Design Thinking: a arte de inovar

  • Carga Horária do Curso: 12h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo)
  • Sala: 
  • Datas: 21, 22 e 23 de janeiro
  • Horário: das 19h00 às 22h40
  • Professor: Luiz de Camargo Pires Neto.
  • Valor: R$288,00
  • Alunos e ex alunos FECAP: R$192,00

bt_insc

 

PÚBLICO-ALVO:

Seres humanos curiosos e inquietos. Estudantes e profissionais interessados em exercitar a criatividade.

 

OBJETIVO (S):

  • Compreender o conceito de Design Thinking como uma abordagem para a inovação;
  • Apresentar a teoria e as ferramentas do Design Thinking;
  • Praticar a metodologia do Design Thinking;
  • Exercitar a criatividade;
  • Conhecer empresas que se destacam inovando seus serviços e produtos;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • O que é Design Thinking?
  • Etapas para inovar: Imersão, ideação e prototipação;
  • Empatia, colaboração e experimentação;
  • Ferramentas do Design Thinking;
  • A transformação de ideias em soluções criativas;
  • Estudo de Caso: Empresas inovadoras;

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada de temas;
  • Atividades práticas em equipes e Estudos de caso;

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Doutorado e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Bacharel e Licenciado em Filosofia e graduado em Comunicação das Artes do Corpo (habilitação em teatro) pela mesma instituição. Possui título de Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA-SP. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea e de Artes. Professor de Filosofia, Comunicação e Artes, coordenador e idealizador da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo (UFABC/PUC-SP/Unisantos/ FECAP/FAPCOM). Pesquisa criatividade, Design Thinking e Filosofia Francesa Contemporânea. Atualmente é professor no Centro Universitário FECAP e na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM).

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

 

BIBLIOGRAFIA:

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BROWN, Tim. Design Thinking, uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo: Campus, 2010.

BROWN, Tim. Change by Design. New York: Harper Collins, 2009.

KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. São Paulo: Elsevier, 2007

LIEDTKA, Jeanne; OGILVIE, Tim. A Magia do Design Thinking: um kit de ferramentas para o crescimento rápido da sua empresa. São Paulo: HSM, 2015.

MARIOTTI, Humberto. Pensando diferente. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTIN, R. Design de Negócios. São Paulo: Campus Elsevier, 2010.

PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis; PONTES, Felipe. Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *