Planejamento Estratégico na Prática

  • Carga Horária do Curso: 16h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Sala: 633-C
  • Datas: 14, 15, 16 e 17 de janeiro.
  • Horário: 19h00 às 22h40.
  • Professora: Lucas Tresso Marcolino.
  • Valores: Público externo: R$384,00.
  • Alunos e ex alunos FECAP: R$256,00.

bt_insc

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais, alunos e empreendedores interessados em desenvolver o pensamento estratégico e ampliar os conhecimentos sobre como construir, analisar, implementar e controlar o planejamento estratégico nas organizações.

 

OBJETIVO(S):

  • Apresentar uma estrutura lógica e organizada de teorias e modelos estratégicos capazes de ampliar o senso crítico e as analises;
  • Expor teorias e modelos estratégicos disponibilizando estudos de casos e indicação de exercícios utilizando ferramentas em Excel e modelos estruturados de análise estratégica;
  • Preparar profissionais, empreendedores e estudantes para pensarem de maneira estratégica;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conceitos Gerais de Estratégia
  • Orientação Estratégica (Missão, Visão, Valores)
  • Modelagem de Negócios
  • Análise de Mercado
  • Jogos Estratégicos
  • Análise SWOT
  • Análise PESTAL
  • 5 Forças de Porter
  • Fator Crítico de sucesso
  • Ciclo de vida de produto
  • Matriz BCG, Análise de Competidores
  • Vantagens Competitivas
  • Estratégias Genéricas
  • Cadeia de Valor
  • Resource Based View (RBV)
  • Balanced Scorecard
  • Mapas Estratégicos.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Fornecimento de apostila completa impressa (118 páginas) aos participantes;
  • Complementação dos conteúdos da apostila com slides de aula;
  • Aulas expositivas com apresentação e discussão das teorias e modelos;
  • Exercícios em grupo para desenvolvimento em sala de aula;
  • Sugestão de exercícios complementares para realização em casa (opcional);
  • Estudos de casos baseados em notícias, vídeos institucionais e relatórios oficiais das empresas;
  • Fornecimento de modelos de análise estratégica em Excel para facilitar os estudos.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Lucas Tresso Marcolino, Administrador de Empresas com ênfase em Finanças pela FECAP e MBA em Administração Estratégica pela FIA. Atualmente é Gerente de Planejamento Estratégico na Daikin (multinacional japonesa líder mundial em ar condicionado) e sua experiência profissional incluir gestão das áreas de Marketing, Importação, Logística Interna, Planejamento Financeiro, Planejamento Estratégico e projetos independentes de consultoria.

 

 AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

   

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Martinho I. R. Manual de Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

BARNEY, J. B. Firm resources and competitive advantage. Journal of Management, v. 17, p. 99-120, 1991.

BRANDENBURGER, A. M., & NALEBUFF, B. J.. Co-opetição – Um conceito revolucionário que combina competição com cooperação. São Paulo: Doubleday, 1996.

COSTA, E. A., BOTTURA, C. P., BOAVENTURA, J. M. G. & FISCHMANN, A. A. Expansão do conceito de co-opetição e sua aplicação para análise de jogos estratégicos na indústria de PCs. 2006c. Proc. of the XXX Encontro Nacional da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, 2006.

FISCHMANN, Adalberto A.; ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento Estratégico na Prática. São Paulo: Atlas, 1991.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas Estratégicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004.

KOTLER, PHILIP; ARMSTRONG, GARY. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINTZBERG, H. AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J. Safaria de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico, Porto Alegre, Bookman, 2000.

OSTERWALDER, ALEXANDER. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

PORTER, Michael E. Competitive strategy. New York: Free Press, 1980.

PORTER, Michael E. Competitive advantage. New York: Free Press, 1985.

4 comentários sobre “Planejamento Estratégico na Prática”

  1. Possuo grande interesse nesse curso, porém a data é a mesma para o Excel vba Finanças que também é de grande valor ao currículo. Existe a possibilidade de remanejar as datas?

    1. Olá, Juliana,
      Como vai?
      Inicialmente, não iremos remanejar as datas Porém, ofertamos os cursos votados pelos alunos todo o semestre e podemos oferecer novamente ambos os cursos nos próximos semestres.
      Tenha um ótimo curso!
      Extensão FECAP

    1. Prezada Rafaela,
      Como vai?
      Por gentileza, realize a inscrição em http://extensao.fecap.br/?p=5586 e, nesta página (http://extensao.fecap.br/?page_id=967), caso você seja aluno ou ex-aluno FECAP, precisará informar o seu número de matrícula e senha para dar andamento. Caso contrário, clique em “caso não seja aluno, clique aqui”.
      Caso você não lembre seu número de matrícula ou tenha dificuldade na senha, encaminhe um e-mail para extensao@fecap.br para ajudarmos.
      Estamos à disposição,
      Pró-Reitoria de Extensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *