40 vagas

Professores: Frederico Lanzoni, Roberto Uchida e José Pereira Gonçalves

 

PÚBLICO-ALVO:

Empreendedores, corretores, profissionais do ramo imobiliário, pesquisadores, estudantes, profissionais de tecnologia interessados em entender um pouco mais sobre as Proptechs e executivos envolvidos com gestão da inovação que buscam colaborar com participantes internos e agentes externos.

Em virtude desse novo cenário que se apresenta, a segunda parte do curso nos leva a entender, de forma prática, o novo paradigma. Além disso, são fornecidos conhecimentos sobre inovação, em especial, inovação aberta e seus potenciais impactos nas Organizações – não apenas grandes empresas, mas também pequenas e médias.

 

OBJETIVO (S) DE APRENDIZAGEM:

  • Apresentar o universo das Proptechs e os novos cenários que se apresentam;
  • Projetar o cenário internacional de Real Estate;
  • Abordar o cenário nacional, as empresas que se consolidaram nesse segmento e o perfil das empresas nascentes;
  • Debater os riscos e oportunidades que se apresentam nesse novo cenário;
  • Quais tecnologias fazem parte desse ecossistema;
  • Desenvolver conceitualmente modelos de como a sua empresa pode se preparar para lidar com esse novo mercado;
  • Desenvolver habilidades e apresentar ferramentas para aplicação do conceito de inovação aberta;
  • Compartilhar estudos de caso e aprendizados de Organizações e empreendedores;
  • Apresentar canais para relacionamento com o ecossistema de Proptechs, Startups e ICTs.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Em um mundo cada vez mais dinâmico, termos como Fintechs, Startups e Insurtechs compõem nossos dicionários. Todavia, um mercado maior do que esse tem passado despercebido no Brasil: as Proptechs.  Com isso, o objetivo do curso é apresentar esse novo paradigma que surge no mercado, as tendências internacionais, as oportunidades nacionais e as tecnologias. Será um debate aberto e franco sobre como lidar com esse novo cenário no setor imobiliário.

Visto ser preciso nos adaptarmos ao novo universo que estaremos inseridos, surge a necessidade de um maior contato com os conceitos de inovação aberta e desmistificações (aplicação apenas em grandes Organizações, paradigmas da inovação fechada…). Salienta-se, ainda, a importância de ampliação de repertório para inovar, apresentação de ferramentas e técnicas práticas para aplicação dos conceitos, discussão de cases e elaboração de plano de ação por aluno.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva: Storytelling;
  • Gamification: no final, o cliente que tiver mais pontos receberá o valor do curso como prêmio e 50% de desconto no próximo curso;
  • Estudos sobre esse novo segmento;
  • Apresentações das tecnologias e explicações sobre onde se enquadram nesse contexto;
  • Mini Bootcamp: saia com sua ideia sobre uma Proptech ou produto.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

A avaliação se dará por meio de quiz e pontos dentro do modelo de gamification, todavia, somente ocorrerá para a premiação; dessa forma, não resultará em reprovação. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DOS PROFESSORES:

  • Engenheiro de Produção graduado pela UFSCar, Roberto Uchida é especialista em Gestão da Inovação com MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP. Além de atuar como professor de Inovação Aberta, Estratégia e Inteligência Tecnológica em cursos de MBA e pós-graduação de inovação e empreendedorismo na FIA/USP e FIAP, é fundador da Lumni e da AudaxLab. Gerente de Projetos certificado (PMP) pelo Project Management Institute, gerenciou e atuou em projetos de inovação, estratégia, desenvolvimento de negócios e inteligência competitiva em organizações dos mais variados setores, como cosméticos, energia, tecnologia e alimentos e bebidas.

 

  • Apaixonado por inovação, inteligência e dados, com forte capacidade analítica e um DNA Lifetime Learner, Frederico Lanzoni é Economista e Administrador de formação pela FECAP, tendo sua especialização em Business Intelligence e Analytics na FIAP.

Atualmente, é fundador da IIDEX (Intelligence Innovation Data Experience) e da AudaxLab, além de atuar como Líder de Projeto do segmento Segurador e Financeiro na Intelligence Hub (IHUB).

Seu perfil, profissional e acadêmico, se consolidou atuando com soluções “think outside the box”, preocupando-se com inovação e custos, com o objetivo de trazer alternativas de alta performance. Ao longo da carreira, com vivência em áreas estratégicas como Market Intelligence, Projetos, BID Team, Risk Monitoring, Pricing e Produtos, estruturou e desenvolveu departamentos e metodologias de Inteligência em Companhias como: Grupo Tracker, Zurich Seguradora, Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), entre outras empresas.

  • José Pereira Gonçalves Especialista em crédito imobiliário, Sócio Diretor da Lisbon Consultoria Financeira e Participações Ltda. Foi Diretor-presidente da Nova Securitização, de 2010 a 2017, empresa que atua na securitização de recebíveis imobiliários originários de negociações envolvendo imóveis residenciais, comerciais e industriais, bem como operações built to-suit e desimobilizações, mediante emissão de CRI – Certificados de Recebíveis Imobiliários. Foi superintendente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) de 1993 a 2010, além de Chefe de Departamento na Larcky – Sociedade de Crédito Imobiliário. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós graduação em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Integrou o Conselho Curador do FGTS e o Conselho das Cidades.

BIBLIOGRAFIA:

ALTUNTAS, S. Forecasting technology success based on patent data. Technological Forecasting & Social Change, v. 96, 202–214, 2015.

CHESBROUGH, H., VANHAVERBEKE, W. and WEST, J. (2006). Open innovation. Oxford: Oxford University Press.

CHESBROUGH, H. and BOGERS, M. (2014). Explicating Open Innovation: Clarifying an Emerging Paradigm for Understanding Innovation.

The Proptech Guide: Everything You Need to Know about the Future of Real Estate – Lawin Chandra.

Proptech: A guide to how property technology is changing how we live, work and invest – Richard W J Brown.

Rethinking Real Estate: A Roadmap to Technology’s Impact on the World’s Largest.

Inscreva-se BoletoInscreva-se Cartão de Crédito