DESIGN THINKING: A ARTE DE INOVAR

  • Carga Horária do Curso: 8 horas/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 10/08/2019 das 09:00 às 16:40
  • Professor: Luiz de Camargo Pires Neto
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 136,00
  • Valor Público Externo: R$ 272,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO
 
 
 

PÚBLICO-ALVO:

Seres humanos curiosos e inquietos. Estudantes e profissionais interessados em exercitar a criatividade.

OBJETIVO(S):

  • Compreender o conceito de Design Thinking como uma abordagem para a inovação;
  • Apresentar a teoria e as ferramentas do Design Thinking;
  • Praticar a metodologia do Design Thinking;
  • Exercitar a criatividade;
  • Conhecer empresas que se destacam inovando seus serviços e produtos;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • O que é Design Thinking?
  • Etapas para inovar: Imersão, ideação e prototipação;
  • Empatia, colaboração e experimentação;
  • Ferramentas do Design Thinking;
  • A transformação de ideias em soluções criativas;
  • Estudo de Caso: Empresas inovadoras;

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada de temas;
  • Atividades práticas em equipes e Estudos de caso;

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Doutorando e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Bacharel e Licenciado em Filosofia e graduado em Comunicação das Artes do Corpo (habilitação em teatro) pela mesma instituição. Possui título de Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA-SP. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea e de Artes. Professor de Filosofia, Comunicação e Artes, coordenador e idealizador da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo (UFABC/PUC-SP/Unisantos/ FECAP/FAPCOM). Pesquisa criatividade, Design Thinking e Filosofia Francesa Contemporânea. Atualmente é professor no Centro Universitário FECAP e na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM).

BIBLIOGRAFIA:

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BROWN, Tim. Design Thinking, uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo: Campus, 2010.

BROWN, Tim. Change by Design. New York: Harper Collins, 2009.

KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. São Paulo: Elsevier, 2007

LIEDTKA, Jeanne; OGILVIE, Tim. A Magia do Design Thinking: um kit de ferramentas para o crescimento rápido da sua empresa. São Paulo: HSM, 2015.

MARIOTTI, Humberto. Pensando diferente. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTIN, R. Design de Negócios. São Paulo: Campus Elsevier, 2010.

PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis; PONTES, Felipe. Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011