UNIVERSITY LA VERNE, CALIFORNIA

UNIVERSITY LA VERNE, CALIFORNIA

BOLSAS DE ESTUDO (70% NOS PROGRAMAS DE GESTÃO ABAIXO).

WHEN: JANEIRO e JULHO 2020 ( 3 SEMANAS) 30 bolsas para alunos da FECAP

PRAZO DE INSCRIÇÃO: 12 /04/2020

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE MESTRADO , PÓS-GRADUAÇÃO E ALUNOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO 5º. SEMESTRE

A University La Verne ( ULV), com foco em pesquisa ,fundada em 1891, é a universidade particular composta pela Faculdade de Artes e Ciências, Faculdade de Negócios e Administração Pública, Faculdade de Educação , Faculdade de Direito e Faculdade de Administração . Oferece 55 programas de graduação e 18 de Mestrado. A ULV está oferecendo Bolsas de 70% para os cursos de especialização com duração de 3 semanas em JANEIRO E JULHO 2021.

CURSOS OFERECIDOS:

1. ADVANCED TOPICS IN BUSINESS STRATEGY

2. ADVANCED TOPICS IN FINANCIAL DECISIONS AND BUSINESS POLICY

3. ADVANCED TOPICS IN PROJECT MANAGEMENT

4. ADVANCED TOPICS IN MARKETING MANAGEMENT

PRÉ-REQUISITOS

1. Estar cursando MESTRADO, PÓS-GRADUAÇÃO OU do 5º. – 8º. Semestre da GRADUAÇÃO

2. Apresentação do Atestado de Matricula ( 5º. Semestre) ou Histórico Escolar completo da Graduação para alunos graduados

3. Nível Intermediário de Inglês

4. Visto B1/B2 ( Estados Unidos

CUSTOS:

1. INVESTIMENTO US$ 6.478,70 70% DE BOLSA CONCEDIDA US$ 2.034.00

2. ACOMODAÇÃO:

UNIVERSITY LA VERNE

( JULHO) US$ 38.00 / por dia em apartamento single US$ 35.00 em apartamento Double TOTAL 3 SEMANAS US$ 798

HOTEL ONTARIO INTERNATIONAL AIRPORT / FAIRFIELD BY MARIOTT (JANEIRO E JULHO) US$50.00/pessoa/quarto Double com café da manhã

3. VISTO B1/B2 US$ 160

4. ALIMENTAÇÃO US$ 400 ( ESTIMATIVA)

5. AIRPORT PICK UP -DROP OFF US$100 ( ESTIMATIVA)

6. HEALTH INSURANCE US$ 50 ( ESTIMATIVA)

CARACTERÍSTICAS

Com grande foco em pesquisa e publicação científica de ponta, a ULV possui programas de mestrado e doutorado em Administração desde os anos 70, e um corpo docente composto exclusivamente por PhD voltados à produção acadêmica.

INSCRIÇÕES:

1. Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail ricardo.feausp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link: http://bit.ly/332zhcp

2. O Requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e ganham um módulo de inglês gratuito na Califórnia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Prof. Roseli Azevedo – roseli.azevedo@fecap.br

Coordenadora do International Office – FECAP

Prof. Ricardo Britto – rpbritto@usp.br

Doutor em Administração pela FEA-USP

Coordenador do processo seletivo de bolsas de estudos no exterior

2-WEEK INTENSIVE TEACHER’S TRAINING and US CULTURE PROGRAM – MADISON, WISCONSIN

2-WEEK INTENSIVE  TEACHER’S TRAINING and US CULTURE  PROGRAM – MADISON, WISCONSIN

WHEN: July 14-25,2020.

PROGRAM INFORMATION 

OBJECTIVE:

The following outlines (a two-week intensive Teacher Training Program TTP) for English language faculty from FECAP and  national  partner  universities. The TTP program is designed to help faculty expand on their existing English Language teaching skills and earn a TEFL certificate upon completion of the program. The TTP proposal is prepared for FECAP  and it`s  partners  for a minimum group of 10 faculty members. Cost for the TTP is outlined on a cost per student (CPS) basis. 

WESLI –  WISCONSIN ESL INSTITUTE

An Institution Founded in 1981, WESLI has earned an excellent reputation among universities and colleges for equipping international students with skills to succeed in competitive academic environments. Students from all over the world have had satisfying, memorable cross-cultural experiences at WESLI and in Madison. WESLI has a long history of a family-like atmosphere, as teachers and staff care about students personally while they assist them academically. Most staff members have lived abroad, speak one or more foreign languages, have years of experience teaching English, and have been at WESLI for more than 15 years. The Teacher Training Program was established in 1999 and is accredited by the Commission on English Language Program Accreditation (CEA), approved by the Wisconsin Educational Approval Board, and aligned with TESOL International’s Standards for Short-Term Certificate Programs. The mission of Wisconsin English as a Second Language Institute (WESLI), a for-profit, stand-alone IEP, is to prepare student to be collaborative leaders in their chosen academic and professional environments. WESLI will accomplish this mission through exceptional ESL Instruction and Student Services; guided by the following principles as applied to all areas of the organization, staff and students.

PROGRAM CURRICULUM Intensive Teacher Training Program: 

CORE OBJECTIVES:

The full-time study curriculum will include courses in the five core disciplines – Learning Theory, Lesson Planning, Assessment & Constructive Feedback, Practicum, and Language Skills, including grammar, phonetics and pronunciation. These total 45 hours per week. In addition, these classes will assign homework, for approximately 8-10 hours per week. Students may join other WESLI TTP students in these core classes, maximizing language learning potential by forcing students to communicate in English with other students. These classes will have a maximum of 20 students from a variety of other countries.

 In addition to the core Learning Outcomes of the TTP, the following Learning Outcomes will be addressed: 

• How to teach pedagogical grammar. 

• How to teach phonetics for high school teachers and phonics for primary school teachers • How to teach culture based on American English, what is culturally acceptable an what is not

 • How to evaluate (assessment and testing based on the Common European Framework • How to work with competencies • What are the XXI century skills that students must have?

 • How to teach accent reduction for non-native speakers • How to improve fluency and intonation.

Proposed Activities

Students have the opportunity to attend a variety of activities during their stay in Madison, designed to give students a taste of life in Wisconsin. Additional activities may be arranged based on student interest.WESLI teachers will accompany students on all activities so that students maximize their learning. Sample activities include:

 Weekday Activities

 • Tour of the state capitol building 

• Overture Center for the Arts (Plays/Music Performances) 

• Ice Skating Weekend Activities

 • Local Brewery Tour and Tasting

 • Winery and vineyard visits 

• Shopping and dining on State Street

 • Hockey Game

HOUSING & SERVICES Accommodations. 

WESLI has a private student residence, located just one block from the school. Included in this proposal is accommodation in the residence on a shared twin room basis. The residence is an apartment style accommodation with full kitchen, living room and balcony. Each apartment has two bedrooms and two bathrooms.

 Airport Pickup:

 A WESLI team member will pick students up from the Dane County Regional Airport in Madison. If the group arrives at O’Hare International Airport in Chicago, they can take the Van Galder coach bus to Madison (round trip tickets cost $60) and WESLI will pick them up from the bus station. Orientation Upon arrival, students will receive a thorough orientation to WESLI and Madison. To complete enrollment, students will need to bring their passport, and health insurance information (if they already have health insurance)

PROGRAM COSTS :

The fees below list all fees on a per student basis, for each of the 10 group members. 

Program Costs Include

Application & Administration Fee  US$125 
Tuition (Core Curriculum: 36 Total Hours)  US$1120 Books & Materials (rental, with an option to purchase) 
Placement Fee US$ 200
Airport Pick-up (from Chicago) & Return  US$ 100
$70 Residence Accommodation  US$ 70
(Twin Rooms) US $800 
Activities US$200 
Welcome & Departure Group Dinner US$ $100 
Total Cost US $2,715

VISA  Teachers will  apply for B1/B2 Visas.  An Invitation Letter  will be sent to all  10 participants.

VANCOUVER SCHOOL BOARD ( VSB)

O Programa de educação internacional do VSB proporciona aos alunos não canadenses a oportunidade de estudar em uma escola local, ter um certificado de conclusão de segundo grau ou  apenas  por  UM SEMESTRE e  conviver  com professores e  alunos  canadenses  e internacionais.  Além disso, os  alunos retornam com  domínio completo na  língua  inglesa  e  com conhecimento de “soft-Skills” necessários  para  prosperar  no ambiente  de trabalho do futuro.

SOBRE VANCOUVER

  1. População de  2.500.000 habitantes
  2. Variação climática de 5 a  27 graus
  3. O aeroporto de Vancouver é um “hub “ movimentado
  4. Serviços multilíngues de apoio aos  estudantes
  5. Região próspera  com famílias  receptivas e de grande comprometimento  como bem-estar dos alunos.

ESCOLAS  DE ENSINO MÉDIO  DO VANCOUVER SCHOOL BOARD

As escolas de Vancouver acolhem  muito  bem os estudantes internacionais. As  escolas oferecem programas de alta qualidade com subsídio dado pelo governo das Províncias, contando   com professores qualificados e  treinados para  receber alunos estrangeiros .

HIGHLIGHTS

  1. Excelente infra-estrutura
  2. Professores  qualificados
  3. ANO LETIVO: De Set. a  Janeiro  e de Fev. a Junho
  4. Excelentes cursos opcionais e obrigatórios
  5. Certificado  de Conclusão da Província da   Columbia Britânica
  6. Curso de Inglês como segunda língua gratuito
  7. Famílias anfitriãs acolhedoras
  8. Os Diplomas obtidos em Vancouver são reconhecidos mundialmente
  9. Cultural Competence ( convívio com alunos  de 16  países; Hong Kong, Vietnam,Estados Unidos, Alemanha, México)
  10. Tamanho das turmas (  De 20-30 alunos)

CURSOS  OPCIONAIS  

  1. História, Geografia,Cálculo, Contabilidade, Direito
  2. Banda , Orquestra de Cordas, Coral, Teatro, Dança, Artes Gráficas,Design de Moda,Estudos de Cinema
  3. Cursos  com crédito( Francês, Espanhol,Japonês  e  Mandarin)
    Tecnologia da Informação, e Design assistido por computador (CAD)
  4. Estudantes com resultados escolares acima da média podem fazer  cursos de  Colocação avançada ( Advanced Placement) em Cálculo, Informática, Literatura , História e Ciências.

CONHEÇA  ALGUMAS  ESCOLAS:

  • SIR WINSTON CHURCHIL SECONDARY  SCHOOL
  • DAVID THOMPSON SECONDARY SCHOOL
  • ERIC HAMBER SECONDARY SCHOOL
  • GLASTONE SECONDARY SCHOOL
  • JOHN OLIVER SECONDARY SCHOOL
  • KING GEORGE SECONDARY  SCHOOL
  • TEMPLETON SECONDARY SCHOOL

Informações  adicionais – Roseli  Azevedo  –    Coordenadora do  Inyternational  Office  – roseli.azevedo@fecap.br

CALGARY  BOARD OF  EDUCATION

BEM-VINDO  AO CONSELHO EDUCACIONAL DE  CALGARY!

O  CALGARY  BOARD OF EDUCATION  atende  20 escolas de  ensino fundamental e Médio no Estado de Alberta, servindo uma  população  de 10.000  alunos . Oferece uma grande variedade  de programas para satisfazer a  complementação da educação dos  alunos de acordo com as tendências  profissionais da realidade e do  talento do aluno.

I – CALGARY

Calgary é uma  formidável cidade para estudar e viver; possui     segurança , limpeza e ótimo padrão de vida. O transporte público   por meio de ônibus ou trem é  muito conveniente. As famosas  montanhas  rochosas ficam a uma  hora de carro da cidade e oferecem  muitas oportunidades para esqui, caminhadas e acampamentos.

Calgary tem a sorte de ter  ventos  regulares chamados de “Chinook” que ajudam a esquentar a cidade durante o inverno. Os invernos são geralmente brandos e os verões são confortáveis. Todos os prédios públicos e residências têm sistema  de aquecimento  central.

II- CURRICULUM – HIGH  SCHOOL

O Calgary Board of Education  segue o Programa de Educação da Província de Alberta. Estudantes que  completam os cursos  colegiais podem receber créditos de Alberta para receber o Diploma de Conclusão.

Todas s matérias são  assistidas por  professores com Certificação em Alberta, cada um tendo n o mínimo uma formação educacional de 4 anos de ensino superior. Há, também um  grande número de  professores com Mestrado e  Doutorado.

 III –  ANO ESCOLAR

Os alunos podem iniciar o Colegial no Inicio dos Semestres ( FEVEREIRO OU   SETEMBRO) de cada ano.

IV –  ATIVIDADES EXTRACURRICULARES  GRATUITAS

  • INGLÊS  COMO SEGUNDA  LINGUA – ENGLISH AS A SECOND LANGUAGE
  • ENGLISH LANGUAGE LEARNING – AULAS EXTRAS DE INGLES
  • PROFESSIONAL DEVELOPMENT COURSE
  • ATHLETICS
  • INFORMATION  TECHNOLOGY  CLASSES

Todos os alunos estrangeiros têm suporte  completo ( Writing / Speaking /Listening and Reading) sem custos adicionais.

V –  EDUCAÇÃO  COM PROCESSO  HOLÍSTICO   (  MULTIPLE CHOICE)

High school today offers a wide array of choices so students may explore an area of interest deeply or learn in different ways. Use the links below to learn more about these choices.

Advanced Placement / Arts- Centred Learning / Canadian Studies / Career and Technology Studies/ International Baccalaureate / Foreign Languages / Evening Classes / Outreach / Odd-campus Education / Pregnant  & Parenting Teens.

VI – HOMESTAY -2020-2021

Os  funcionários  do CANADA   HOMESTAY  NETWORK   selecionam famílias  para hospedar os estudantes internacionais  , respeitando-se as normas de  segurança e dedicação.

VII –  SEGURO-SAÚDE

É  obrigatório a apresentação de seguro-saúde para todos os alunos internacionais.

 

Módulo 2 – Grupos Vulneráveis e as Políticas Externas Europeias para os Direitos Humanos e Democracia

Período de Inscrição: 05  a 14/02/2020
Período de Aulas: 06/03/2020 a 22/06/2020
Datas e horários de aula: sexta-feira, 17h10 às 18h50
Idioma: O curso será ministrado em português, com exceção dos dois dias de European Day Campus, que receberá professores convidados nos idiomas inglês e espanhol.
Carga Horária: 40 horas
Local de Realização: FECAP Liberdade (Av. Liberdade, 532 – São Paulo)
Investimento: Gratuito
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, especialistas e demais interessados no tema.
Divulgação do resultado da seleção: 18/02/2020
Vagas limitadas. Inscrição sujeita à análise.

 

Abordagens e leituras distintas da Ciência Política enquadram a vulnerabilidade como uma construção política. Este curso irá apresentar uma introdução de uma perspectiva de direitos humanos para analisar e avaliar a política de direitos humanos e democracia da União Europeia e o seu impacto sobre grupos vulneráveis na União Europeia (EU) e no mundo, com especial ênfase na América Latina e no Brasil, por meio da adoção de perspectivas críticas em relação à vulnerabilidade, e articulando (a) categorias específicas de direitos humanos, como, por exemplo, crianças, mulheres, migrantes, negros, LGBTI+,  e (b) questões relacionados à produção de danos a eles, como atrocidades, tortura, estupro, escravização, luto e morte.

 

Conteúdo Programático

(06/03) – Apresentação do Programa;
(13/03) – Vulnerabilidade como uma construção política: o conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para a UE;
(20/03) – Os direitos humanos e sua aplicação a vulnerabilidades especificas;
(27/03) – A proteção internacional de grupos vulneráveis;
(03/04) – A proteção de grupos vulneráveis na UE;
(10/04) – Feriado;
(17/04) – As Políticas de Direitos Humanos e Democracia da UE e seus impactos sobre grupos vulneráveis;
(24/04) – Estudo de Caso I;
(01/05) – Feriado;
(08/05) – Estudo de Caso II;
(15/05) – Estudo de Caso III:
(22/05) – Estudo de Caso IV;
(29/05) – Estudo de Caso V;
(05/06) – Estudo de Caso VI;
(12/06) – A América Latina como alvo das políticas externas da UE para Direitos Humanos e  Democracia e seus impactos sobre grupos vulneráveis;
(19/06) – Considerações Finais

Estudos de Caso: Direitos das Mulheres; Direitos das pessoas LGBTI; Direitos das pessoas migrantes e dos refugiados; Discriminação contra as pessoas negras; Defensores de Direitos Humanos; Pessoas com Deficiência;

European Day CampusNeste módulo, haverá um dia de imersão com especialistas no tema “Perspectivas e Política da Inovação da UE”. Data a definir.

Outras informações:
– Os módulos são válidos como hora de atividade complementar.
– Haverá emissão de certificado com a chancela da FECAP e da Cátedra Jean Monnet da Comissão Europeia. No caso de realização dos três módulos, haverá a emissão de certificação internacional deste programa.
– Os alunos deverão ter frequência mínima de 70% para aprovação no módulo.

Mais informações: europa@fecap.br

Professora Responsável: Profaªª. Drª. Cláudia Marconi – Titular da Cátedra Jean Monnet

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestre (2009) e Doutora (2013) em Ciência Política pela USP. É professora do Departamento de Relações Internacionais e, atualmente, Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP. Atua também como professora da Graduação em Relações Internacionais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasil-União Europeia e Titular da Cátedra Jean Monnet, cofinanciada pelos fundos Erasmus+ da União Europeia. Sua agenda de pesquisa gira em torno da temática da governança global dos direitos humanos, dos processos e mecanismos de justiça internacional e transicional, assim como dos debates teóricos da Escola Inglesa e da construção de pontes entre a Teoria das RI e a teoria política internacional.

 

Cátedra Jean MonnetINSCREVA-SE

Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional – Módulos I, II & III

Viver ou trabalhar em condomínio é uma
realidade que cresce em todas as cidades do país.

 

Essa opção de moradia ou trabalho exige o acompanhamento de profissionais especializados para que haja a valorização constante do patrimônio, tranquilidade e segurança de todos. O curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional visa ampliar o conhecimento e aprofundar alguns temas abordados. Esse programa procura ainda atender às frequentes solicitações dos alunos e ex-alunos que clamavam por conteúdos, que os mantivessem atualizados e preparados para as exigências do mercado, com a mesma clareza e praticidade. Revela várias formas e índices de controle, que são fundamentais para os síndicos, principalmente para os que exercem a atividade como profissão.

 

SAIBA + INFORMAÇÕESINSCREVA-SE

Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (Aplicação para as certificações CPA-20, CEA e CFP)

Curso: Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (Aplicação para as certificações CPA-20, CEA e CFP)
Período de inscrição: 26/01/20
Data: 27, 28, 30, 31 de janeiro, das 19 às 22h40, e 01 de fevereiro, das 09 às 17h20
Carga horária: 24 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 408,00
Público externo: R$ 816,00
Professor: Marcelo Cambria
PÚBLICO-ALVO:
Estudantes e profissionais interessados em adquirir capacitação para a obtenção das principais certificações exigidas para a atuação no mercado financeiro brasileiro.

OBJETIVO(S):
Capacitar para a obtenção das principais certificações exigidas para a atuação no mercado financeiro brasileiro

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (Aplicação para as certificações CPA-20, CEA e CFP)

Índices de Avaliação de Investimentos
Intervalo de Confiança
Risco e Retorno
Distribuição Normal
Medidas de Tendência Central
Medidas de Dispersão
Risco de Liquidação
Risco de Contraparte
Risco de Carteira
Covariância
Risco de Crédito
Risco País
Risco de Liquidez

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:
Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando suporte aos debates, discussões e dinâmicas de grupo;

Simulados e exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR
Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP; Professor de Contabilidade, Finanças, Mercado Financeiro e de Derivativos para os cursos de graduação em Economia, Administração e Contabilidade, dos cursos de pós-graduação em Controladoria de Gestão e CPC/IFRS e dos cursos de extensão da Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado – FECAP; Coordenador do curso de MBA Executivo em Finanças da FECAP;

Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais da FECAP; Sócio-diretor da MC Consult, consultoria contábil, financeira e de investimentos nas áreas de políticas contábil, gestão de risco, tesouraria, implantação de normas contábeis e hedge accounting;  e Coautor e revisor dos livros “Curso de Mercado Financeiro – Tópicos Especiais.” Ed. Atlas. 2.ed. 2012 e da versão traduzida de “Administração Financeira”, do Stephen Ross. Ed. McGraw-Hill. 10.ed.; 20 anos de experiência: Sabesp, Itaú-Unibanco, AC Invest, B3, Citibank, HSBC, Banco Barclays e BankBoston. Foi membro do Comitê de Serviços Qualificados de Custódia e Controladoria da ANBIMA em 2011

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA O CURSO (não faz parte do material do curso)

  1. SECURATO, José Roberto, SECURATO, José Cláudio. 500 Testes para certificação ANBIMA / CPA – 20 – Certificação Profissional ANBIMA – Série 20. São Paulo: Saint Paul Editora, 2010.
  2. ABREU, Edgar Gomes de. Certificação ANBID: CPA-20: 400 questões de prova com gabarito comentado. São Paulo: Novatec Editora, 2011.
  3. GALLAGHER, Lilian Massena. Exame de Certificação CPA – 20 – Teoria. São Paulo: Elsevier, 2012
  4. GALLAGHER, Lilian Massena. Exame de Certificação CPA – 20 – Questões . São Paulo: Elsevier, 2012

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Introdução ao Mercado de Derivativos: Termo, Futuro, Swap e Opções (com cálculos)

Curso: Introdução ao Mercado de Derivativos: Termo, Futuro, Swap e Opções (com cálculos)
Período de inscrição: até 18/01/2020
Data: 20, 21 e 23, das 19 às 22h40
Carga horária: 12 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 204,00
Público externo: R$ 408,00
Professor: Marcelo Cambria

Público-Alvo:
Estudantes, profissionais, e interessados no mercado de derivativos que busquem conhecimento e as certificações relevantes do mercado.

Objetivo:
Apresentar os conceitos de mercado derivativos com foco nos produtos do mercado a termo, futuro, swap e de opções.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de mercado derivativos;
  • Participantes;
  • Produtos do mercado a termo, futuro, swap e de opções;
  • Estratégias de hedge e especulação; e
  • Exemplos de operações e cálculos.

