inteligência Analítica em CRM – Ampliação de Customer Lifetime Value

  • CARGA HORÁRIA: 12 horas-aula
  • DATAS: 24 de junho e 01, 22 e 29 de julho das 19h00 às 22h40
  • Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$204,00
  • Externos: R$408,00
  • Período de Inscrição: 15/04/19 à 21/06/19

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PÚBLICO-ALVO:

Estudantes em busca de aperfeiçoamento acesso a oportunidades numa área de grande carência profissional ou Diretores, Gerentes e demais profissionais de Varejo com o desafio de rentabilizar o portfólio de clientes do seu negócio.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Entender os instrumentos de geração de valor em Customer Relationship Management (CRM);
  • Ser capaz de realizar um orçamento de CRM baseado em Customer Lifetime Value (CLV);
  • Desenvolver habilidade nas técnicas de gestão de CRM e decisão orientada por dados;
  • Ser capaz de aferir resultados de ações de CRM, utilizando técnicas adequados, com fundamentação científica.
  • Compreender fundamentos de CRM B2B e B2C;
  • Desenvolver habilidades para a construção de segmentação de comportamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Estratégias de Customer Relationship Management (CRM), Cálculo de Customer Lifetime Value (CLV), tomada de decisão orientada por dados, Gestão de CRM em Varejo, CRM B2B e B2C.

 METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Cases de sucesso no varejo brasileiro e internacionais;
  • Dinâmicas para aplicação do conhecimento na prática;
  • Fórum para esclarecimento de dúvidas profissionais ou acadêmicas.

 AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Neilson Lopes possui mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, consultoria e varejo. Formado em Administração de Empresas na FECAP. Mestre em Finanças pelo Mackenzie, Programa de Liderança Harvard University, pós-graduação em Estatística pela USP e Gestão de Risco pela FGV e Filosofia na Faculdade São Bento.

 

BIBLIOGRAFIA:

GREENBERG, P. CRM na velocidade da luz. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DEMOGisela; PONTES, Valter. Marketing de relacionamento (crm): estado da arte e estudos de casos. São Paulo: Atlas, 2008.

Prática Oratória: como falar bem em público

  • Carga Horária do Curso: 08h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 03 de agosto das 09h00 às 16h40
  • Professor: Luís Fernando Lopes
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$136,00
  • Valor Público Externo: R$272,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais e estudantes, de quaisquer áreas, interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível para a elaboração de apresentações empresariais e acadêmicas, com técnicas e dicas, inclusive, para a superação do medo de falar em público.

OBJETIVO:

Buscar eliminar os principais obstáculos para uma boa e correta comunicação oral nos âmbitos empresarial e acadêmico, contribuindo para aumentar a eficácia da prática oratória do interessado, superando o medo de falar em público.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. A comunicação.
  2. O orador e o público-alvo.
  3. Como montar uma apresentação.
  4. Quando lançar mão de um recurso visual.
  5. Questões práticas, incluindo o uso de microfone, os vícios de linguagem, os erros gestuais e posturais e a utilização adequada do laser pointer.
  6. O que não fazer em uma apresentação.
  7. Os níveis de formalidade.
  8. Como apresentar o discurso.
  9. Como responder a perguntas.
  10. Qualidades a desenvolver para falar melhor.
  11. Como controlar e superar o medo de falar em público.

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

Exposição dialogada, apresentando técnicas para a fala em público eficaz, com discussões e dinâmicas

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente a, no mínimo, 70% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Luís Fernando Lopes é Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC de São Paulo, e especialista em Língua, Literatura e Semiótica, pela Universidade São Judas. Sua experiência profissional inclui diversos cargos em instituições financeiras (Itaú, Bradesco, Excel, Excel-Econômico e Banco Bilbao Vizcaya) e docência em cursos de Pós-Graduação e de Graduação em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Secretariado, Comunicação Social, Nivelamento de Português e Ensino a Distância, ministrando as disciplinas de Redação/Comunicação Empresarial, Português Instrumental, Redação Publicitária e Comunicação e Expressão Oral, além de cursos de Extensão sobre Prática Oratória para Apresentações Empresariais e Acadêmicas e sobre Técnicas e Dicas para Dominar o Medo de Falar em Público. Também presta consultoria a empresas e profissionais para treinamentos em comunicação empresarial (oral e escrita).

BIBLIOGRAFIA:

BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo, Ática.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. São Paulo: Saraiva.

Superdicas para falar bem em conversas e apresentações. São Paulo: Saraiva.

Excel Avançado 4

  • Carga Horária do Curso: 08h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 29 e 30 de julho das 19h00 às 22h40
  • Professor: Marcelo Dutra
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$136,00
  • Valor Público Externo: R$272,00

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PÚBLICO-ALVO:

Alunos e profissionais que busquem aprimorar seus conhecimentos na utilização das ferramentas de otimização disponíveis no Excel.

OBJETIVO:

Introdução à otimização de planilhas eletrônicas no Microsoft® Excel por meio de recursos oferecidos pelo VBA (Visual Basics for Applications).

PRÉ-REQUISITOS:

Tenha participado de nossos cursos: Excel Básico, Excel Avançado 1, Excel Avançado 2 e Excel Avançado 3 ou possua conhecimentos equivalentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Inserindo macros com o gravador
  • Introdução ao VBA
  • Operadores e variáveis
  • Inserindo macros sem o gravador
  • Criando interfaces para usuário (Message Box / Input Box)
  • Instruções If…Else… End If
  • Instruções Do…While,
  • Instruções For…Next

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

Apresentação e uso das funções seguidas de exercícios de aplicação.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Marcelo Dutra é graduado pela FECAP em Administração de Empresas com Ênfase em Governança Corporativa, pós-graduado (também pela FECAP) em Marketing Digital, e atualmente está cursando MBA em Business Intelligence and Analytics pela FIAP. Atua como Analista de Sistemas Senior na FECAP, sendo especialista em ERPs Totvs (Protheus e RM) e ferramentas de Workflow e Business Intelligence.

 

Inteligência Analítica em CRM – ampliação de Customer Fifetime Value

  • Carga Horária do Curso: 12h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 24 de junho e 01, 22 e 29 de julho das 19h00 às 22h40
  • Professor: Neilson Lopes
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$204,00
  • Valor Público Externo: R$408,00

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes em busca de aperfeiçoamento acesso a oportunidades numa área de grande carência profissional ou Diretores, Gerentes e demais profissionais de Varejo com o desafio de rentabilizar o portfólio de clientes do seu negócio.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Entender os instrumentos de geração de valor em Customer Relationship Management (CRM);
  • Ser capaz de realizar um orçamento de CRM baseado em Customer Lifetime Value (CLV);
  • Desenvolver habilidade nas técnicas de gestão de CRM e decisão orientada por dados;
  • Ser capaz de aferir resultados de ações de CRM, utilizando técnicas adequados, com fundamentação científica.
  • Compreender fundamentos de CRM B2B e B2C;
  • Desenvolver habilidades para a construção de segmentação de comportamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Estratégias de Customer Relationship Management (CRM), Cálculo de Customer Lifetime Value (CLV), tomada de decisão orientada por dados, Gestão de CRM em Varejo, CRM B2B e B2C.

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Cases de sucesso no varejo brasileiro e internacionais;
  • Dinâmicas para aplicação do conhecimento na prática;
  • Fórum para esclarecimento de dúvidas profissionais ou acadêmicas.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Neilson Lopes possui mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, consultoria e varejo. Formado em Administração de Empresas na FECAP. Mestre em Finanças pelo Mackenzie, Programa de Liderança Harvard University, pós-graduação em Estatística pela USP e Gestão de Risco pela FGV e Filosofia na Faculdade São Bento.

 

BIBLIOGRAFIA:

GREENBERG, P. CRM na velocidade da luz. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DEMO, Gisela; PONTES, Valter. Marketing de relacionamento (crm): estado da arte e estudos de casos. São Paulo: Atlas, 2008

Excel VBA para Finanças de Mercado

  • Carga Horária do Curso: 16h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 31 de julho e 02 de agosto das 19h00 às 22h40 e dia 03 de agosto das 09h00 às 16h40
  • Professor: José Monteiro Varanda Neto
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$272,00
  • Valor Público Externo: R$544,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

 

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de graduação e pós-graduação em Economia, Engenharia, Administração, Contabilidade, Matemática, Física ou outras carreiras que apresentem razoável conhecimento de matemática e interesse em trabalhar no mercado financeiro e profissionais que tenham interesse em criar algoritmos em VBA para resolução de problemas práticos do universo de finanças.

OBJETIVO:

O objetivo desse curso é prover ao participante uma introdução sofisticada ao mundo das finanças quantitativas, onde se unem habilidades de programação de computadores, matemática, estatística e finanças. A metodologia do mesmo consiste em exposições teóricas sobre os conceitos utilizados acompanhados de estudos de caso reais resolvidos com utilização do VBA (Visual basic for Applications) do MS Excel.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

Parte Teórica – Ambiente de Programação em VBA

  1. a) Declaração de Variáveis / Tipos de Variáveis
  2. b) Vetores e Matrizes
  3. c) Leitura de Dados da Planilha e Externos
  4. d) Procedimentos e Funções
  5. e) Tipos de Laços

Parte Prática – Exercícios Numéricos Iniciais

  1. a) Multiplicação de Matrizes
  2. b) Cálculo de Variância e Desvio-Padrão de uma série de tempo

Aula 2

Parte Teórica – Métodos Numérico

  1. a) Zero de Funções por Newton Raphson
  2. b) Zero de Funções por Bissecção
  3. c) Inversão de Matrizes
  4. d) Resolução de Sistemas Lineares
  5. e) Determinante de Matrizes

Parte Prática

  1. a) Função para Newton Raphson
  2. b) Função para Bissecção.
  3. c) Função para Inversão de Matriz
  4. d) Função para Resolução de Sistema Linear
  5. e) Função para Cálculo de Determinante de Matriz

Aula 3

Parte Teórica – Precificação de Títulos de Renda Fixa

  1. a) Preço Teórico de não arbitragem de um título
  2. b) Conceito de yield to maturity (YTM) de um título
  3. c) Modelando o cálculo da TIR pelo algoritmo de Newton-Raphson

Parte Prática

  1. a) Implementação de Newton-Raphson em VBA para fluxo de pagamentos

Aula 4

Parte Teórica – Opções: Teoria e Precificação pelo Método de Black and Scholes

  1. a) Opções sobre Ações – Conceitos Gerais
  2. b) Precificação pelo Modelo de Black and Scholes
  3. c) Conceito de Volatilidade Implícita

Parte Prática

  1. a) Funções para precificação por B&S
  2. b) Função para cálculo de volatilidade Implícita
  3. c) Árvore Binomial para Black & Scholes

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

Aulas expositivas com a teoria que embasa a solução que será utilizada para abordar os problemas específicos listados no Conteúdo Programático e subsequente discussão e execução da solução com a ferramenta VBA do MS Excel.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente em 75% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

José Monteiro Varanda Neto é doutorando em Economia pela FGV-EESP. Possui mestrado em Economia pela FGV-EESP e em Contabilidade e Finanças Corporativas pela PUC-SP, com graduação em Economia pela FEA-USP e Engenharia pela POLI-USP. Desenvolveu carreira em instituições financeiras nas áreas de Risco (Mercado, Liquidez, Crédito e Operacional), Compliance e Pesquisa Quantitativa e atualmente trabalha com modelagem financeira e econômica para clientes na Bloomberg em São Paulo, cobrindo América Latina, EUA e Europa.

Francês Básico – Primeiros Contatos

  • Carga Horária do Curso: 20h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 22 à 26 de julho das 19h00 às 22h40
  • Professor: Phabulo Mendes
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$340,00
  • Valor Público Externo: R$680,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

 

PÚBLICO-ALVO:

Gestores e profissionais interessados em adquirir conhecimentos na língua francesa. O curso de extensão básico em francês pretende oferecer aos interessados um contato inicial com a língua e cultura francesas. Para isso, algumas habilidades da língua serão trabalhadas durante as aulas, sobretudo: expressão oral, gramática, vocabulário, compreensão escrita, com foco em situações cotidianas e reais, além das referências à cultura e história francesas. Este método de ensino será intensivo, comunicativo e dinâmico.

