Como Elaborar um TCC de Qualidade Dentro das Normas ABNT

  • Carga Horária do Curso:  4 h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532).
  • Data:   ALTERADO DE: 26 de janeiro de 2017
  • PARA: 24 de janeiro de 2017.
  • Horário: 19h00 às 22h20.
  • Professor: Marcelo Krokoscz.
  • Valor: Alunos e Ex-alunos: R$ 60,00
    Público Externo: R$ 240,00

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Plano de ensino:

 

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de graduação e pós-graduação.

 

OBJETIVOS GERAIS:

Refletir sobre as principais exigências requeridas em um relatório de pesquisa; Capacitar o participante para a utilização adequada dos procedimentos de elaboração de um relatório de pesquisa; Apresentar as fases e partes que compõem um trabalho de pesquisa.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Formar a postura científica do aluno;
  • Incorporar a reflexão, interesse e prática científica no processo de estudos discentes;
  • Instrumentalizar tecnicamente o aluno para uso e aplicação de procedimentos metodológicos de investigação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. A importância da prática de pesquisa para a carreira profissional
2. A essência de um TCC de qualidade
3. O processo de pesquisa
4. A estruturação do relatório de pesquisa
5. Erros comuns e dicas práticas para elaboração de um TCC
6. Redação científica
7. Recursos e ferramentas para pesquisadores
 

BIBLIOGRAFIA:

1. CERVO, L. A.; BERVIAN, P. SILVA. R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2007.

2. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

3. VOLPATO, Gilson. [200?] Curso de Redação Científica. Disponível em: <http://propgdb.unesp.br/redacao_cientifica/>. Acesso em: 3 dez. 2013.

4. GINZBURG, Vitaly L.. Educação, ciência e acaso. In: CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS. Algumas razões para ser cientista. Rio de Janeiro: CBPF, 2005.

5. KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012MARCONI, Marina de Andrade;

6. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

8. MARTINS, G. de A; THEÓPHILO, C. R. Metodologia de investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

 

DOCENTE:

Doutor em Educação (FEUSP); Mestre em Educação (FEUSP); Licenciado em Filosofia (UNIFAI), Bacharel em Teologia (UNIFAI); Licenciado em Pedagogia (UNIBAN); Membro da rede acadêmica mundial para o enfrentamento do plágio (PlagiarismAdvice.org); Autor dos livros “Autoria e Plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores” (Atlas, 2012) e “Outras palavras sobre autoria e plágio” (Atlas, 2015); Editor do website www.plagio.net.br; Editor da revista Liceu Online. No meio acadêmico desenvolve pesquisas e apresenta conferências sobre autoria, interesse, originalidade e plágio no processo de produção, redação e publicação científica. No ensino superior é professor de Metodologia Científica e Coordenador do Programa de Iniciação Científica na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP); Na Educação Básica é diretor do Colégio FECAP. No meio editorial realizou trabalhos de consultoria técnica para a publicação de obras didáticas da Editora Moderna e da Editora Ática.