Metodologia – Estratégia de Ensino:
Exposição do professor, debates, discussões, exercícios de cálculos e cases vivenciados no mercado.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP; Professor de Contabilidade, Finanças, Mercado Financeiro e de Derivativos para os cursos de graduação em Economia, Administração e Contabilidade, dos cursos de pós-graduação em Controladoria de Gestão e CPC/IFRS e dos cursos de extensão da Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado – FECAP; Coordenador do curso de MBA em Mercado de Capitais da FECAP; Professor da graduação para graduados, dos MBAs em Gestão Tributária, MBA em  Contabilidade e Finanças (CEFIN), MBA CEFIN-Itaú, MBA em Controladoria para o Banco do Brasil, MBA em Relações com Investidores, Curso de Contabilidade Avançada – IFRS/CPC para a CVM e dos cursos de educação executiva; Professor da M2M, do Instituto Educacional da B3, do INPG, da TREVISAN e da PRACTA; Coautor e revisor dos livros “Curso de Mercado Financeiro – Tópicos Especiais.” Ed. Atlas. 2.ed. 2012 e da versão traduzida de “Administração Financeira”, do Stephen Ross. Ed. McGraw-Hill. 10.ed.; Trabalha há mais de 17 anos no mercado financeiro. Trabalhou no Itaú-Unibanco, na área de políticas contábeis para as operações da tesouraria do Itaú BBA. Atuou também nas áreas de gestão de ativos de um family office (AC Invest), produtos (B3 e Citibank), operações de custódia e de tesouraria (HSBC, Banco Barclays e BankBoston) e na corretora HSBC; Consultor nas áreas contábil, financeira, bancária e de investimentos; Foi membro do Comitê de Serviços Qualificados de Custódia e Controladoria da ANBIMA em 2011.

 

 

Processo Legislativo Orçamentário

Período de inscrição: até 26/01/20
Data: 27, 28, 29, 30 e 31 de janeiro, das 19 às 22h40
Carga horária: 20 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 340,00
Público externo: R$ 680,00
Professora: Cristina Duarte Silva

PÚBLICO-ALVO:
Interessados em compreender as escolhas orçamentárias do governo, esclarecendo a linguagem, os instrumentos e as técnicas utilizadas, especialmente o papel do Poder Legislativo nesse importante instrumento da gestão pública.

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:

  • Compreender a base conceitual, a regulação constitucional e legal e os procedimentos operacionais referentes ao ciclo orçamentário;
  • Estabelecer a importância do processo legislativo orçamentário, de modo a viabilizar o desenvolvimento de atividades de monitoramento e participação nos processos decisórios relativos à elaboração e à execução do orçamento público.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Noções e breve histórico do Orçamento Público. Conceitos de receitas e despesas. Sistema orçamentário brasileiro (PPA/LDO/LOA). Princípios orçamentários. Processo legislativo e processo legislativo orçamentário. Lei de Responsabilidade Fiscal e transparência.

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Estudos de Casos.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Cristina Duarte Silva, advogada, especialista em Orçamento Público, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, especialista em Direito Tributário e Direito do Estado, ambos pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE. Pós-graduanda em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, na Escola Brasileira de Direito – EBRADI. Servidora aposentada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde atuou, por mais de 20 anos, no âmbito das Comissões Parlamentares e monitoramento e acompanhamento de projetos e elaboração de pareceres técnicos nas áreas de orçamento publico e contas de governo.

 

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Constituição (1988). Disponível em www.planalto.gov.br

GIACOMONI, James. Orçamento público. 12. ed. ampliada, revista e atualizada – São Paulo: Atlas, 2003.

HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 1997.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública: teoria e prática. 9. ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

Lei Complementar nº 101, de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, disponível em www.senado.gov.br.

Lei n º 4320, de 1964, disponível em www.senado.gov.br.

MORAES, Alexandre de, Direito constitucional. 7.ed. revista, ampliada e atualizada com a EC nº24/99, São Paulo: Atlas, 2000.

Portaria nº 42, de 1999, disponível em www.planejamento.gov.br.

Portaria Interministerial nº 163, de 2001, disponível em www.planejamento.gov.br, portal SOF.

Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, disponível em www.al.sp.gov.br.

SÃO PAULO. Constituição (1989). Disponível em www.al.sp.gov.br.

 

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Análise Fundamentalista para o Mercado de Ações

Curso: Análise Fundamentalista para o Mercado de Ações
Período de inscrição: até 19/01/2020
Data: 20, 21, 22, 27, 28 e 29, das 19  às 22h40
Carga horária: 24 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 408,00
Público externo: R$ 816,00
Professor: Giácomo Diniz

PÚBLICO-ALVO:
Investidores e profissionais iniciantes do mercado financeiro que buscam conhecer mais sobre como analisar empresas para investimento em suas ações.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conhecer as etapas do processo de análise de uma empresa de capital aberto;
  • Analisar de forma simplificada as demonstrações financeiras de uma empresa;
  • Montar e avaliar os principais indicadores financeiros aplicados na análise fundamentalista de ações;
  • Interpretar os múltiplos de mercado como P/L, P/VPA, Dividend Yield, entre outros;
  • Ter noções de como avaliar uma empresa pelo modelo de desconto de dividendos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aulas 1: Estrutura de uma Análise

1.1       Introdução à Análise Econômica (Top Down)
1.2       Introdução à Análise Financeira (Botton-up)
1.3       Aspectos qualitativos de uma análise.
1.4       Guia: como conhecer uma empresa na prática
1.5       Estrutura das Demonstrações Financeiras
1.6       Balanço patrimonial       

Aula 2: Estrutura das Demonstrações Financeiras

2.1       Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE)
2.2       Natureza Operacional do Resultado: EBIT, EBTIDA e NOPAT.
2.3       Demonstrações do Fluxo de Caixa (DFC)
2.4.      Análise Horizontal do Balanço e DRE
2.5.      Análise Vertical e de Rentabilidade do Negócio
2.6.      Margem Bruta
2.7.      Margem EBIT/EBITDA
2.8.      Margem Líquida
2.9.      ROE

Aula 3: Indicadores de Estrutura de Capital e Giro de Caixa

3.1.      Indicadores de Estrutura e Liquidez
3.2.      Endividamento de curto prazo, Endividamento Total e Part. do Capital
Próprio
3.3.      Índice Dívida Onerosa Líquida/ Patrimônio Líquido
3.4.      Índices de Cobertura de Juros (Despesa Financeira/EBITDA)
3.5.      Índice de Liquidez Corrente e Seca
3.6.      Prazos Médios e o Ciclo Financeiro:
3.7.      A Necessidade de Capital de Giro
3.8.      Capital Circulante Líquido e Capital de Giro

Aula 4: Análise de Múltiplos

4.1       Preço e Expectativas
4.2       Múltiplos de Preço
4.3       Índices Preço Lucro (P/L); Preço Valor Patrimonial (P/VPA)
4.4       Pay-out
4.5       Dividend Yield
4.6       Estudo de Caso no Excel

Aula 5: Custo de Capital do Acionista (CAPM) e Introdução ao Valuation

5.1       Natureza do Risco
5.2       Retorno Esperado
5.3       Risco Diversificável
5.4       Risco Sistêmico
5.5       Beta de uma ação
5.6       Equação do CAPM
5.7       Estudo de Caso no Excel
5.8       Firm Value vs Equity Value
5.9       A natureza dos dividendos
5.10     Relação entre rentabilidade e Pay-out

Aula 6: Modelo de Desconto de Dividendos (DDM)

6.1       Uma empresa como perpetuidade
6.2       Introdução ao modelo de dois estágios
6.3       Elaboração de premissas e projeções
6.4       Estudo de Caso no Excel
6.5       Exercício de Fixação


METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Cases de sucesso no varejo brasileiro e internacionais;
  • Dinâmicas para aplicação do conhecimento na prática;
  • Fórum para esclarecimento de dúvidas profissionais ou acadêmicas.


AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.


CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Giácomo Diniz é formado em Economia pela FEA-USP, com Especialização em Mercado de Capitais. Atua há mais de vinte anos como especialista em finanças, avaliação de empresas e gestão de fortunas. Também é empreendedor no setor de tecnologia e professor de ANÁLISE FINDAMENTALISTA e VALUATION no IBMEC-SP, CNF e na B3 Educação.

 

BIBLIOGRAFIA:

MALAFA, F. Análise de Demonstrativos Financeiros e da Performance Empresarial – Para Empresas não Financeira – Editora Sant Paul, 3º Edição 2018.

Serra, R e Wickert, M. Valuation – Guia Fundamental e Modelagem em Excel® (Português) Capa Comum – Atlas, 1º Edição, 29 jul 2019