Business English and Multiculturalism

  • Carga Horária do Curso:  20 h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532)
  • Data:  24, 25, 26, 27 e 28 de julho de 2017
  • Horário: 19h00 às 22h20
  • Professor: Roseli Azevedo
  • Valor: Aluno e Ex-aluno R$ 300,00
    Público Externo R$800,00

bt_insc

 

Plano de ensino:

 

PÚBLICO-ALVO:

Gestores e profissionais interessados em adquirir maior fluência em Inglês focado no vocabulário de  negócios em geral, considerando-se  as diversas culturas  do mundo contemporâneo  e as necessidades de  convivência  com o multiculturalismo  no ambiente empresarial. Devido a reestruturação  do processo de internacionalização  das empresas, as mesmas devem  adaptar seus processos organizacionais e  instruir seus  funcionários para um melhor entendimento das  normas culturais adotadas por profissionais de diversos continentes.  Desta forma, além  de familiarizar os alunos com termos , colocações , expressões  idiomáticas e  metáforas  da área de  Marketing, Finanças  e Ética, o curso aborda diferenças culturais  em ambientes empresariais  do mundo globalizado.  Como suporte instrumental, o programa utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em  “Journals” , tais como: “ The Harvard Business Review”, “The  Economist “,  “The Financial Times” e  livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário de negócios.

 

OBJETIVO(S):

  • Compreender as principais diferenças de Inglês Geral e Inglês de Negócios
  • Desenvolver o vocabulário de negócios utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações de negócios, metáforas,  e expressões  idiomáticas.
  • Abordar, em inglês, o estudo de temas diversos: estruturas organizacionais, estilos de liderança, competitividade, globalização,  estratégias competitivas , crises políticas e econômicas,    princípios de administração  e estratégias de Marketing.
  • Estudar os comportamentos  multiculturais no ambiente de negócios ( Globalização e interações  econômicas,  culturais e políticas ,para um melhor   entrosamento  de   negócios competitivos entre  povos  diferentes ao redor do globo).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. General English X  Business English
  2. Money, Money, Money (Joel Grey)
  3. Globalization
  4. Communicating across cultures
  5. Cultural Stereotypes  and Management
  6. Skills and  Qualifications/ The Right Skills
  7. The Evolving Web
  8. Digital Taylorism
  9. Business Word Chain
  10. Companies and their industries
  11. Organizations/ Employment  and Employability
  12. Dictogloss ( Meet Suzane Klatten)
  13. Competition
  14. Making a Profit
  15. Doing Business in  China: learn from Dell
  16. Market Trends
  17. Military Metaphors / Sports Metaphors /Health Metaphors
  18. Competitive Strategy and Advantage
  19. Modernizing  the Japanese way of working
  20. People and Workplaces
  21. Theories of Motivation
  22. Leadership and Management Styles
  23. Management Styles
  24. Job Satisfaction
  25. Leaving a Company
  26. Equality and Diversity
  27. Striving for Perfection
  28. Corporate Governance
  29. Wrongdoing  and Corruption
  30. The Great Betrayal
  31. Crises Management: Business Case: McDonald’s crying over spilled coffee
  32. Crisis Management: Business Case: Coke Products  banned in Belgium
  33. The 4 P”s” and Beyond

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando oportunidades para  comunicação em língua inglesa em grupos e individualmente;
  • Utilização de textos,  games, e apresentações
  • Exercícios  teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.

 

BIBLIOGRAFIA:

CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0

THE ECONOMIST. Apr. 23rd, 2016 .

HARVARD BUSINESS REVIEW. Dec. 2015. Vol 93 Issue 12 , p.20

HARVARD BUSINESS REVIEW . Mar. 2016 . p.98-101.

MACKENZIE, Ian. Management and Marketing: with mini-dictionary of 1,000 common terms. Church Road, England: Language Teaching, 1997. 144 p.  ISBN – 1-899396-80-2.

MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.

MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Intermediate . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN – 978-0-521-7486-2

PILBEAM, Adrian. Market  Leader: working across cultures. Harlow, Pearson Education, 2010. 96 p. ISBN- 978-1-4082-2003-0

TRAPPE, Tonya;  TULLIS, Graham.  Intelligent Business  Coursebook. Harlow, Pearson Education, 2006.  176.p. ISBN-  978-1-4082-5601-5

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).  Tem ministrado cursos de Inglês para  negócios por 20 anos  através de especializações em TESOL    ( Teaching of English as Second Language ) realizadas no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies). Tem formação em Orientação Educacional para Cursos  no Exterior e atua como Diretora da US Edukation & MBA Consulting e  Coordenadora do International Office da FECAP.