Branded Content

  • Carga Horária do Curso: 8h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 24 e 25/06/2019 das 19h00 às 22h40
  • Professor: Phillipe Halley Martins Pereira
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 136,00
  • Valor Público Externo: R$ 272,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO
 
 
 

PÚBLICO-ALVO: alunos de comunicação em suas diferentes habilitações.

OBJETIVO (S): promover debate e reflexão sobre o papel do Branded Content, do Branding e posicionamento de marca para profissionais em formação no mercado publicitário e da comunicação em geral.

JUSTIFICATIVA: Branded Content? Branding? Marketing 4.0? Lovemarks? O que todos esses termos, expressões e conceitos têm em comum: a busca pelo propósito de uma marca. Mas o que seria isso? Para que uma marca consiga alcançar relevância por meio de estratégias e ações coordenadas de comunicação e marketing é preciso mais do que ferramentas de publicidade, design, relações públicas e interação nas redes sociais. O propósito da marca é o que move todo esse conjunto de eventos em prol da construção e posicionamento dela.

EMENTA:
O curso se propõe a discutir questões do Branded Content, Branding, propósito e posicionamento da marca, propiciando entendimento, repertório crítico e habilidades para análise de estratégias que direcionam esforços e ações em prol da construção de uma marca relevante em seu mercado de atuação.

METODOLOGIA: aula expositiva, debates em grupos, discussão e resolução de cases.

RECURSOS INSTRUCIONAIS: sala de aula comum com projetores e cadeiras móveis (para montar grupos).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Introdução
– Branded content: conceito geral;
– Branding? É de comer?;
– O Marketing em tempos de cultura digital;
– Cultura da Conexão.

O relacionamento com as marcas
– Economia afetiva;
– Lovemarks;
– Experiência: a nova monetização do consumer.

Comunicação: como entender para engajar
– Comunicação muito além da estratégia;
– Posicionamento de marca;
– Branding e verdade da marca.

O novo posicionamento: propósito e existência da marca
– Comunicação como ferramenta de contato do público com a marca;
– “Reason to exist”;
– Neuropropaganda e outras ferramentas para transformar o público em embaixadores da marca.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp com dissertação na área da interatividade e relacionamento dos jovens com as redes sociais e seus pares. Teve pesquisa financiada pelo Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Gestão Estratégica e Negócios pelas Faculdades Santa Cruz de Curitiba, graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo e em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Durante a graduação, desenvolveu iniciação científica com bolsa PIBIC, da Agência PUCPR, com participação em congressos e eventos científicos, sendo premiado no 3º Congresso Sul Brasileiro de Iniciação Científica e Pós-Graduação – 2015 e Expocom Sul – 2016. Tem experiência no mercado publicitário, instituições governamentais e multinacionais. Atualmente, é Assessor de Comunicação Pleno na Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual e Aluno Especial do PPGCOM – ECA/USP, na disciplina de Comunicação, Comportamento e Consumo.

BIBLIOGRAFIA:

AAKER, D. On branding – 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. 1ª ed. – São Paulo, SP: Bookman, 2015.