INTELIGÊNCIA DE MERCADO – UMA SEGUNDA GERAÇÃO

  • Carga Horária do Curso: 24h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Sala: 554-E
  • Datas: 4, 6, 7, 11, 13 e 14 de fevereiro.
  • Horário: 19h00 às 22h40.
  • Professor: Eduardo Lapa.
  • Valor: R$1.200,00.
  • Alunos e ex alunos FECAP: R$400,00.

bt_insc

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em um modelo de capacitação diferenciada e de alto nível em Inteligência de Mercado, e suas relações com Estratégia Empresarial e Inovação.

Profissionais que queiram ajudar suas empresas em um processo de diferenciação sustentável. Que tenham interesse em dominar metodologias, ferramentas, métodos e tecnologias para aplicar processos de inteligência de mercado nas organizações.

Isto inclui Diretores, Gerentes, Supervisores das áreas relacionadas à marketing, comercial, inteligência de mercado, estratégia, controladoria e finanças.

Consultores, pesquisadores e prestadores de serviço podem reforçar e ampliar conhecimentos e network a partir deste curso. Bem como profissionais em fase de turn around de suas carreiras.

 

OBJETIVO(S):

  • Este curso tem como objetivo capacitar os participantes a dominar amplamente os conceitos de inteligência de mercado e conseguir estruturar processos de inteligência, gerir áreas e atividades de inteligência, bem como dominar metodologias e modelos analíticos para a boa condução das atividades de inteligência
  • Tendo em vista a multidisciplinaridade das atividades de inteligência de mercado, este curso visa embasar aos participantes com conceitos e ferramentas de estratégia e inovação associados às práticas de inteligência, analises estratégicas e captação de informação para geração produtos analíticos que subsidiam a tomada de decisão.

Este curso, tem também por objetivo fazer com que os participantes consigam enfrentar as seguintes questões:

  • Porque inteligência, inovação e estratégia? Como elas ajudam as organizações?
  • O que as tecnologias disruptivas estão produzindo nos mercados?
  • Como posso monitorar o ambiente de negócios onde a empresa está inserida?
  • Como ajudar minha empresa em seu crescimento e desempenho?
  • O que as empresas no Brasil e no mundo têm feito em termos de inteligência e estratégia?
  • Como desenhar um processo de inteligência?
  • Como gerenciar um processo de inteligência e suportar decisões críticas?
  • Qual o perfil do profissional e das áreas de inteligência no Brasil

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Inovação e novos modelos de negócio
  2. Estratégia Empresarial nos tempos de hoje – Lean Strategy
  3. Conceitos de Inteligência
  4. Estruturação de processos de inteligência
  5. Redes de Inteligência
  6. Metodologias de implantação de inteligência
  7. Comunicação e sensibilização em atividades de inteligência
  8. Retorno sobre investimento em inteligência
  9. Introdução à tecnologias de apoio a inteligência
  10. Perfil do profissional de inteligência no Brasil
  11. Perfil das áreas de inteligência de mercado
  12. Framework de Estruturação e Implantação de áreas  de inteligência de mercado

Casos práticos em inteligência de mercado

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

Este curso será executado com utilização de métodos variados de aprendizagem.

  • Transferência de conhecimento à Uso de materiais conceituais e referenciais para que os participantes consigam ter um bom nivelamento sobre os conceitos importantes para Inovação / Estratégia / Inteligência. Flipped Lessons.
  • Construção de conhecimento à Uso de metodologias ativas para que, a partir da interação entre participantes, possam ser construídos novos métodos e ferramentas para inteligência.
  • Aplicação de conhecimento à A partir de uso de cases de empresas consagradas, e de necessidades reais de empresas a serem estudadas, os participantes poderão aplicar com apoio do corpo docente, todos os conhecimentos em casos reais.

Benchmarking à Fará parte do curso um processo de benchmarking estruturado em algumas empresas.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Eduardo Lapa é graduado em tecnologia da informação e cursou duas especializações, sendo uma em gestão de negócios, e outra em educação à distância. Mestre em administração de empresas, Lapa tem se dedicado também a atividade de docência, tendo lecionado em cursos de MBA, extensão e pós graduação na ESPM, PUC Rio, FGV Rio, Senac, UFRJ, IBMEC entre outras.

Autor dos livros “Gestão de Conteúdo e Conhecimento” e co-autor dos livros “Gestão de empresas na Era do Conhecimento”, “Gestão de Inovação, Informação e Inteligência Competitiva”, “Gestão do Conhecimento e E-Learning na prática”, “Gestão do Conhecimento na Câmara dos Deputados”, “Atuação do Profissional  de Inteligência Competitiva” e “A nova geração de inteligência”.

Membro fundador da SBGC – Soc. Bras. De Gestão do Conhecimento, membro da SCIP – Strategic and Competitive Intelligence Professional, e certificado internacionalmente pela TKN – The KnowNetwork – em modelos de gestão.

Iniciou sua carreira na Chrysler com 17 anos, tendo ficado por lá até a fusão com a Mercedes Benz. Neste grupo, foi o CIO mais jovem de toda a América Latina tendo sido premiado pelo Gartner em 2000.

Cansado da  mesmice de  atuar para  uma única  organização, Lapa passou  por consultoras  globais, em cargos  executivos  e  de  liderança,  com  destaque para  a  PriceWaterhouseCoopers,  hoje  PwC, e WeDoConsulting, do Grupo Sonae, hoje com mais de 800 profissionais no Brasil.

Então, Lapa  decide  empreender  e  passa  a  conduzir  suas  empresas com atuação  em Inteligência Competitiva,  Inovação,   Estratégia  e  Gestão  do  Conhecimento.  Sempre  atuando  para  grandes organizações, com destaque para a Prudential, Tokio Marine, Mastercard, Banco Carrefour, Bradesco Seguros, BrasilPrev, Aliança do Brasil, TV Globo, Petrobras, Braskem, Oi, Amil, Tim, Coca-Cola entre algumas outras.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *