EXCEL PARA ALUNOS DE 1° SEMESTRE – D

Período de inscrição   06/06 a 11/06/19

Datas: 13/06 – Das 19h às 22h40 Labs 312 / 319

14/06 – Das 19h às 22h40 Labs 307 / 308

Carga horária: 8 horas-aula
Alunos FECAP: Gratuito
Professor: Johnny Mendes

INSCREVA-SE ALUNO FECAP

PÚBLICO-ALVO:

Este curso destina-se a profissionais e estudantes que queiram iniciar o aprendizado das ferramentas disponíveis no Excel.

OBJETIVO(S):

  • Identificar e aplicar as ferramentas disponíveis no Microsoft Excel. No curso o aluno aprende a trabalhar com planilhas eletrônicas agregando informações básicas de cálculos com fórmulas e aplicação de funções. É direcionado ao público que necessita trabalhar com os principais recursos básicos de uma planilha.

PRÉ-REQUISITOS:

  • Tenha participado de nossos cursos: Conhecimentos básicos de informática incluindo Windows.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Configurar Impressão
  • Operações Básicas
  • Dimensões, navegação de uma planilha;
  • Selecionando todas as células, sequências, intercaladas;
  • Selecionando diversos intervalos de célula;
  • Selecionando uma única linha ou coluna;
  • Selecionando linhas ou colunas sequenciais, intercaladas;
  • Preenchendo células automaticamente;
  • Ajustando a largura e altura das células;
  • Ajuste automático da coluna;
  • Alterando a altura;
  • Ajuste automático da linha;
  • Inserindo e excluindo células, linhas e colunas;
  • Principais gráficos (colunas, barras, setores, etc.);
  • Referências absolutas e relativas;
  • Utilização de fórmulas básicas (soma, produto, exponencial, raiz etc.)
  • Função obter dados da web
  • Função Subtotal
  • Função lógica SE;
  • Função filtro;
  • Personalizar listas

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Apresentação e uso das funções seguidas de exercícios de aplicação.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO: Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR: Johnny Mendes é Mestrando em Administração pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Professor de Finanças, Títulos públicos e privados e gestão da taxa de juros, Planejamento Financeiro com gestão de negócios em comunicação e orientação de TCC nos cursos de Graduação e Pós-graduação de Administração, Comunicação Social e Mercado de Capitais no Centro Universitário Fecap. É também pesquisador das áreas de Finanças corporativas, Renda Fixa e Governanças corporativa.

 

EXCEL PARA ALUNOS DE 1° SEMESTRE – C

Período de inscrição   06/06 a 12/06/19
Datas:

14/06 das 07h30 às 11h10 – Lab 311 / 320

15/06 das 08h00 às 12h30 – Lab 307 / 308

Carga horária: 8 horas-aula

Alunos FECAP: Gratuito

Professor: Johnny Mendes

INSCREVA-SE ALUNO FECAP
 
 

PÚBLICO-ALVO:

Este curso destina-se a profissionais e estudantes que queiram iniciar o aprendizado das ferramentas disponíveis no Excel.

OBJETIVO(S):

  • Identificar e aplicar as ferramentas disponíveis no Microsoft Excel. No curso o aluno aprende a trabalhar com planilhas eletrônicas agregando informações básicas de cálculos com fórmulas e aplicação de funções. É direcionado ao público que necessita trabalhar com os principais recursos básicos de uma planilha.

PRÉ-REQUISITOS:

  • Tenha participado de nossos cursos: Conhecimentos básicos de informática incluindo Windows.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Configurar Impressão
  • Operações Básicas
  • Dimensões, navegação de uma planilha;
  • Selecionando todas as células, sequências, intercaladas;
  • Selecionando diversos intervalos de célula;
  • Selecionando uma única linha ou coluna;
  • Selecionando linhas ou colunas sequenciais, intercaladas;
  • Preenchendo células automaticamente;
  • Ajustando a largura e altura das células;
  • Ajuste automático da coluna;
  • Alterando a altura;
  • Ajuste automático da linha;
  • Inserindo e excluindo células, linhas e colunas;
  • Principais gráficos (colunas, barras, setores, etc.);
  • Referências absolutas e relativas;
  • Utilização de fórmulas básicas (soma, produto, exponencial, raiz etc.)
  • Função obter dados da web
  • Função Subtotal
  • Função lógica SE;
  • Função filtro;
  • Personalizar listas.

 

Avaliação de Empresas (Valuation)

  • Carga Horária do Curso: 08h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 03/08
  • Professor: Dr. João William Grava
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 136,00
  • Valor Público Externo: R$ 272,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO
 
 
PÚBLICO-ALVO:

Estudantes de Economia, Administração e Contabilidade, bem como analistas de mercado de capitais e o público em geral interessado em investimentos. É recomendável o conhecimento básico de matemática financeira e contabilidade.

 

OBJETIVO(S):

Trata-se é um curso introdutório, de curta duração. Apresenta os aspectos gerais que permitirão obter uma compreensão inicial que deverá ser desenvolvida em sua graduação e exercício profissional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Alternativas e métodos de avaliação de empresas e ações, localizando o método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) no panorama geral
  • Desenvolvimento de uma compreensão inicial do FCD e os conceitos envolvidos na sua implementação para a avaliação de empresas e ações
  • Identificação e discussão de aspectos práticos relevantes a serem tratados pelo avaliador e pelo usuário da avaliação

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

Este curso combina a apresentação expositiva de conceitos de avaliação com exercícios quantitativos e a operação de um modelo simplificado porém realista de avaliação, o que dará uma ideia clara de como a avaliação de empresas é conduzida na prática.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Prof. Dr. JOÃO WILLIAM GRAVA é um consultor financeiro envolvido com a estruturação de transações domésticas e cross border, com ou sem o envolvimento de controle acionário. Sua experiência executiva anterior envolve a posição de Diretor Estatutário Financeiro e de Relações com Investidores da Cremer S.A., Diretor Responsável no Brasil pela área de Fusões e Aquisições do BBVA, Diretor of Fusões, Aquisições e Reestruturação Financeira no BankBoston, além de várias outras posições executivas no BankBoston, Banco Itaú e Citibank, nas áreas de corporate banking, crédito e risco, produtos financeiros, tesouraria e instituições financeiras.

William já publicou vários artigos acadêmicos em periódicos brasileiros, sendo co-autor do livro Fusões e Aquisições: Aspectos Jurídicos e Econômicos, da editora IOB Thomson. Engenheiro Mecânico-Aeronáutico (ITA), William é também Mestre em Administração (USP) e Doutor em Economia (USP).

 

DESIGN THINKING: A ARTE DE INOVAR

  • Carga Horária do Curso: 8 horas/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 10/08/2019 das 09:00 às 16:40
  • Professor: Luiz de Camargo Pires Neto
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 136,00
  • Valor Público Externo: R$ 272,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO
 
 
 

PÚBLICO-ALVO:

Seres humanos curiosos e inquietos. Estudantes e profissionais interessados em exercitar a criatividade.

OBJETIVO(S):

  • Compreender o conceito de Design Thinking como uma abordagem para a inovação;
  • Apresentar a teoria e as ferramentas do Design Thinking;
  • Praticar a metodologia do Design Thinking;
  • Exercitar a criatividade;
  • Conhecer empresas que se destacam inovando seus serviços e produtos;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • O que é Design Thinking?
  • Etapas para inovar: Imersão, ideação e prototipação;
  • Empatia, colaboração e experimentação;
  • Ferramentas do Design Thinking;
  • A transformação de ideias em soluções criativas;
  • Estudo de Caso: Empresas inovadoras;

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Exposição dialogada de temas;
  • Atividades práticas em equipes e Estudos de caso;

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Doutorando e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Bacharel e Licenciado em Filosofia e graduado em Comunicação das Artes do Corpo (habilitação em teatro) pela mesma instituição. Possui título de Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA-SP. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea e de Artes. Professor de Filosofia, Comunicação e Artes, coordenador e idealizador da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo (UFABC/PUC-SP/Unisantos/ FECAP/FAPCOM). Pesquisa criatividade, Design Thinking e Filosofia Francesa Contemporânea. Atualmente é professor no Centro Universitário FECAP e na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM).

BIBLIOGRAFIA:

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BROWN, Tim. Design Thinking, uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo: Campus, 2010.

BROWN, Tim. Change by Design. New York: Harper Collins, 2009.

KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. São Paulo: Elsevier, 2007

LIEDTKA, Jeanne; OGILVIE, Tim. A Magia do Design Thinking: um kit de ferramentas para o crescimento rápido da sua empresa. São Paulo: HSM, 2015.

MARIOTTI, Humberto. Pensando diferente. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTIN, R. Design de Negócios. São Paulo: Campus Elsevier, 2010.

PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis; PONTES, Felipe. Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011

 

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM PYTHON

  • Carga Horária do Curso: 20h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 27/06, 01, 02, 03, 04/07/19, das 19h00 às 22h30.
  • Professor: Maitê Marques Caetano
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 300,00
  • Valor Público Externo: R$ 600,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais de quaisquer áreas interessados em análise de dados usando python.

OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:

  • Introduzir o conhecimento acerca da programação em python;
  • Desenvolver competências que permitam a análise de dados em grande escala;
  • Entender funções e bibliotecas específicas para a manipulação de dados;
  • Identificar bases de dados abertas, disponíveis para pesquisa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Conceitos básicos e fundamentos da linguagem de programação python. Usos e aplicações da linguagem. Introdução a algoritmos usando python. Bibliotecas pandas e matplotlib. Através de uma experiência prática, com exemplos, exercícios e projetos, será possível testar seus conhecimentos e aplicá-los em projetos de Data Science.

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Lista de Exercícios;
  • Estudo por projetos;

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Maitê Marques Caetano, Mestre em Ciência da Computação, pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista, Graduada em Sistemas de Informação e Redes de Computadores pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Sua experiência profissional inclui a docência em cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também é orientadora de trabalhos de conclusão de curso, bem como, autora e orientadora de artigos.

BIBLIOGRAFIA:

GRUS, Joel. Data Science do Zero: primeiras regras com o python. Trad. Welington Nascimento – Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

AMARAL, Fernando. Introdução à Ciência dos Dados: mineração de dados e big data. Rio de Janeiro : Alta Books, 2016.

 

Análise de Riscos em Projetos de Comunicação

  • Carga Horária do Curso: 4h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 03 de julho das 19h00 às 22h40
  • Professor: Natália dos Santos Gonzales
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 68,00
  • Valor Público Externo: R$ 136,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

PÚBLICO-ALVO: alunos e/ou graduados em comunicação em suas diferentes habilitações.

OBJETIVOS: promover debate, reflexão e exercitar o uso de ferramentas de gestão de projetos, como análise de riscos, para conduzir projetos de comunicação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Introdução em Gestão de Projetos: ciclo do projeto;

– Ferramentas da Gestão de Projetos;

– Matriz de Riscos;

– Análise de Riscos em Projetos de Comunicação;

– Prática de Matriz de Riscos com Casos Reais.

METODOLOGIA: aula expositiva, debates em grupos, discussão e resolução de cases.

JUSTIFICATIVA:

O desenvolvimento de qualquer projeto pode envolver riscos em diferentes graus. Quando se trata de um projeto de comunicação, não é diferente. Antes de iniciar as atividades, é importante criar mecanismos para realizar o mapeamento desses riscos.

EMENTA:

Introdução em Gestão de Projetos. Comunicação e Gestão de Projetos. Análise de Riscos em Projetos de Comunicação. Estudos de Casos.

Tratando-se de atividades de comunicação, tal etapa se faz importante por envolver a marca de determinada organização, impactando em credibilidade e reputação.

CURRÍCULO RESUMIDO DA PROFESSORA:

Mestra em Comunicação pela Unesp com pesquisa na área de comunicação para mobilização social com foco em estratégias para o engajamento do público jovem em causas de organizações do terceiro setor. Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade Metodista de São Paulo e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Unesp/Bauru. Tem experiência profissional na área de comunicação em organizações familiares, multinacionais e no terceiro setor. Atualmente, é Coordenadora de Comunicação no Instituto Oncoguia, organização social que tem a missão de ajudar o paciente com câncer a viver melhor.

RECURSOS INSTRUCIONAIS: sala de aula comum com projetor e cadeiras móveis (para montar grupos).

BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, M.M.; RABCHINI, R. Construindo Competências para Gerenciar Projetos – Teoria e Casos. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

KERZNER, Harold. Gestão de Projeto: as Melhores Práticas. Editora Bookman. 822 pg. 2ª ed., 2006.

VARGAS, Ricardo. Manual Prático do Plano de Projeto – Utilizando o PMBOK Guide – 4ª ed., Brasport, 2009.

 

 

 

 

Branded Content

  • Carga Horária do Curso: 8h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 24 e 25/06/2019 das 19h00 às 22h40
  • Professor: Phillipe Halley Martins Pereira
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 136,00
  • Valor Público Externo: R$ 272,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO
 
 
 

PÚBLICO-ALVO: alunos de comunicação em suas diferentes habilitações.

OBJETIVO (S): promover debate e reflexão sobre o papel do Branded Content, do Branding e posicionamento de marca para profissionais em formação no mercado publicitário e da comunicação em geral.

JUSTIFICATIVA: Branded Content? Branding? Marketing 4.0? Lovemarks? O que todos esses termos, expressões e conceitos têm em comum: a busca pelo propósito de uma marca. Mas o que seria isso? Para que uma marca consiga alcançar relevância por meio de estratégias e ações coordenadas de comunicação e marketing é preciso mais do que ferramentas de publicidade, design, relações públicas e interação nas redes sociais. O propósito da marca é o que move todo esse conjunto de eventos em prol da construção e posicionamento dela.

EMENTA:
O curso se propõe a discutir questões do Branded Content, Branding, propósito e posicionamento da marca, propiciando entendimento, repertório crítico e habilidades para análise de estratégias que direcionam esforços e ações em prol da construção de uma marca relevante em seu mercado de atuação.

METODOLOGIA: aula expositiva, debates em grupos, discussão e resolução de cases.

RECURSOS INSTRUCIONAIS: sala de aula comum com projetores e cadeiras móveis (para montar grupos).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Introdução
– Branded content: conceito geral;
– Branding? É de comer?;
– O Marketing em tempos de cultura digital;
– Cultura da Conexão.

O relacionamento com as marcas
– Economia afetiva;
– Lovemarks;
– Experiência: a nova monetização do consumer.

Comunicação: como entender para engajar
– Comunicação muito além da estratégia;
– Posicionamento de marca;
– Branding e verdade da marca.

O novo posicionamento: propósito e existência da marca
– Comunicação como ferramenta de contato do público com a marca;
– “Reason to exist”;
– Neuropropaganda e outras ferramentas para transformar o público em embaixadores da marca.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp com dissertação na área da interatividade e relacionamento dos jovens com as redes sociais e seus pares. Teve pesquisa financiada pelo Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Gestão Estratégica e Negócios pelas Faculdades Santa Cruz de Curitiba, graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo e em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Durante a graduação, desenvolveu iniciação científica com bolsa PIBIC, da Agência PUCPR, com participação em congressos e eventos científicos, sendo premiado no 3º Congresso Sul Brasileiro de Iniciação Científica e Pós-Graduação – 2015 e Expocom Sul – 2016. Tem experiência no mercado publicitário, instituições governamentais e multinacionais. Atualmente, é Assessor de Comunicação Pleno na Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual e Aluno Especial do PPGCOM – ECA/USP, na disciplina de Comunicação, Comportamento e Consumo.

BIBLIOGRAFIA:

AAKER, D. On branding – 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. 1ª ed. – São Paulo, SP: Bookman, 2015.

Compliance e Gestão de Riscos

  • Carga Horária do Curso: 12h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 03, 04 e 05 de julho das 19h00 às 22h40
  • Professor: Ricardo Lemos
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 204,00
  • Valor Público Externo: R$ 408,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO
 
 
 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Compliance e Gerenciamento de Riscos. Inclui-se Diretores, Gerentes e Supervisores, profissionais na execução e controle de atividades relacionadas com Gestão de Riscos e Compliance, bem como profissionais atuantes nas áreas de Administração Geral, Auditoria, Finanças, Setor Público, Terceiro Setor etc.

OBJETIVO (S):

– Capacitar profissionais com sólida trajetória executiva para entender como um todo o Sistema de Governança Corporativa, compreendendo o funcionamento e aplicação dos princípios, ferramentas e instrumentos; tornar os alunos matriculados agentes da boa governança corporativa nas empresas em que atuarem;

– Apresentar os conceitos de gestão de riscos com controles internos para o fortalecimento da governança corporativa;

– Discutir os fundamentos da ética e integridade como pilares da governança;

– Abordar, de forma prática, os principais temas que envolvem um programa de Compliance.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Governança Corporativa: Conceitos e Definições e Princípios Básicos;

– Ética e Código de Conduta e Gerenciamento de Conflitos;

– Compliance, Legislação e Princípios;

– Gestão de Riscos;

– Princípios da Lei Sarbanes Oxley (SOX);

– Controles Internos e COSO ERM (Gestão de Riscos);

– Responsabilidade dos Administradores;

– Casos de Governança.

METODOLOGIA:

– Exposição dialogada de temas;

– Estudo dirigido;

– Atividades práticas em equipe e estudos de caso.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Mestre em Administração de Empresas (FGV), MBA em Controladoria (Fipecafi-USP) e graduado em Administração de Empresas (FGV), Ciências Contábeis (UNIP) e em Estudos Teológicos (SBPV).  Mais de 30 anos de experiência profissional e carreira desenvolvida a partir da Arthur Andersen, com atuação nas áreas de Auditoria, Business Consulting e Business Risk Consulting, além de Diretor de novos negócios da New Zealand Trade Development Board no Brasil. Nos últimos anos, exerceu liderança da prática de Governança Risco e Compliance na Protiviti, CTI e Parker Randall. É membro da Comissão de Riscos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

BIBLIOGRAFIA:

BENEVIDES, Marilza M. e CANDELORO, Ana Paula P. Governança Corporativa em Foco. Saint Paul, 2014.

BENEVIDES, M. M; CANDELORO, A. P. P. Os 9 Passos Essenciais para Fortalecer o Compliance e a Governança Corporativa nas Empresas. HBR, 2013.

BERNSTEIN, Peter L. Desafio aos Deuses: a fascinante história do risco. ELSEVIER/ALTA BOOKS, 1997.

BETTARELLO, F.C. Governança Corporativa: fundamentos jurídicos e regulação. Quartier Latin, 2008.

BORGERTH, V. M. C. SOX: entendendo a lei Sarbanes-Oxley. Thomson Learning, 2007.

DA SILVA, Edson Cordeiro.  Governança Corporativa nas Empresas. 4ª ed., Atlas, 2016.

IBGC, Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa – 5ª ed., IBGC, 2015.

IBGC. Gerenciamento de Riscos Corporativos: evolução em governança e estratégia, IBGC,  2017.

ROSSETTI, José Paschoal e ANDRADE, Adriana. Governança Corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 7ª ed., Editora Atlas, 2014.

SILVEIRA, Alexandre Di Miceli da. Governança Corporativa no Brasil e no Mundo. 2ª ed., Elsevier, 2015.

TALEB, Nassim Nicholas. A Lógica do Cisne Negro: o impacto do altamente improvável. Editora Best Seller, 2008.

 

 

 

 

 

 

Espanhol Básico

  • Carga Horária do Curso: 12h/aula
  • Local: Centro Universitário FECAP Liberdade (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo).
  • Datas e horários: 26, 27 e 28 de junho das 19h00 às 22h40
  • Professor: Gloria Cortés Abdalla
  • Valor Alunos e Ex-alunos FECAP: R$ 204,00
  • Valor Público Externo: R$ 408,00

INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais interessados em adquirir capacitação em nível inicial para o desenvolvimento de habilidades interpessoais básicas em língua espanhola.

OBJETIVO (S):

Adquirir domínio rápido e efetivo de algumas funções comunicativas ligadas ao âmbito dos negócios em língua espanhola para suas atividades profissionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Relações interpessoais: apresentações e contatos iniciais (oferecendo e pedindo dados pessoais e uma apresentação pessoal);

– Falando ao telefone: comunicação inicial falando de números.

METODOLOGIA:

– Exposição dialogada por meio do uso de material audiovisual e escrito;

– Utilização de apostila própria a ser entregue;

– Prática das habilidades orais por meio de simulações das situações a serem aprendidas;

– Prática escrita em nível inicial dos gêneros textuais propostos.

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Gloria Cortés Abdalla é Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre também em LAEL (PUC-SP). Sua experiência profissional inclui, além da docência de inglês e espanhol desde 1993, a vice coordenadoria do curso de Letras da PUC-SP (2011-2013), a coordenadoria dos cursos Espanhol Dinâmico, Língua Espanhola e Espanhol Jovem da COGEAE / PUC-SP (2009-2014), além de ter atuado como professora da graduação e lato sensu desde 1999 na PUC-SP (2006-2014) e na FECAP desde 2005.  Autora de livros didáticos para o Sistema Mackenzie de Ensino e também revisora para diversas editoras; é autora colaboradora da Editora Santillana e também participou na Fundação Vanzolini na criação de cursos de EAD e documentos de Ensino.

 

inteligência Analítica em CRM – Ampliação de Customer Lifetime Value

  • CARGA HORÁRIA: 12 horas-aula
  • DATAS: 24 de junho e 01, 22 e 29 de julho das 19h00 às 22h40
  • Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$204,00
  • Externos: R$408,00
  • Período de Inscrição: 15/04/19 à 21/06/19

 INSCREVA-SE ALUNO FECAP INSCREVA-SE PÚBLICO EXTERNO

 

 

PÚBLICO-ALVO:

Estudantes em busca de aperfeiçoamento acesso a oportunidades numa área de grande carência profissional ou Diretores, Gerentes e demais profissionais de Varejo com o desafio de rentabilizar o portfólio de clientes do seu negócio.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Entender os instrumentos de geração de valor em Customer Relationship Management (CRM);
  • Ser capaz de realizar um orçamento de CRM baseado em Customer Lifetime Value (CLV);
  • Desenvolver habilidade nas técnicas de gestão de CRM e decisão orientada por dados;
  • Ser capaz de aferir resultados de ações de CRM, utilizando técnicas adequados, com fundamentação científica.
  • Compreender fundamentos de CRM B2B e B2C;
  • Desenvolver habilidades para a construção de segmentação de comportamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Estratégias de Customer Relationship Management (CRM), Cálculo de Customer Lifetime Value (CLV), tomada de decisão orientada por dados, Gestão de CRM em Varejo, CRM B2B e B2C.

 METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Aula expositiva dialogada;
  • Cases de sucesso no varejo brasileiro e internacionais;
  • Dinâmicas para aplicação do conhecimento na prática;
  • Fórum para esclarecimento de dúvidas profissionais ou acadêmicas.

 AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 75% das aulas.

 

CURRICULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

Neilson Lopes possui mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, consultoria e varejo. Formado em Administração de Empresas na FECAP. Mestre em Finanças pelo Mackenzie, Programa de Liderança Harvard University, pós-graduação em Estatística pela USP e Gestão de Risco pela FGV e Filosofia na Faculdade São Bento.

 

BIBLIOGRAFIA:

GREENBERG, P. CRM na velocidade da luz. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DEMOGisela; PONTES, Valter. Marketing de relacionamento (crm): estado da arte e estudos de casos. São Paulo: Atlas, 2008.