Business English and Multiculturalism

  • Carga Horária do Curso:  20h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Sala: 632 – C
  • Datas: 14, 15, 16, 17 e 18 de janeiro
  • Horário: 19h00 às 22h40
  • Professora: Roseli Azevedo.
  • Valores: Público externo: R$480,00.
  • Alunos e ex alunos FECAP: R$320,00.

bt_insc

 

PÚBLICO-ALVO:

Este programa é  destinado a gestores e profissionais interessados em adquirir maior fluência em Inglês focado no vocabulário de  negócios em geral. O programa utiliza a metodologia baseada em  “ Content-based Approach” (Language across the Curriculum) para ensino da língua inglesa, através da utilização de  textos focados em  termos  frequentemente  utilizados  no ambiente de negócios, incluindo colocações, expressões idiomáticas, e metáforas . As áreas abordadas incluem: Marketing, Finanças, Inteligência  Emocional e Liderença, Comportamento Ético ,  Estruturas empresariais, Contabilidade, Governança Corporativa e Competitividade. O programa apresenta, também, hábitos e costumes  utilizados em ambientes de negócios pela comunidade internacional bem como as contribuições  do multiculturalismo para a vantagem competitiva das organizações.

Como suporte instrumental, o programa utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals”, tais como: “ The Harvard Business Review”, “The Economist “,  “The Financial Times” e  livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário de negócios . Aplica-se   técnicas de  memorização através de  Business  Games,   Business  Presentations , Dictogloss Exercises ,  e leitura e interpretação  de  Business cases famosos  tais  como , “Seeing Opportunity in Reputation Risk” – “J & J 1982 Tylenol Crisis”, “McDonald’s Crying over the  spilled Coffee”,  “Financial Scandals” , “Coke Products banned in Belgium”.

 

OBJETIVO(S)

  • Compreender as principais diferenças de Inglês Geral e Inglês de Negócios;
  • Desenvolver o vocabulário de negócios  utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações de negócios, metáforas,  e expressões  idiomáticas;
  • Abordar, em inglês, o estudo de temas diversos: estruturas organizacionais, estilos de liderança, competitividade, globalização, estratégias competitivas, crises políticas e econômicas  e estratégias de Marketing;
  • Estudar os comportamentos  multiculturais no ambiente de negócios ( Globalização e interações  econômicas,  culturais e políticas ,  para um melhor entrosamento  de   negócios competitivos entre  povos  diferentes ao redor do globo).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. INTRODUCING YOURSELF
  2. Business English for Effective Communication
  3. Business English and Multiculturalism: communicating across cultures
  4. Globalization
  5. Globalization (BUSINESS GAME: Explaining  Pros and Cons of Globalization )
  6. Communicating across cultures
  7. Cultural Stereotypes and Management
  8. Skills and Qualifications
  9. Digital Taylorism
  10. MEMORY GAME : Business Word Chain
  11. Pay and Benefits
  12. Organizations
  13. Companies and their industries
  14. Competition
  15. Competitive Strategy and Advantage
  16. Share Capital and Debts
  17. Accounting Standards
  18. Assets, liabilities and Balance sheet
  19. Military Metaphors / Sports Metaphors /Health Metaphors
  20. Contributions of Multiculturalism to the Competitive Advantage of an Organization.
  21. DICTOGLOSS : Meet Suzane Klatten: the wealthiest woman in Germany—Crisis Management: McDonald’s Crying over the Spilled Coffee – Financial Scandals
  22. Leadership and Management Styles – Emotional Intelligence
  23. Management Styles ( READING, MEMORIZING, DICTATING AND WRITING EXERCISE)
  24. Leaving a Company
  25. Seeing Opportunity in Reputation Risk
  26. Corporate Governance
  27. Wrongdoing and Corruption
  28. BUSINESS CASE : J& J during Tylenol Crisis

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando oportunidades para comunicação em língua inglesa em grupos e individualmente;
  • Utilização de textos, games  de memorização,  e apresentações orais  de business cases
  • Exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.

 

BIBLIOGRAFIA:

CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0

THE ECONOMIST. Apr. 23rd, 2016 .

HARVARD BUSINESS REVIEW. Dec. 2015. Vol 93 Issue 12 , p.20

HARVARD BUSINESS REVIEW . Mar. 2016 . p.98-101.

MACKENZIE, Ian. Management and Marketing: with mini-dictionary of 1,000 common terms. Church Road, England: Language Teaching, 1997. 144 p.  ISBN – 1-899396-80-2.

MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.

MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Intermediate . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN – 978-0-521-7486-2

NACD Directorship . Mar.-Apr. 2017.

PILBEAM, Adrian. Market  Leader: working across cultures. Harlow, Pearson Education, 2010. 96 p. ISBN- 978-1-4082-2003-0

THE  WASHINGTON POST , OCT.02, 2012.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em Parceria com a American University , Washington DC.  Tem ministrado cursos de Inglês para  negócios por 20 anos  através de especializações  realizadas em TESOL  (Teaching of English as Second Language ) no Brasil, Estados Unidos ( University of Florida) e Inglaterra (Oxford House College). Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas (American Studies), Estagiária na Arizona State University, Tempe, AZ.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *