Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional – Módulos I, II & III

Viver ou trabalhar em condomínio é uma
realidade que cresce em todas as cidades do país.

 

Essa opção de moradia ou trabalho exige o acompanhamento de profissionais especializados para que haja a valorização constante do patrimônio, tranquilidade e segurança de todos. O curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional visa ampliar o conhecimento e aprofundar alguns temas abordados. Esse programa procura ainda atender às frequentes solicitações dos alunos e ex-alunos que clamavam por conteúdos, que os mantivessem atualizados e preparados para as exigências do mercado, com a mesma clareza e praticidade. Revela várias formas e índices de controle, que são fundamentais para os síndicos, principalmente para os que exercem a atividade como profissão.

 

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IRPJ e CSLL na prática

Curso: IRPJ e CSLL na prática
Período de inscrição: até 19/01/20
Data: 20, 21 e 22 de janeiro, das 19 às 22h40
Carga horária: 20 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 204,00
Público externo: R$ 408,00
Professora: Tiago Nascimento Borges Slavov

PÚBLICO-ALVO:
Profissionais e estudantes com conhecimentos básicos de contabilidade e tributação.

OBJETIVO(S):
Conhecer de forma detalhada a apuração do Lucro Presumido e do Lucro Real

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Escrituração
  • Principais Ajustes
  • Registro do LALUR
  • Demonstração do Lucro Real
  • Valores que serão controlados – Parte B
  • Prejuízo Fiscal

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:
Exposição e desenvolvimento de casos

 AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Tiago Nascimento Borges Slavov. Doutor em Contabilidade pela USP. Mestre em Contabilidade pela FECAP. Professor da FECAP, consultor e palestrante do SESCON e CRC-SP

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Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (Aplicação para as certificações CPA-20, CEA e CFP)

Curso: Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (Aplicação para as certificações CPA-20, CEA e CFP)
Período de inscrição: 26/01/20
Data: 27, 28, 30, 31 de janeiro, das 19 às 22h40, e 01 de fevereiro, das 09 às 17h20
Carga horária: 24 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 408,00
Público externo: R$ 816,00
Professor: Marcelo Cambria
PÚBLICO-ALVO:
Estudantes e profissionais interessados em adquirir capacitação para a obtenção das principais certificações exigidas para a atuação no mercado financeiro brasileiro.

OBJETIVO(S):
Capacitar para a obtenção das principais certificações exigidas para a atuação no mercado financeiro brasileiro

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (Aplicação para as certificações CPA-20, CEA e CFP)

Índices de Avaliação de Investimentos
Intervalo de Confiança
Risco e Retorno
Distribuição Normal
Medidas de Tendência Central
Medidas de Dispersão
Risco de Liquidação
Risco de Contraparte
Risco de Carteira
Covariância
Risco de Crédito
Risco País
Risco de Liquidez

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:
Exposição dialogada será o meio de comunicação usado, dando suporte aos debates, discussões e dinâmicas de grupo;

Simulados e exercícios teórico-práticos darão suporte à parte prática do curso

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR
Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP; Professor de Contabilidade, Finanças, Mercado Financeiro e de Derivativos para os cursos de graduação em Economia, Administração e Contabilidade, dos cursos de pós-graduação em Controladoria de Gestão e CPC/IFRS e dos cursos de extensão da Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado – FECAP; Coordenador do curso de MBA Executivo em Finanças da FECAP;

Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais da FECAP; Sócio-diretor da MC Consult, consultoria contábil, financeira e de investimentos nas áreas de políticas contábil, gestão de risco, tesouraria, implantação de normas contábeis e hedge accounting;  e Coautor e revisor dos livros “Curso de Mercado Financeiro – Tópicos Especiais.” Ed. Atlas. 2.ed. 2012 e da versão traduzida de “Administração Financeira”, do Stephen Ross. Ed. McGraw-Hill. 10.ed.; 20 anos de experiência: Sabesp, Itaú-Unibanco, AC Invest, B3, Citibank, HSBC, Banco Barclays e BankBoston. Foi membro do Comitê de Serviços Qualificados de Custódia e Controladoria da ANBIMA em 2011

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA O CURSO (não faz parte do material do curso)

  1. SECURATO, José Roberto, SECURATO, José Cláudio. 500 Testes para certificação ANBIMA / CPA – 20 – Certificação Profissional ANBIMA – Série 20. São Paulo: Saint Paul Editora, 2010.
  2. ABREU, Edgar Gomes de. Certificação ANBID: CPA-20: 400 questões de prova com gabarito comentado. São Paulo: Novatec Editora, 2011.
  3. GALLAGHER, Lilian Massena. Exame de Certificação CPA – 20 – Teoria. São Paulo: Elsevier, 2012
  4. GALLAGHER, Lilian Massena. Exame de Certificação CPA – 20 – Questões . São Paulo: Elsevier, 2012

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Introdução ao Mercado de Derivativos: Termo, Futuro, Swap e Opções (com cálculos)

Curso: Introdução ao Mercado de Derivativos: Termo, Futuro, Swap e Opções (com cálculos)
Período de inscrição: até 18/01/2020
Data: 20, 21 e 23, das 19 às 22h40
Carga horária: 12 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 204,00
Público externo: R$ 408,00
Professor: Marcelo Cambria

Público-Alvo:
Estudantes, profissionais, e interessados no mercado de derivativos que busquem conhecimento e as certificações relevantes do mercado.

Objetivo:
Apresentar os conceitos de mercado derivativos com foco nos produtos do mercado a termo, futuro, swap e de opções.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de mercado derivativos;
  • Participantes;
  • Produtos do mercado a termo, futuro, swap e de opções;
  • Estratégias de hedge e especulação; e
  • Exemplos de operações e cálculos.

Metodologia – Estratégia de Ensino:
Exposição do professor, debates, discussões, exercícios de cálculos e cases vivenciados no mercado.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP; Professor de Contabilidade, Finanças, Mercado Financeiro e de Derivativos para os cursos de graduação em Economia, Administração e Contabilidade, dos cursos de pós-graduação em Controladoria de Gestão e CPC/IFRS e dos cursos de extensão da Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado – FECAP; Coordenador do curso de MBA em Mercado de Capitais da FECAP; Professor da graduação para graduados, dos MBAs em Gestão Tributária, MBA em  Contabilidade e Finanças (CEFIN), MBA CEFIN-Itaú, MBA em Controladoria para o Banco do Brasil, MBA em Relações com Investidores, Curso de Contabilidade Avançada – IFRS/CPC para a CVM e dos cursos de educação executiva; Professor da M2M, do Instituto Educacional da B3, do INPG, da TREVISAN e da PRACTA; Coautor e revisor dos livros “Curso de Mercado Financeiro – Tópicos Especiais.” Ed. Atlas. 2.ed. 2012 e da versão traduzida de “Administração Financeira”, do Stephen Ross. Ed. McGraw-Hill. 10.ed.; Trabalha há mais de 17 anos no mercado financeiro. Trabalhou no Itaú-Unibanco, na área de políticas contábeis para as operações da tesouraria do Itaú BBA. Atuou também nas áreas de gestão de ativos de um family office (AC Invest), produtos (B3 e Citibank), operações de custódia e de tesouraria (HSBC, Banco Barclays e BankBoston) e na corretora HSBC; Consultor nas áreas contábil, financeira, bancária e de investimentos; Foi membro do Comitê de Serviços Qualificados de Custódia e Controladoria da ANBIMA em 2011.

 

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Processo Legislativo Orçamentário

Período de inscrição: até 26/01/20
Data: 27, 28, 29, 30 e 31 de janeiro, das 19 às 22h40
Carga horária: 20 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 340,00
Público externo: R$ 680,00
Professora: Cristina Duarte Silva

PÚBLICO-ALVO:
Interessados em compreender as escolhas orçamentárias do governo, esclarecendo a linguagem, os instrumentos e as técnicas utilizadas, especialmente o papel do Poder Legislativo nesse importante instrumento da gestão pública.

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:

  • Compreender a base conceitual, a regulação constitucional e legal e os procedimentos operacionais referentes ao ciclo orçamentário;
  • Estabelecer a importância do processo legislativo orçamentário, de modo a viabilizar o desenvolvimento de atividades de monitoramento e participação nos processos decisórios relativos à elaboração e à execução do orçamento público.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Noções e breve histórico do Orçamento Público. Conceitos de receitas e despesas. Sistema orçamentário brasileiro (PPA/LDO/LOA). Princípios orçamentários. Processo legislativo e processo legislativo orçamentário. Lei de Responsabilidade Fiscal e transparência.

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Estudos de Casos.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Cristina Duarte Silva, advogada, especialista em Orçamento Público, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, especialista em Direito Tributário e Direito do Estado, ambos pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE. Pós-graduanda em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, na Escola Brasileira de Direito – EBRADI. Servidora aposentada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde atuou, por mais de 20 anos, no âmbito das Comissões Parlamentares e monitoramento e acompanhamento de projetos e elaboração de pareceres técnicos nas áreas de orçamento publico e contas de governo.

 

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Constituição (1988). Disponível em www.planalto.gov.br

GIACOMONI, James. Orçamento público. 12. ed. ampliada, revista e atualizada – São Paulo: Atlas, 2003.

HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 1997.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública: teoria e prática. 9. ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

Lei Complementar nº 101, de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, disponível em www.senado.gov.br.

Lei n º 4320, de 1964, disponível em www.senado.gov.br.

MORAES, Alexandre de, Direito constitucional. 7.ed. revista, ampliada e atualizada com a EC nº24/99, São Paulo: Atlas, 2000.

Portaria nº 42, de 1999, disponível em www.planejamento.gov.br.

Portaria Interministerial nº 163, de 2001, disponível em www.planejamento.gov.br, portal SOF.

Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, disponível em www.al.sp.gov.br.

SÃO PAULO. Constituição (1989). Disponível em www.al.sp.gov.br.

 

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Análise Fundamentalista para o Mercado de Ações

Curso: Análise Fundamentalista para o Mercado de Ações
Período de inscrição: até 19/01/2020
Data: 20, 21, 22, 27, 28 e 29, das 19  às 22h40
Carga horária: 24 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 408,00
Público externo: R$ 816,00
Professor: Giácomo Diniz

PÚBLICO-ALVO:
Investidores e profissionais iniciantes do mercado financeiro que buscam conhecer mais sobre como analisar empresas para investimento em suas ações.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Conhecer as etapas do processo de análise de uma empresa de capital aberto;
  • Analisar de forma simplificada as demonstrações financeiras de uma empresa;
  • Montar e avaliar os principais indicadores financeiros aplicados na análise fundamentalista de ações;
  • Interpretar os múltiplos de mercado como P/L, P/VPA, Dividend Yield, entre outros;
  • Ter noções de como avaliar uma empresa pelo modelo de desconto de dividendos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aulas 1: Estrutura de uma Análise

1.1       Introdução à Análise Econômica (Top Down)
1.2       Introdução à Análise Financeira (Botton-up)
1.3       Aspectos qualitativos de uma análise.
1.4       Guia: como conhecer uma empresa na prática
1.5       Estrutura das Demonstrações Financeiras
1.6       Balanço patrimonial       

Aula 2: Estrutura das Demonstrações Financeiras

2.1       Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE)
2.2       Natureza Operacional do Resultado: EBIT, EBTIDA e NOPAT.
2.3       Demonstrações do Fluxo de Caixa (DFC)
2.4.      Análise Horizontal do Balanço e DRE
2.5.      Análise Vertical e de Rentabilidade do Negócio
2.6.      Margem Bruta
2.7.      Margem EBIT/EBITDA
2.8.      Margem Líquida
2.9.      ROE

Aula 3: Indicadores de Estrutura de Capital e Giro de Caixa

3.1.      Indicadores de Estrutura e Liquidez
3.2.      Endividamento de curto prazo, Endividamento Total e Part. do Capital
Próprio
3.3.      Índice Dívida Onerosa Líquida/ Patrimônio Líquido
3.4.      Índices de Cobertura de Juros (Despesa Financeira/EBITDA)
3.5.      Índice de Liquidez Corrente e Seca
3.6.      Prazos Médios e o Ciclo Financeiro:
3.7.      A Necessidade de Capital de Giro
3.8.      Capital Circulante Líquido e Capital de Giro

Aula 4: Análise de Múltiplos

4.1       Preço e Expectativas
4.2       Múltiplos de Preço
4.3       Índices Preço Lucro (P/L); Preço Valor Patrimonial (P/VPA)
4.4       Pay-out
4.5       Dividend Yield
4.6       Estudo de Caso no Excel

Aula 5: Custo de Capital do Acionista (CAPM) e Introdução ao Valuation

5.1       Natureza do Risco
5.2       Retorno Esperado
5.3       Risco Diversificável
5.4       Risco Sistêmico
5.5       Beta de uma ação
5.6       Equação do CAPM
5.7       Estudo de Caso no Excel
5.8       Firm Value vs Equity Value
5.9       A natureza dos dividendos
5.10     Relação entre rentabilidade e Pay-out

Aula 6: Modelo de Desconto de Dividendos (DDM)

6.1       Uma empresa como perpetuidade
6.2       Introdução ao modelo de dois estágios
6.3       Elaboração de premissas e projeções
6.4       Estudo de Caso no Excel
6.5       Exercício de Fixação


METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Cases de sucesso no varejo brasileiro e internacionais;
  • Dinâmicas para aplicação do conhecimento na prática;
  • Fórum para esclarecimento de dúvidas profissionais ou acadêmicas.


AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.


CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Giácomo Diniz é formado em Economia pela FEA-USP, com Especialização em Mercado de Capitais. Atua há mais de vinte anos como especialista em finanças, avaliação de empresas e gestão de fortunas. Também é empreendedor no setor de tecnologia e professor de ANÁLISE FINDAMENTALISTA e VALUATION no IBMEC-SP, CNF e na B3 Educação.

 

BIBLIOGRAFIA:

MALAFA, F. Análise de Demonstrativos Financeiros e da Performance Empresarial – Para Empresas não Financeira – Editora Sant Paul, 3º Edição 2018.

Serra, R e Wickert, M. Valuation – Guia Fundamental e Modelagem em Excel® (Português) Capa Comum – Atlas, 1º Edição, 29 jul 2019

 

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Avaliação de Empresas (Valuation)

Período de inscrição: até 31/01/20
Data: 08 de fevereiro, das 9 às 16h40
Carga horária: 8 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 136,00
Público externo: R$ 272,00
Professor: Prof. Dr. João William

PÚBLICO-ALVO:
Estudantes de Economia, Administração e Contabilidade, bem como analistas de mercado de capitais e o público em geral interessado em investimentos. É recomendável o conhecimento básico de matemática financeira e contabilidade.

 

OBJETIVO(S):
Trata-se de um curso introdutório, de curta duração. Apresenta os aspectos gerais que permitirão obter uma compreensão inicial que deverá ser desenvolvida em sua graduação e exercício profissional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Alternativas e métodos de avaliação de empresas e ações, localizando o método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) no panorama geral
  • Desenvolvimento de uma compreensão inicial do FCD e os conceitos envolvidos na sua implementação para a avaliação de empresas e ações
  • Identificação e discussão de aspectos práticos relevantes a serem tratados pelo avaliador e pelo usuário da avaliação

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:
Este curso combina a apresentação expositiva de conceitos de avaliação com exercícios quantitativos e a operação de um modelo simplificado, porém realista, de avaliação, o que dará uma ideia clara de como a avaliação de empresas é conduzida na prática.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Não haverá avaliação de conteúdo.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Prof. Dr. JOÃO WILLIAM GRAVA é um consultor financeiro envolvido com a estruturação de transações domésticas e cross border, com ou sem o envolvimento de controle acionário. Sua experiência executiva anterior envolve a posição de Diretor Estatutário Financeiro e de Relações com Investidores da Cremer S.A., Diretor Responsável no Brasil pela área de Fusões e Aquisições do BBVA, Director of Fusões, Aquisições e Reestruturação Financeira no BankBoston, além de várias outras posições executivas no BankBoston, Banco Itaú e Citibank, nas áreas de corporate banking, crédito e risco, produtos financeiros, tesouraria e instituições financeiras.

 

William já publicou vários artigos acadêmicos em periódicos brasileiros, sendo coautor do livro Fusões e Aquisições: Aspectos Jurídicos e Econômicos, da editora IOB Thomson. Engenheiro Mecânico-Aeronáutico (ITA).  William é também Mestre em Administração (USP) e Doutor em Economia (USP).

 

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Inteligência Analítica em CRM – Ampliação de Customer Lifetime Value

Período de inscrição: até 31/01/20
Data: 01 e 08 de fevereiro, das 09 às 15h40
Carga horária: 12 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 204,00
Público externo: R$ 408,00
Professor: Neilson Lopes

PÚBLICO-ALVO:
Estudantes em busca de aperfeiçoamento e acesso a oportunidades numa área de grande carência profissional ou Diretores, Gerentes e demais profissionais de Varejo com o desafio de rentabilizar o portfólio de clientes do seu negócio.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Entender os instrumentos de geração de valor em Customer Relationship Management (CRM);
  • Ser capaz de realizar um orçamento de CRM baseado em Customer Lifetime Value (CLV);
  • Desenvolver habilidade nas técnicas de gestão de CRM e decisão orientada por dados;
  • Ser capaz de aferir resultados de ações de CRM, utilizando técnicas adequadas com fundamentação científica.
  • Compreender fundamentos de CRM B2B e B2C;
  • Desenvolver habilidades para a construção de segmentação de comportamento.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Estratégias de Customer Relationship Management (CRM), Cálculo de Customer Lifetime Value (CLV), tomada de decisão orientada por dados, Gestão de CRM em Varejo, CRM B2B e B2C.

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Cases de sucesso no varejo brasileiro e internacionais;
  • Dinâmicas para aplicação do conhecimento na prática;
  • Fórum para esclarecimento de dúvidas profissionais ou acadêmicas.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:
Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas. (Esse é diferente? Os outros dizem 70%!)

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:
Neilson Lopes tem mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, consultoria e varejo. Formado em Administração de Empresas na FECAP. Mestre em Finanças pelo Mackenzie, Programa de Liderança Harvard University, pós-graduação em Estatística pela USP e Gestão de Risco pela FGV e Filosofia na Faculdade São Bento.

 

BIBLIOGRAFIA:

GREENBERG, P. CRM na velocidade da luz. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DEMO, Gisela; PONTES, Valter. Marketing de relacionamento (crm): estado da arte e estudos de casos. São Paulo: Atlas, 2008.

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Novas Ferramentas de Gestão no Setor Público

Período de inscrição: até 12/01/20
Data: 13, 14 e 15 de janeiro, das 19 às 22h40
Carga horária: 12 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 204,00
Público externo: R$ 408,00
Professor: Marcos Takao Ozaki

PÚBLICO-ALVO
Profissionais atuantes no setor público ou privado interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Gestão Pública, relativamente ao uso de ferramentas de gestão do setor privado aplicáveis no setor público. Incluem Gestores Públicos, tais como governantes, assessores, secretários, analistas, técnicos, demais envolvidos nas atividades relacionadas com inovação na gestão pública, federal, estadual, distrital ou municipal, bem como profissionais atuantes nas áreas de Administração Geral, Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Urbana e Pública, Terceiro Setor, contribuintes, entre outros, que estejam interessados em conhecer novas ferramentas de gestão pública, provenientes do setor privado.

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM

  • Desenvolver competências que assegurem aos participantes as condições para que possam interagir com as novas ferramentas de gestão pública;
  • Discutir acerca das áreas do conhecimento que são necessárias à boa gestão pública por meio do uso das novas ferramentas de gestão pública.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Reforma do Estado / New Public Management – o que é, por que existe, onde se aplica, quando surgiu, quem propôs, como funciona, quanto custou de economia para o setor público;
  2. Etapas da reforma do Estado e como se insere o uso das novas ferramentas de gestão provenientes do setor privado;
  3. Aplicação das novas ferramentas de gestão privada no setor público;
  4. Casos práticos;
  5. Aplicações

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO

  • Aula expositiva dialogada;
  • Oficinas – desenvolvimento de atividades em sala de aula.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO
Trabalhos práticos/oficina
É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR
Marcos Takao Ozaki, Mestre em Gestão Pública e Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Especialista em Finanças Públicas pela Fundação Dom Cabral, Doutor em Administração (Planejamento Estratégico) pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente, atua como Auditor-fiscal Tributário Municipal na Secretaria Municipal da Fazenda da Cidade de São Paulo. É professor de pós-graduação em Gestão Pública da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e de cursos preparatórios para concursos públicos. Também é autor de livros e artigos.

BIBLIOGRAFIA
BIRKINSHAW, J. 25 Ferramentas de Gestão: Um guia sobre os conceitos mais importantes ensinados nos melhores MBAs do mundo. Rio de Janeiro, Alta Books, 2018.

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Planejamento Estratégico Público (PEP)

Período de inscrição: até 19/01/20
Data: 20, 21, 22 e 23 de janeiro, das 19 às 22h40
Carga horária: 16 horas/aula
Alunos e ex-alunos FECAP: R$ 272,00
Público externo: R$ 544,00
Professor: Marcos Takao Ozaki

PÚBLICO-ALVO
Profissionais atuantes no setor público ou privado interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Gestão de Planejamento Estratégico no setor público. Incluem Gestores Públicos, tais como governantes, assessores, secretários, analistas, técnicos, demais envolvidos nas atividades relacionadas com Planejamento Estratégico em nível federal, estadual, distrital ou municipal, bem como profissionais atuantes nas áreas de Administração Geral, Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Urbana e Pública,  Terceiro Setor, dentre outros.

 

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM

  • Desenvolver competências que assegurem aos participantes as condições para que possam elaborar um plano estratégico integrado ao plano orçamentário público;
  • Discutir acerca das áreas do conhecimento necessárias à boa gestão de planejamento estratégico;
  • Discutir exemplos de planejamento estratégico praticados em nível federal, estadual/distrital e/ou municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e/ou Judiciário, como benchmarking para elaboração de um plano próprio;
  • Identificar conceitos e ferramentas inerentes ao Planejamento Estratégico Público.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Origem e evolução do Planejamento Estratégico e sua aplicação no setor público.

Conceito de Planejamento Estratégico Público, suas etapas (planejamento, implementação e controle) e variáveis envolvidas (análise SWOT, elementos relativos ao grau de incorporação do PEP no setor público

Exemplos de PEP praticas(??? O que é isso? PEP praticas? Veja aí. Seria exemplos de PEPs práticos?) nos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, nas administrações públicas direta e indireta dos vários entes federativos

Tendências do PEP

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO

  • Aula expositiva dialogada;
  • Estudos de casos.
  • Oficina de PEP (prática para elaboração de um PEP em sala de aula);

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO
Trabalhos práticos

É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR
Marcos Takao Ozaki, Mestre em Gestão Pública e Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Especialista em Finanças Públicas pela Fundação Dom Cabral, Doutor em Administração (Planejamento Estratégico) pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente, atua como Auditor-fiscal Tributário Municipal na Secretaria Municipal da Fazenda da Cidade de São Paulo. É professor de pós-graduação em Gestão Pública da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e de cursos preparatórios para concursos públicos. Também é autor de livros e artigos.

BIBLIOGRAFIA
ANSOFF, Igor et alli. Do planejamento estratégico à administração estratégica. São

Paulo. Atlas, 1981

DE TONI, J.. O Planejamento Estratégico Governamental, reflexões metodológicas e

implicações na gestão pública. 01. ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2016. v. 01. 393p

MINTZBERG, H.. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre:

Bookman, 2004

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