Internacionalização de Empresas, Negócios e Carreiras: perspectivas para profissionais brasileiros

  • Carga Horária do Curso: 16h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Sala: a confirmar
  • Datas: 5 e 6 de julho
  • Horário: 

5 de julho: 8h00 às 17h30 (intervalo entre 12h00 e 13h30). Visita técnica no período noturno

6 de julho: 8h00 às 12h00

  • Professores: José Luiz, Maria de Fátima, Rafael Olivieri, Sandra Regina
  • Valor: R$ 1.500,00 (parcelado em até 3x no cartão de crédito na Central do Aluno (CAF) no campus Liberdade)

bt_insc

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Internacionalização, especificamente nas áreas de empresas, negócios e carreiras. É apropriado aos profissionais e estudantes de áreas como Administração Geral, Educação, Saúde, Logística, Produção, Setor Público, Terceiro Setor, bem como pessoas interessadas em se desenvolver na área de internacionalização.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Parte 01: Perspectivas econômicas, comerciais e do ambiente de negócios do Brasil

Carga Horária: 8 horas-aula

A primeira etapa deste curso tem o objetivo de mapear os principais drivers econômicos e comerciais do ambiente de negócios do Brasil, bem como analisar a inserção internacional da economia brasileira ao longo dos últimos anos.

Nesta perspectiva, os conteúdos foram organizados nos seguintes módulos

Economia Brasileira: evolução, cenários e perspectiva;

  • Análise das tendências da Política Comercial do Brasil e da América Latina;
  • O Brasil e as Cadeias Globais de Valor;
  • Doing Business in Brazil.

Responsável: Prof. Me. José Luiz Pimenta Jr.

  

Parte 02:  Hospitalidade Corporativa na Internacionalização de Carreiras

Carga Horária: 8 horas-aula

A segunda etapa deste curso tem como objetivo preparar, em curto espaço de tempo, profissionais de diferentes áreas para responder às demandas em busca de maior competitividade no que tange à hospitalidade empresarial e ao crescimento na carreira escolhida.

Nesta perspectiva, os conteúdos foram organizados nos seguintes módulos

Introdução à hospitalidade. Procedimentos clássicos em hospitalidade. Hospitalidade corporativa. Marketing pessoal para a hospitalidade. Comportamento do cliente em hospitalidade. Sistema Disney de hospitalidade. Modelo de negócios PI44. Internacionalização de Carreiras, Empresas e Negócios:  cases de sucesso.

 

METODOLOGIA:

As aulas serão desenvolvidos por meio da exposição dialogada, dinâmicas de grupo, e estudos de caso. Também haverá uma visita técnica a um hotel 5*.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DOS PROFESSORES:

José Luiz Pimenta Jr, Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC, UNESP e UNICAMP). Atualmente é professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). É Gerente de Acesso a Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e foi Coordenador de Negociações Internacionais e Estudos de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). É membro do do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP (Gacint), pesquisador do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da UNESP (IEEI) e colunista do International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD). Atua há mais de 10 anos na área de comércio internacional e possui publicações na área de Internacionalização de empresas e Negociações Comerciais Internacionais.

Maria de Fátima Abud Olivieri, Possui graduação em Relações Públicas pela Faculdade Casper Líbero (1977), Especialização em Estratégias de Marketing para o Turismo – ECA-USP (2007); Especialização em Gestão de Pessoas – Unibero (2008); Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Administração – Florida Christian University (2003); Pós-Doutorado na Florida Christian University – FCU (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, educação, recursos humanos, negócios e empreendedorismo..

 Rafael Olivieri Neto, Possui graduação em Ciências Econômicas, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e Doutorado em Christian Doctor of Philosophy in Administration pela Florida Christian University (2003). Possui pós-doutorado in Business Administration pela Florida Christian University (2011). Atualmente é Coordenador dos Programas Internacionais da Florida Christian University no Brasil e Angola, professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas(desde 2003-atual).

Sandra Regina da Luz Inácio, Possui bacharelado em Administração, é Mestre em Administração pela FEA-USP. Possui pós-doutorado em Negócios Internacionais pela Florida Christian University (2011), Doctor of Philosophy in Administration – Florida Christian University (2004) e Doutorado em Christian Doctor of Philosophy in Clinical Counselling – Florida Christian University (2005).