OBJETIVOS:

  • Primeiros contatos com a língua francesa;
  • Compreender estruturas básicas do idioma;
  • Abordar as principais situações do dia a dia;
  • Entender um pouco da cultura francesa, enfatizando suas particularidades.
  • Focar em aspectos peculiares da fonética francesa.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

  • Fonética francesa
  • Particularidades fonéticas do idioma
  • Apresentar-se
  • Vocabulário

Aula 2

  • Pronomes (retos) – Tu et Vous
  • Frases afirmativas (alguns verbos)
  • Verbos ser, estar, ter, ir
  • Profissões

Aula 3

  • Artigos (definidos, indefinidos, partitivos)
  • Vocabulário (comer e beber)
  • Frases negativas

Aula 4

  • Adjetivos
  • Masculino e feminino
  • Um tour por Paris (principais locais)

Aula 5

  • Frases interrogativas
  • O que comprar? Onde comer? O que fazer?
  • Como se deslocar

Aula 6

  • Em viagem
  • Frases comuns e necessárias
  • Expressões comuns da língua

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Desenvolver durante os encontros um ensino é intensivo, comunicativo
  • Uso de frases e expressões motivando a interação dos alunos em grupos e individualmente;
  • Utilização de textos, áudios, vídeos;
  • Exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Phabulo Mendes é Graduado e Mestre em Letras (USP). Bacharelado e licenciado em português e francês. Trabalhou em escolas de idiomas de francês. Estudou na Université Lumière Lyon II em Lyon durante sua graduação. Desenvolveu um projeto piloto para imigrantes estrangeiros na Prefeitura de São Paulo. Atualmente é doutorando em Artes Visuais na UNESP.

BIBLIOGRAFIA:

BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000.

GIRARDET, J;PECHEUR. Campus I. Paris:CLE, 2002. GIRARDET, J. et aI. Panorama de Ia langue française. Paris, CLE, 1998.

GREGOlRE, M. et aI. Grammaire progressive du français – niveau intermédiaire. Paris: CLE, 2000

GREVISSE, M. Le bon usage. Gembloux, Duculot, 1964.

STEEL, R. Civilisation progressive du français. Paris, CLE, 2002. VEIGA. C. Gramática nova do francês. São Paulo, Editora do Brasil, 1990.

Introdução ao Mercado Financeiro

                                                                                                                         

  • CARGA HORÁRIA: 26 horas-aula
  • Data: Dias 22 à 26 de julho das 19h00 às 22h40 e dia 27 de julho das 10h00 às 16h00 (c/ 1h de almoço)
  • Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$442,00
  •  Externos: R$884,00
  • Período de Inscrição: 15/04/19 à 19/07/19
  • Prof. Marcelo Cambria

 

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes, profissionais e interessados em Mercado Financeiro.

OBJETIVO(S):

  • Introduzir os subsistemas normativo e de intermediação;
  • Apresentar as diferenças entre mercado monetário, de crédito, de capitais e derivativos;
  • Destacar as principais operações de renda fixa, renda variável e derivativos; e
  • Carreira no back-office e front-office e certificações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Subsistemas Normativo e de Intermediação;
  • Mercado Monetário – SELIC, CETIP e títulos;
  • Mercado de Crédito;
  • Mercado de Capitais – Processo de lançamento de títulos e valores mobiliários;
  • Ações – Risco e Retorno;
  • Introdução aos Derivativos ; e
  • Carreira no back-office e front-office e certificações.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição do professor, dando suporte aos debates, discussões e dinâmicas de grupo.

 

VALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente em 70% das aulas, no mínimo.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP; Professor de Contabilidade, Finanças, Mercado Financeiro e de Derivativos para os cursos de graduação em Economia, Administração e Contabilidade, dos cursos de pós-graduação em Controladoria de Gestão e CPC/IFRS e dos cursos de extensão da Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado – FECAP; Coordenador do curso de MBA em Mercado de Capitais da FECAP; Professor da graduação para graduados, dos MBAs em Gestão Tributária, MBA em  Contabilidade e Finanças (CEFIN), MBA CEFIN-Itaú, MBA em Controladoria para o Banco do Brasil, MBA em Relações com Investidores, Curso de Contabilidade Avançada – IFRS/CPC para a CVM e dos cursos de educação executiva; Professor da M2M, do Instituto Educacional da B3, do INPG, da TREVISAN e da PRACTA; Co-autor e revisor dos livros “Curso de Mercado Financeiro – Tópicos Especiais.” Ed. Atlas. 2.ed. 2012 e da versão traduzida de “Administração Financeira”, do Stephen Ross. Ed. McGraw-Hill. 10.ed.; Trabalha há mais de 17 anos no mercado financeiro. Trabalhou no Itaú-Unibanco, na área de políticas contábeis para as operações da tesouraria do Itaú BBA. Atuou também nas áreas de gestão de ativos de um family office (AC Invest), produtos (B3 e Citibank), operações de custódia e de tesouraria (HSBC, Banco Barclays e BankBoston) e na corretora HSBC; Consultor nas áreas contábil, financeira, bancária e de investimentos; Foi membro do Comitê de Serviços Qualificados de Custódia e Controladoria da ANBIMA em 2011.

 

Planejamento Estratégico na Prática

  • CARGA HORÁRIA: 16 horas-aula
  • Data: 29, 30, 31 de julho e 01 de agosto das 19h00 às 22h40.
  • Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$272,00
  • Externos: R$544,00
  • Período de Inscrição: 15/04/19 à 26/07/19

 

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais, alunos e empreendedores interessados em desenvolver o pensamento estratégico e ampliar os conhecimentos sobre como construir, analisar, implementar e controlar o planejamento estratégico nas organizações.

 

OBJETIVO(S):

  • Apresentar uma estrutura lógica e organizada de teorias e modelos estratégicos capazes de ampliar o senso crítico e as analises;
  • Expor teorias e modelos estratégicos disponibilizando estudos de casos e indicação de exercícios utilizando ferramentas em Excel e modelos estruturados de análise estratégica;
  • Preparar profissionais, empreendedores e estudantes para pensarem de maneira estratégica;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Conceitos Gerais de Estratégia; Orientação Estratégica (Missão, Visão, Valores), Modelagem de Negócios, Análise de Mercado, Jogos Estratégicos, Análise SWOT, Análise PESTAL, 5 Forças de Porter, Fator Crítico de sucesso, Ciclo de vida de produto, Matriz BCG, Análise de Competidores, Vantagens Competitivas, Estratégias Genéricas, Cadeia de Valor, Resource Based View (RBV), Balanced Scorecard e Mapas Estratégicos.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Fornecimento de apostila completa impressa (118 páginas) aos participantes;
  • Complementação dos conteúdos da apostila com slides de aula;
  • Aulas expositivas com apresentação e discussão das teorias e modelos;
  • Discussões em grupo para desenvolvimento em sala de aula;
  • Sugestão de exercícios complementares para realização em casa (opcional);
  • Estudos de casos baseados em notícias, vídeos institucionais e relatórios oficiais das empresas;
  • Fornecimento de modelos de análise estratégica em Excel para facilitar os estudos.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Lucas Tresso Marcolino, Administrador de Empresas com ênfase em Finanças pela FECAP, MBA em Administração Estratégica pela FIA e Mestrando em Administração pela FECAP. Atualmente é Gerente de Planejamento Estratégico na Daikin (multinacional japonesa líder mundial em ar condicionado) e sua experiência profissional incluir gestão das áreas de Marketing, Importação, Logística Interna, Planejamento Financeiro, Planejamento Estratégico e projetos independentes de consultoria.

 

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Martinho I. R. Manual de Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

BARNEY, J. B. Firm resources and competitive advantage. Journal of Management, v. 17, p. 99-120, 1991.

BRANDENBURGER, A. M., & NALEBUFF, B. J.. Co-opetição – Um conceito revolucionário que combina competição com cooperação. São Paulo: Doubleday, 1996.

COSTA, E. A., BOTTURA, C. P., BOAVENTURA, J. M. G. & FISCHMANN, A. A. Expansão do conceito de co-opetição e sua aplicação para análise de jogos estratégicos na indústria de PCs. 2006c. Proc. of the XXX Encontro Nacional da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, 2006.

FISCHMANN, Adalberto A.; ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento Estratégico na Prática. São Paulo: Atlas, 1991.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas Estratégicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004.

KOTLER, PHILIP; ARMSTRONG, GARY. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINTZBERG, H. AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J. Safaria de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico, Porto Alegre, Bookman, 2000.

OSTERWALDER, ALEXANDER. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

PORTER, Michael E. Competitive strategy. New York: Free Press, 1980.

PORTER, Michael E. Competitive advantage. New York: Free Press, 1985.

 

Business English and Multiculturalism

  • INSTRUCTOR: Roseli Azevedo, MBA
  • CARGA HORÁRIA: 20 horas-aula
  • DATA: 01, 02, 03, 04 e 05 de julho das 19h00 às 22h40
  • Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$340,00
  • Externos: R$680,00
  • Período de Inscrição: 15/04/19 à 28/06/19

 

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

PÚBLICO-ALVO:

Este programa é  destinado a gestores e profissionais interessados em adquirir maior fluência em Inglês focado no vocabulário de  negócios em geral. O programa utiliza a metodologia baseada em  “ Content-based Approach” ( Language across the Curriculum) para ensino da língua inglesa, através da utilização de  textos focados em  termos  frequentemente  utilizados  no ambiente de negócios, incluindo colocações, expressões idiomáticas, e metáforas . As áreas abordadas incluem: Marketing, Finanças, Inteligência  Emocional e Liderença, Comportamento Ético ,  Estruturas empresariais, Contabilidade, Governança Corporativa e Competitividade. O programa apresenta, também, hábitos e costumes  utilizados em ambientes de negócios pela comunidade internacional bem como as contribuições  do multiculturalismo para a vantagem competitiva das organizações.

 

Como suporte instrumental, o programa utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals”, tais como: “ The Harvard Business Review”, “The Economist “,  “The Financial Times” e  livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário de negócios . Aplica-se   técnicas de  memorização através de  Business  Games,   Business  Presentations , Dictogloss Exercises ,  e leitura e interpretação  de  Business cases famosos  tais  como , “Seeing Opportunity in Reputation Risk” – “J & J 1982 Tylenol Crisis”, “McDonald’s Crying over the  spilled Coffee”,  “Financial Scandals” , “Coke Products banned in Belgium”.

 

OBJETIVO(S)

  • Compreender as principais diferenças de Inglês Geral e Inglês de Negócios;
  • Desenvolver o vocabulário de negócios  utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações de negócios, metáforas,  e expressões  idiomáticas;
  • Abordar, em inglês, o estudo de temas diversos: estruturas organizacionais, estilos de liderança, competitividade, globalização, estratégias competitivas, crises políticas e econômicas  e estratégias de Marketing;
  • Estudar os comportamentos  multiculturais no ambiente de negócios ( Globalização e interações  econômicas,  culturais e políticas ,  para um melhor entrosamento  de   negócios competitivos entre  povos  diferentes ao redor do globo).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. INTRODUCING YOURSELF
  2. Business English for Effective Communication
  3. Business English and Multiculturalism: communicating across cultures
  4. Globalization
  5. Globalization (BUSINESS GAME: Explaining  Pros and Cons of Globalization )
  6. Communicating across cultures
  7. Cultural Stereotypes and Management
  8. Skills and Qualifications
  9. Digital Taylorism
  10. MEMORY GAME : Business Word Chain
  11. Pay and Benefits
  12. Organizations
  13. Companies and their industries
  14. Competition
  15. Competitive Strategy and Advantage
  16. Share Capital and Debts
  17. Accounting Standards
  18. Assets, liabilities and Balance sheet
  19. Military Metaphors / Sports Metaphors /Health Metaphors
  20. Contributions of Multiculturalism to the Competitive Advantage of an Organization.
  21. DICTOGLOSS : Meet Suzane Klatten: the wealthiest woman in Germany—Crisis Management: McDonald’s Crying over the Spilled Coffee – Financial Scandals
  22. Leadership and Management Styles – Emotional Intelligence
  23. Management Styles ( READING, MEMORIZING, DICTATING AND WRITING EXERCISE)
  24. Leaving a Company
  25. Seeing Opportunity in Reputation Risk
  26. Corporate Governance
  27. Wrongdoing and Corruption
  28. BUSINESS CASE : J& J during Tylenol Crisis

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando oportunidades para comunicação em língua inglesa em grupos e individualmente;
  • Utilização de textos, games  de memorização,  e apresentações orais  de business cases
  • Exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso.

 

BIBLIOGRAFIA:

CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0

THE ECONOMIST. Apr. 23rd, 2016 .

HARVARD BUSINESS REVIEW. Dec. 2015. Vol 93 Issue 12 , p.20

HARVARD BUSINESS REVIEW . Mar. 2016 . p.98-101.

MACKENZIE, Ian. Management and Marketing: with mini-dictionary of 1,000 common terms. Church Road, England: Language Teaching, 1997. 144 p.  ISBN – 1-899396-80-2.

MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.

MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Intermediate . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN – 978-0-521-7486-2

NACD Directorship . Mar.-Apr. 2017.

