Libras – Língua Brasileira de Sinais (Básico)

  • Carga Horária do Curso:  18h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas: 30/09; 21/10; 11/11; 25/11; 09/12 e 16/12
  • Horário: 09h00 às 11h30
  • Professora:  Caroline Marchetti Batista Lucas
  • Valor: R$50,00*

*Limitado ao número de vagas disponíveis. Caso o aluno seja aprovado integralmente no curso (75% de presença + participação suficiente nas atividades propostas em sala) o valor pago pelo curso será restituído ao aluno integralmente, ou será abatido de uma mensalidade.

CURSO INICIALMENTE VOLTADO PARA ALUNOS FECAP

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Plano de ensino:

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: Módulo optativo de LIBRAS

PÚBLICO-ALVO: Discentes da FECAP

PRÉ-REQUISITOS: Não há pré-requisito.

 

2. EMENTA: Aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como segunda língua (L2), introdução de conceitos, teorias, gramática básica, internalização de vocabulário básico geral e especifico da área de saúde.

 

3. OBJETIVOS:

  • Compreender a LIBRAS como uma língua natural;
  • Adquirir vocabulário básico geral;
  • Reconhecer a imagem do sujeito surdo e suas particularidades linguísticas e culturais;
  • Reconhecer a importância da comunicação de forma segura no atendimento à pessoa surda.

 

4. METODOLOGIA: Aula expositiva com base na literatura didática atrelada à prática para fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula utilizando-se de recursos multimídia, entre outros.

 

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

AULA 1

  • Aquisição de vocabulário: saudações e alfabeto em Libras.

Atividade: Cada participante falará seu nome usando o alfabeto manual de Libras.

  • Aquisição de vocabulário: números, dias da semana e meses do ano;

Atividade: Cada participante deverá se apresentar em Libras, nome, aniversário e dia da semana preferido.

AULA 2

  • Aquisição de vocabulário: família e características.

Atividade: Em dupla, deverão apresentar o colega: nome, aniversário e com quem mora.

  • Aquisição de vocabulário: profissões;

Atividade: Cada participante deverá apresentar em Libras sua profissão, com quem mora e a profissão de cada familiar.

AULA 3

  • Revisão de vocabulários e prática

Atividade: Cada sorteará figuras e deverá apresentar em forma de sinal para os demais participantes adivinharem o que é.

  • Aquisição de vocabulário: alimentos e transportes;

Atividade: Cada participante deverá construir uma frase em Libras a partir do conteúdo estudado.

AULA 4

  • Aquisição de vocabulário: animais;

Atividade: Cada participante deverá apresentar em Libras uma frase sobre algum animal e suas características.

  • Tipos de frases em Libras;

Atividade: Diálogo (em duplas ou grupos) para treinar perguntas e respostas.

AULA 5

  • Aquisição de vocabulário: verbos.

Atividade: Diálogo (em duplas ou grupos) para treinar vocabulário.

  • Aquisição de vocabulário: Cidades, Estados e Países.

Atividade: Cada participante deverá apresentar os sinais referentes à aula e criar frases.

AULA 6

  • Aquisição de vocabulário: Material Escolas.

Atividade: Cada participante deverá apresentar os sinais referentes à aula e criar frases.

  • Revisão do Vocabulário Geral / Esclarecimento de Dúvidas

 

6. BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Lei Nº 10.436/2002 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.

CAPOVILLA, F.; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais. Imprensa Oficial. São Paulo: 2001.

PIMENTA, N. e QUADROS, R. M. Curso de Libras I Rio de Janeiro: LSBVid, 2006.

PIMENTA, N. Números na língua de sinais brasileira (DVD). LSBVideo: Rio de Janeiro. 2009

QUADROS, R. M. e STUMPF, M. R. (orgs). Estudos Surdos IV. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2008.

SKLIAR, Carlos B. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Editora Mediação. Porto Alegre. 1998

Dicionário virtual de apoio: http://www.acessobrasil.org.br/libras/

Dicionário virtual de apoio: http://www.dicionariolibras.com.br/

Legislação Específica de Libras – MEC/SEESP – http://portal.mec.gov.br/seesp

 

CURRÍCULO DA PROFESSORA

CAROLINE MARCHETTI BATISTA LUCAS

*Pós-GraduaçãoUNESP Curso: Especialização em Deficiência Auditiva – (concluído em mai./2017)
*Complementação Pedagógica Faculdade Mozarteum de SP (FAMOSP) – (concluído em jul./2005)
*Pós-GraduaçãoUniSantanna Curso: Psicopedagogia – (concluído em dez./2003)

EXPERIÊNCIA COM LIBRAS:

Aprendeu LIBRAS, inicialmente, a partir de fevereiro de 1995.  Atuou como intérprete de 1995 até 2001 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Imirim, durante as missas e ministrando alguns cursos de LIBRAS. Em 2015, fez um curso de aperfeiçoamento em LIBRAS (módulo INTERMEDIÁRIO) oferecido pela Prefeitura do Município de SP (PMSP). De fevereiro de 2016 até maio de 2017 cursou a Pós-graduação em Deficiência Auditiva, pela UNESP, também oferecido em parceria com a PMSP. Durante o curso de Pós-graduação em Deficiência Auditiva, fez estágio na Escola Municipal de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS) Madre Lucie Bray, nas turmas de ensino Fundamental I e II. Em abril de 2017, recebi o convite do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), da Diretoria de Ensino Jaçanã/Tremembé para exerceu a função de Professora de Sala de Recursos Multifuncionais, no atendimento ao aluno surdo, onde atua desde agosto de 2017.

 

 

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