Planejamento Estratégico na Prática

  • CARGA HORÁRIA: 16 horas-aula
  • Data: 29, 30, 31 de julho e 01 de agosto das 19h00 às 22h40.
  • Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$272,00
  • Externos: R$544,00
  • Período de Inscrição: 15/04/19 à 26/07/19

 

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais, alunos e empreendedores interessados em desenvolver o pensamento estratégico e ampliar os conhecimentos sobre como construir, analisar, implementar e controlar o planejamento estratégico nas organizações.

 

OBJETIVO(S):

  • Apresentar uma estrutura lógica e organizada de teorias e modelos estratégicos capazes de ampliar o senso crítico e as analises;
  • Expor teorias e modelos estratégicos disponibilizando estudos de casos e indicação de exercícios utilizando ferramentas em Excel e modelos estruturados de análise estratégica;
  • Preparar profissionais, empreendedores e estudantes para pensarem de maneira estratégica;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Conceitos Gerais de Estratégia; Orientação Estratégica (Missão, Visão, Valores), Modelagem de Negócios, Análise de Mercado, Jogos Estratégicos, Análise SWOT, Análise PESTAL, 5 Forças de Porter, Fator Crítico de sucesso, Ciclo de vida de produto, Matriz BCG, Análise de Competidores, Vantagens Competitivas, Estratégias Genéricas, Cadeia de Valor, Resource Based View (RBV), Balanced Scorecard e Mapas Estratégicos.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Fornecimento de apostila completa impressa (118 páginas) aos participantes;
  • Complementação dos conteúdos da apostila com slides de aula;
  • Aulas expositivas com apresentação e discussão das teorias e modelos;
  • Discussões em grupo para desenvolvimento em sala de aula;
  • Sugestão de exercícios complementares para realização em casa (opcional);
  • Estudos de casos baseados em notícias, vídeos institucionais e relatórios oficiais das empresas;
  • Fornecimento de modelos de análise estratégica em Excel para facilitar os estudos.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Lucas Tresso Marcolino, Administrador de Empresas com ênfase em Finanças pela FECAP, MBA em Administração Estratégica pela FIA e Mestrando em Administração pela FECAP. Atualmente é Gerente de Planejamento Estratégico na Daikin (multinacional japonesa líder mundial em ar condicionado) e sua experiência profissional incluir gestão das áreas de Marketing, Importação, Logística Interna, Planejamento Financeiro, Planejamento Estratégico e projetos independentes de consultoria.

 

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Martinho I. R. Manual de Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

BARNEY, J. B. Firm resources and competitive advantage. Journal of Management, v. 17, p. 99-120, 1991.

BRANDENBURGER, A. M., & NALEBUFF, B. J.. Co-opetição – Um conceito revolucionário que combina competição com cooperação. São Paulo: Doubleday, 1996.

COSTA, E. A., BOTTURA, C. P., BOAVENTURA, J. M. G. & FISCHMANN, A. A. Expansão do conceito de co-opetição e sua aplicação para análise de jogos estratégicos na indústria de PCs. 2006c. Proc. of the XXX Encontro Nacional da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, 2006.

FISCHMANN, Adalberto A.; ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento Estratégico na Prática. São Paulo: Atlas, 1991.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas Estratégicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004.

KOTLER, PHILIP; ARMSTRONG, GARY. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINTZBERG, H. AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J. Safaria de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico, Porto Alegre, Bookman, 2000.

OSTERWALDER, ALEXANDER. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

PORTER, Michael E. Competitive strategy. New York: Free Press, 1980.

PORTER, Michael E. Competitive advantage. New York: Free Press, 1985.