PILBEAM, Adrian. Market  Leader: working across cultures. Harlow, Pearson Education, 2010. 96 p. ISBN- 978-1-4082-2003-0

THE  WASHINGTON POST , OCT.02, 2012.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. Para  obter o Certificado, é necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em Parceria com a American University , Washington DC.  Tem ministrado cursos de Inglês para  negócios por 20 anos  através de especializações  realizadas em TESOL    ( Teaching of English as Second Language ) no Brasil, Estados Unidos ( University of Florida)  e Inglaterra ( Oxford House College). Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies), Estagiária na Arizona State University, Tempe, AZ.

 

Operador de Mercado Financeiro FECAP/B3: Brasil, bolsa, balcão

  • CARGA HORÁRIA: 26 horas-aula
  • Data: Dias 29 de julho à 02 de agosto das 19h00 às 22h40 e dia 03 de agosto das 10h00 às 16h00 (c/ 1h de almoço)
  • Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$442,00
  •  Externos: R$884,00
  • Período de Inscrição: 15/04/19 à 26/07/19
  • Prof. Marcelo Cambria

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais e interessados no mercado financeiro que buscam as certificações relevantes do mercado, a profissionalização no setor e tenham interesses na aplicação das operações e dos produtos em seus investimentos pessoais.

 

OBJETIVO(S):

Capacitar os participantes com os conceitos do mercado financeiro incluindo, mas não limitado a: estrutura do Sistema Financeiro Nacional, agentes, operações relevantes, fundos de investimentos e estratégias de operações.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Regulamentação e informações do mercado;
  2. Mercado a vista de ações na B3;
  3. Ibovespa e outros índices de ações;
  4. Investimentos e produtos;
  5. Análise e gestão de Riscos das carteiras de ações;
  6. Práticas operacionais e estratégias no mercado de ações – o aluguel de ativos “BTC“;
  7. Reflexão final: Sustentabilidade, governança corporativa e investimentos responsáveis no mercado de ações.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

Exposição do professor, dando suporte aos debates, discussões e dinâmicas de grupo.

 

VALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente em 70% das aulas, no mínimo.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP; Professor de Contabilidade, Finanças, Mercado Financeiro e de Derivativos para os cursos de graduação em Economia, Administração e Contabilidade, dos cursos de pós-graduação em Controladoria de Gestão e CPC/IFRS e dos cursos de extensão da Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado – FECAP; Coordenador do curso de MBA em Mercado de Capitais da FECAP; Professor da graduação para graduados, dos MBAs em Gestão Tributária, MBA em  Contabilidade e Finanças (CEFIN), MBA CEFIN-Itaú, MBA em Controladoria para o Banco do Brasil, MBA em Relações com Investidores, Curso de Contabilidade Avançada – IFRS/CPC para a CVM e dos cursos de educação executiva; Professor da M2M, do Instituto Educacional da B3, do INPG, da TREVISAN e da PRACTA; Co-autor e revisor dos livros “Curso de Mercado Financeiro – Tópicos Especiais.” Ed. Atlas. 2.ed. 2012 e da versão traduzida de “Administração Financeira”, do Stephen Ross. Ed. McGraw-Hill. 10.ed.; Trabalha há mais de 17 anos no mercado financeiro. Trabalhou no Itaú-Unibanco, na área de políticas contábeis para as operações da tesouraria do Itaú BBA. Atuou também nas áreas de gestão de ativos de um family office (AC Invest), produtos (B3 e Citibank), operações de custódia e de tesouraria (HSBC, Banco Barclays e BankBoston) e na corretora HSBC; Consultor nas áreas contábil, financeira, bancária e de investimentos; Foi membro do Comitê de Serviços Qualificados de Custódia e Controladoria da ANBIMA em 2011.

 

IRPJ e CSLL na Prática

  • CARGA HORÁRIA: 12 horas-aula
  • Data: 24, 25 e 26 de julho das 19h00 às 22h40
  • Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$204,00
  • Externos: R$408,00
  • Período de Inscrição: 15/04/19 à 22/07/19

 

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais e estudantes com conhecimentos básicos de contabilidade e tributação.

 OBJETIVO(S):

Conhecer de forma detalhada a apuração do Lucro Presumido e do Lucro Real

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Escrituração
  • Principais Ajustes
  • Registro do LALUR
  • Demonstração do Lucro Real
  • Valores que serão controlados – Parte B
  • Prejuízo Fiscal

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

Exposição e desenvolvimento de casos

 AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Tiago Nascimento Borges Slavov. Doutor em Contabilidade pela USP. Mestre em Contabilidade pela FECAP. Professor da FECAP, consultor e palestrante do SESCON e CRC-SP