Storytelling: a arte de contar histórias

  • Carga Horária do Curso: 8h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo)
  • Sala: –
  • Datas: 19 de janeiro
  • Horário: das 8h30 às 16h30 (com 1hr de almoço)
  • Professor: Luiz de Camargo Pires Neto
  • Valor: R$192,00
  • Alunos e ex alunos FECAP: R$128,00

bt_insc

 

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes e profissionais que têm como desafio comunicar de maneira envolvente e engajadora. Empresários, executivos, empreendedores, publicitários, professores, jornalistas, artistas, designers e quem mais se interessar pelo assunto.

 

OBJETIVO(S):

  • Verificar os principais desafios da Comunicação em nossa contemporaneidade;
  • Compreender o conceito de Storytelling e verificar como ele pode ser uma ferramenta útil para a superação dos desafios da Comunicação;
  • Apresentar algumas ferramentas úteis para a construção de narrativas;
  • Praticar a construção de uma narrativa;
  • Exercitar a criatividade;
  • Conhecer casos de Storytelling na Comunicação;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Desafios da comunicação em nossa contemporaneidade: como prender a atenção?
  • Estrutura e elementos do Storytelling;
  • Técnicas e dicas para o desenvolvimento de histórias;
  • Construção de personagens;
  • Tipos de histórias e diferentes mídia;
  • Transmídia Storytelling;
  • Líderes que contam histórias: o que aprender com eles?

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada de temas;
  • Atividades práticas em equipes e Estudos de caso;

 

BIBLIOGRAFIA:

FRANCO, Max. Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios. São Paulo: Atlas, 2015.

GALO, Carmine. Storytelling. Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

MCSILL, James. Cinco lições de storytelling: fatos, ficção e fantasia. 2a ed. São Paulo: DVS Editora, 2015.

MELLON, Nancy. A arte de contar histórias. Tradução de Amanda Orlando e Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2006.

PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. O guia completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Doutorando e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Bacharel e Licenciado em Filosofia e graduado em Comunicação das Artes do Corpo (habilitação em teatro) pela mesma instituição. Possui título de Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA-SP. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea e de Artes. Professor de Filosofia, Comunicação e Artes, coordenador e idealizador da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo (UFABC/PUC-SP/Unisantos/ FECAP/FAPCOM). Pesquisa criatividade, Design Thinking e Filosofia Francesa Contemporânea. Atualmente é professor no Centro Universitário FECAP e na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM).

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *