INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO – BOLSAS IBERO AMERICANAS/ BANCO SANTANDER

BOLSAS IBERO AMERICANAS/ BANCO SANTANDER

PRAZO DE INSCRIÇÃO: DE 02 DE MARÇO À 23 DE AGOSTO 2020

DISPONIBILIDADE
1 BOLSA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO
1 BOLSA PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

A FECAP é uma DAS 221 universidades eleitas pelo Banco Santander para oferecer 3 bolsas de Intercâmbio para UM SEMESTRE no EXTERIOR ( EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO ) nas universidades parceiras na EUROPA e AMÉRICA LATINA. O programa investe em alunos de universidades de todo o Brasil para vivenciarem uma experiência internacional de até um semestre em um dos nove países da Ibero-América em que o Santander está presente: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.

O programa de Bolsas Santander Universidades para estudantes de graduação e pós-graduação promovido pelo Banco Santander, tem o objetivo de conceder bolsas de ensino para estudantes indicados pelas universidades conveniadas à FECAP , de tal forma que eles tenham a oportunidade de acesso a culturas estrangeiras, realizando cursos em renomadas universidades Ibero-Americanas.
Os alunos selecionados pela instituição de ensino receberão uma bolsa com o valor em reais equivalente à EUR 3.000 para um intercâmbio de seis meses, ou seja , um semestre acadêmico. As bolsas poderão ser utilizadas em qualquer universidade estrangeira participante do programa de Bolsas Santander Universidades e que tenha acordo de reciprocidade firmado com a FECAP.

Processo para participar do programa: OBSERVE O PRAZO DE INSCRIÇÃO PUBLICADO NO LINK ABAIXO.
O aluno interessado deve realizar sua inscrição , no site:
http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas
Bolsas de Estudos
www.santanderuniversidades.com.br

INSCRIÇÕES:

Clique na opção: Bolsas de Estudos > Internacionais > Ibero-Americanas
Preencha o formulário e envie. https://www.becas-santander.com/program/iberoamericanas2020

OBS. O ALUNO DEVE SE CADASTRAR NA PLATAFORMA DE BECAS PARA CRIAR UM LOGIN DE ACESSO E SE INSCREVER NO PROGRAMA DE BOLSAS.

REQUISITOS:

Os requisitos para participação são:
• Excelência acadêmica;
• Preferencialmente estar em situação de vulnerabilidade social;
• Frequência na Instituição de Ensino Superior durante todo processo de inscrição, participação e realização do programa;
• Cada instituição deverá divulgar o seu edital de seleção do programa que deve constar os itens acima e outros de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior;
• Podem participar do Programa Santander Ibero-Americanas os alunos que se enquadram nos critérios estabelecidos em edital de seleção da universidade, inclusive aqueles que são beneficiados em programas de auxílio financeiro nas Universidades ou em outros órgãos de fomento como (Ex: FIES, CAPES, PROUNI, etc.)

FASES A SEREM SEGUIDAS PARA CANDIDATURAS:

Após a finalização do período de inscrição os alunos que se inscreveram via site do Santander serão convidados para um processo seletivo realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento. Esse processo terá três fases:

Fase 01. Avaliação do desempenho acadêmico no semestre anterior (classificatória e eliminatória).

Serão classificados e poderão participar das fases 02 e 03, os 15 (quinze) alunos com melhor desempenho acadêmico, sendo 8 alunos da Graduação e 7 alunos da Pós-Graduação.

Na graduação, o desempenho acadêmico será obtido por meio da nota média das disciplinas cursadas em 2020-1. Na Pós-Graduação, o desempenho acadêmico será avaliado com base no resultado das disciplinas cursadas e na avaliação pelo CPM-Conselho do Programa de Mestrado. Essa nota, doravante será identificada como Nota 01.

Os alunos da graduação que estão cursando os dois últimos semestres de seus cursos não poderão participar porque não haverá tempo hábil para concluir o processo de intercâmbio na condição de aluno regularmente matriculado. Na Pós-Graduação, poderão concorrer à bolsa somente aos alunos dos programas de Mestrado e MBA que ingressaram no curso em 2020-1 e que em 2021 estejam regularmente matriculados.

O resultado desta fase 01 será divulgado em 28/08/2020.

Fase 02. Entrevista com especialistas em Recursos Humanos (05/09/2020).

Os 15 alunos selecionados na fase 01 poderão participar da fase 2. Esta será realizada por meio de uma entrevista ou dinâmica de grupo, de forma on-line, às 9h00. O link será enviado por e-mail aos participantes.
Serão avaliadas características como: Iniciativa, Autonomia, Autodisciplina, Comprometimento, Comunicação, Flexibilidade e Adaptabilidade..Cada aluno participante receberá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), essa nota será identificada como Nota 02.

Fase 03. Prova de Língua Espanhola (05/09/2020).

Será aplicada uma prova de língua espanhola, na forma online, às 14h00. O link será enviado por e-mail aos participantes. Somente os alunos selecionados na fase 01 poderão fazer esta prova. As notas serão atribuídas de 0 (zero) a 10 (dez). Esta será a Nota 03.

CÁLCULO DA MÉDIA FINAL DOS PARTICIPANTES

Os quinze alunos classificados na fase 01 e que participarem das fases 02 e 03 terão suas notas finais (NF) calculadas da seguinte forma: NF = (Nota 01×0,6) + (Nota 02×0,2) + (Nota 03×0,2).

Serão concedidas as bolsas para os dois (2) alunos com as maiores notas finais, sendo um aluno da Graduação e outro aluno da Pós-Graduação. A divulgação será em 10/09/2020.

Mais informações sobre esses programas podem ser obtidas pelo e-mail: extensao@fecap.br ou pelo Whatsapp 11 94033-0042.