Libras – Língua Brasileira de Sinais (Intermediário)

  • Carga Horária do Curso:  18h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas: 17/02; 10 e 24/03; 07 e 14/04; 05, 12 e 26/05; 09 e 23/06.
  • Horário: 11h00 às 12h40
  • Professora:  Caroline Marchetti Batista Lucas
  • Valor: R$100,00*

*Limitado ao número de vagas disponíveis. Caso o aluno seja aprovado integralmente no curso (75% de presença + participação suficiente nas atividades propostas em sala) o valor pago pelo curso será restituído ao aluno integralmente, ou será abatido de uma mensalidade.

CURSO INICIALMENTE VOLTADO PARA ALUNOS FECAP

 

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Plano de ensino:

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: Módulo optativo de LIBRAS

PÚBLICO-ALVO: Discentes da FECAP

PRÉ-REQUISITOS: Ter cursado o Módulo I (BÁSICO) ou possuir conhecimentos equivalentes

 

2. EMENTA: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como segunda língua (L2), introdução de conceitos, teorias, gramática básica, internalização de vocabulário básico geral e especifico da área de saúde.

 

3. OBJETIVOS:

  • Compreender a LIBRAS como uma língua natural;
  • Adquirir vocabulário básico geral;
  • Reconhecer a imagem do sujeito surdo e suas particularidades lingüísticas e culturais;
  • Reconhecer a importância da comunicação de forma segura no atendimento à pessoa surda.

 

4. METODOLOGIA: Aula expositiva com base na literatura didática atrelada à prática para fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula utilizando-se de recursos multimídia, entre outros.

 

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

AULA 1

*Revisão do vocabulário adquirido no módulo I (BÁSICO)

Atividade: Criação de frases e diálogos, utilizando o vocabulário já estudado no módulo BÁSICO.

 

AULA 2

*Revisão das aula anteriore / Teoria (multimídia)

  • Aquisição de vocabulário: Meios de Comunicação / Informática;

Atividade: Criação de frases e diálogo, utilizando o vocabulário adquirido em aula.

 

AULA 3

*Revisão das aulas anteriores / Teoria (multimídia)

  • Aquisição de vocabulário: Natureza;

Atividade: Criação de frases e diálogo, utilizando o vocabulário adquirido em aula.

 

AULA 4

*Revisão das aulas anteriores / Teoria (multimídia)

  • Aquisição de vocabulário: Corpo Humano;

Atividade: Criação de frases e diálogo, utilizando o vocabulário adquirido em aula.

 

AULA 5

*Revisão das aulas anteriores / Teoria (multimídia)

  • Aquisição de vocabulário: Vestuário e Acessórios;

Atividade: Criação de frases e diálogo, utilizando o vocabulário adquirido em aula.

 

AULA 6

*Revisão das aulas anteriores / Teoria (multimídia)

  • Aquisição de vocabulário: Receita/Culinária;

Atividade: Construção e execução, em Libras, a partir do conteúdo estudado.

 

AULA 7

*Revisão das aulas anteriores / Teoria (multimídia)

  • Perguntas/Respostas/Frases;

Atividade: Criação de perguntas/respostas e frases, a partir de todo o vocabulário adquirido.

AULA 8

*Revisão das aulas anteriores / Teoria (multimídia)

  • Interpretação de Música;

Atividade: Identificar e interpretar músicas, a partir da Libras.

 

AULA 9

*Revisão das aulas anteriores / Teoria (multimídia)

  • Apresentação de História;

Atividade: Apresentar uma História, utilizando Libras.

 

6. BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Lei Nº 10.436/2002 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.

CAPOVILLA, F.; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais. Imprensa Oficial. São Paulo: 2001.

PIMENTA, N. e QUADROS, R. M. Curso de Libras I Rio de Janeiro: LSBVid, 2006.

PIMENTA, N. Números na língua de sinais brasileira (DVD). LSBVideo: Rio de Janeiro. 2009

QUADROS, R. M. e STUMPF, M. R. (orgs). Estudos Surdos IV. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2008.

SKLIAR, Carlos B. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Editora Mediação. Porto Alegre. 1998

 

Dicionário virtual de apoio: http://www.acessobrasil.org.br/libras/

Dicionário virtual de apoio: http://www.dicionariolibras.com.br/

Legislação Específica de Libras – MEC/SEESP – http://portal.mec.gov.br/seesp

 

CURRÍCULO DA PROFESSORA

CAROLINE MARCHETTI BATISTA LUCAS

*Pós-GraduaçãoUNESP Curso: Especialização em Deficiência Auditiva – (concluído em mai./2017)
*Complementação Pedagógica Faculdade Mozarteum de SP (FAMOSP) – (concluído em jul./2005)
*Pós-GraduaçãoUniSantanna Curso: Psicopedagogia – (concluído em dez./2003)

EXPERIÊNCIA COM LIBRAS:

Aprendeu LIBRAS, inicialmente, a partir de fevereiro de 1995.  Atuou como intérprete de 1995 até 2001 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Imirim, durante as missas e ministrando alguns cursos de LIBRAS. Em 2015, fez um curso de aperfeiçoamento em LIBRAS (módulo INTERMEDIÁRIO) oferecido pela Prefeitura do Município de SP (PMSP). De fevereiro de 2016 até maio de 2017 cursou a Pós-graduação em Deficiência Auditiva, pela UNESP, também oferecido em parceria com a PMSP. Durante o curso de Pós-graduação em Deficiência Auditiva, fez estágio na Escola Municipal de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS) Madre Lucie Bray, nas turmas de ensino Fundamental I e II. Em abril de 2017, recebi o convite do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), da Diretoria de Ensino Jaçanã/Tremembé para exerceu a função de Professora de Sala de Recursos Multifuncionais, no atendimento ao aluno surdo, onde atua desde agosto de 2017.

 

 

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